Cara....na vista top, td funciona muito bem, o problema é na vista orthografic ou user como alguns chamam, reinstalei td, desinstalei, removi entradas do registro, nada, percebo que as preferencias de usuário permanecem, interessante seria saber onde remover as preferencias de usuário, pq eu removi as pastas relacionadas ao 3ds em td lugar, só teve uma dll que o windows nao deixa extrair, noto isso pq a interface persiste sendo a amedark que eu uso, e os recents files continuam no menu, se houve-se um modo de resetar tds preferencias isso seria interessante, não dá para saber se isso ocorre devido a alguma alteração de setagem ou sei lá, detalhe que instalei tds atualizações que haviam no site da autodesk e nada mesmo, ahh.....outra coisa que esqueci de detalhar, o problema ocorre só na primeira vez que tento criar uma primitiva depois de ter rotacionado a view port, na segunda tentativa normaliza, porém, se eu rotacionar novamente aí pronto, acontece de novo, só na segunda tentativa para funcionar corretamente, estou ancioso para que alguém mate a charada, realmente esta dificil de resolver e tenho de entregar um trampo de modelagem pois sou freela.