Rigging de Animação Para Robô

Por: Adam  

Em: 21/09/2010 00:25

Olá pessoal, sou meio novato aqui no forum apesar de acompanhar-lo lendo sempre que posso nos últimos 3 anos. Sempre me ajuda a conhecer alguma coisa nova e tirar algumas dúvidas, só que desta vez são perguntas específicas e não consegui achar nada na procura do forum, então, se alguém que soubesse pudesse me ajudar eu agradeceria bastante. Então... O modelo é um robô feito para uma animação, que vai ser de meu projeto de conclusão de curso (daí, o 'desespero ^^"), e ele tem um design simples pra ser fácil de animar. Daí, eu tou com duas dúvidas técnicas: 1- Tem alguma forma de animar a estrutura da barriga para que ele seja flexível e rotacionável? A início eu pensei em botar um Bend nele, daí, com o Wire eu fiz: "Bend Angle >> Rotation Y (Angle/120 *-1). Daí, até ficou ok, só que o 'normal' da face do topo da barriga não ficava paralela ao do tórax, e daí a animação não fica ok. Eu acho que é alguma forma de configuração do wire, mas eu ñ sei bem como melhorar isso. Se tiver outra forma de fazer também, eu ficaria feliz com opiniões ^^. 2- Os fios da barriga e do pescoço... tem alguma forma de eles ficarem fixos no conector de modo que ao rotacionar elas acompanhassem o tórax? Eu tentei fazer isso com 'hose', que aí eu fixei o ponto 'top' e 'bottom' e de início ficou ok, só que ele não é muito bem modelável, e se houver invasão da malha dos fios pra da barriga é complexo de animar depois... Alguém tem alguma dica? Derrepente algum reactor? O Rope? =~ (Ah, anexei tb a iamgem do robô só pra vcs entenderem melhor o design dele) Bom, eu anexei algumas figuras pra vocês terem uma visualização melhor, mas de qualquer forma, eu já agradeço a atenão e estar postando aqui no forum depois de mais de um ano só de observação é muito legal =D Espero que passado esse problema, eu possa participar do forum de forma mais efetiva =]. Muio obrigado a todos.