Ajuda com rig simples de carro

Por: SaavedraCG  

Em: 05/10/2010 15:17

Fala galera!! Gostaria da ajuda de vcs pra solucionar um porbleminha q estou tendo em um rig simples de carro q estou fazendo. Como faço muita animação de carros pra maquete, estou fazendo um sistema simples aqui pra facilitar a minha vida na hora de animar.Me inspirei no pluguin q sai recentemente em noticias aqui no site. Estou usando path constraint e wireparameter basicamente. Esta quase tudo do jeito q eu quero..so q não consigo linkar as rodas para seguir o caminho. ja tentei linkar no dummy..no carro e nada..elas ate linkam mas muda completamente a rotação..ficando mais lenta:( Alguem sabe onde estou errando? Outra duvida..depois q eu link os wire parmeter e fecho a janelinha dele..como eu abro de novo pra mudar o s valores? Desde de já agradeço;) Abraços!
Consegui aqui!!!Depois de linkar as rodas ao carro eu refiz o wire parameter dos dummys e foi:D Para oq eu quero agora esta suficiente..mas futuramente vou tentar fazer as rodas girarem lateralemnte quando fizer a curva. Qualquer coisa eu grito de novo:P Valeu Galera!
Terá que usar expressões ou o reaction manager para mudar a velocidade da rotação da roda acompanhando a velocidade do carro.
Cara..conseguir fazer sem reactor manager so com wireparameter mesmo..só q agora quero fazer a roda girar para os lados na curva e não estou conseguindo..sabe como posso fazer isso?
vc poderia colocar algum dummy ou linha na frente das rodas, e dar um "look constrain" nas rodas para a linha, ae elas vão dar uma deformada de lugar, mas ae vc vai nos parametro do look constrain e clica em keep initial offset coisa assim ae elas voltam a posição original =). Ae pra las viraram vc faz a linha o dummy seguir a spline que vc criou pro carro percorrer, ae acho q da certo =)
3D-Artist - vmartinsart.com
Valeu 3dezeiro..vou testar aqui;)
Grande 3dzeiro! Eu vi esse tutorial que ensina isso que vc falou http://laurent.renaud.free.fr/tutoriel-carrig.html
Cara, pra voce fazer a roda girar corretamente (Sem usar dinamica depois) voce pode fazer o seguinte. Abre o controlador de rotaçao do dummy que vai controlar a roda e vai no eixo que gira (deve ser o Z depende da view que foi criado o dummy) e coloca um float expression. dai vc cria uma variavel (A por exemplo) faz um assing controller por dentro do float expression linkando com o position X do dummy que leva o carro. Tendo o A como variavel ( que recebe os valores de X do dummy que empurra o carro) voce escreve o sguinte : degToRad (A) Se girar ao contrario (como disse depende de como vc construio o dummy) coloca um - na frente da expressao, ficaria assim - degToRad (A) Soh isso....quando vc animar em X (ir pra frente o dummy) a roda gira automaticamente. vlw !!!
Olá thundro blz? Cara valeu pelas dicas...eu já fiz isso q vc falou usando o wire parameter esta tudo funcionando de boa.Não usei esse degtorad prq tenho tido alguns probleminhas com ele..tenho preferido faze o link e depois usar adcionar na expresão *mais algum numero pra multiplicar a rotação da roda. Só q agora eu quero q as rodas ao carro fazer a curva elas girem lateralmente...ja tentei de tudo aqui e ainda não consegui. Minha ideia era linkar a rotação da roda ao follow do point q coloqui o no path constraint..so q não aparece o follow na hora de fazer o link com o wire parameter. Ai tentei linkar a rotação..tambem não foi...:( Ai tentei linkar a rotação do chassi do carro e não pega..quer dizer pega se eu selecionar o chassi e rotacionar manulamente. Mas como ele esta linkado com o point do path cosntraint..minha ideia era q ao pecorrer da linha ao rotacionar o point e e o chasi q esta linkado a ele o roda girase..mas não esta acontecendo:( Vou dispinibilizar o arquivo aqui pra quem quise dar uma olhada e puder me ajudar;) BAsicamente é uma line com patch constriant onde eu posso adicionar pontos na linha para fazer curvas etc..
Segue o link para baixar;) http://www.4shared.com/file/Z-xRa_DQ/rigcar_anime_teste.html

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 372

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.