problema com shader dielectric

Por: Diego Santos  

Em: 16/10/2010 00:25

Boa madrugada pessoal da 3d1, a um tempo atras fiz um perguntar sobre desbloqueamento do shader dielectric, o pessoal deu uma mãozinha e eu consegui desbloquear, mas agora encontrei outro problema, no curso do mental ray da 3d1 eles tem outros parametros do shader diferentes do meu, e ele se chama dielectric material(3dmax) e o meu se chama apenas dielectric, e o resultado no render também foi totalmente diferente, alguem sabe me dizer qual o problema?
www.diegoss.carbonmade.com
Ai pessoal um print com as diferenças entre os parametros do dielectric material(3dmax) do professor e os do meu dielectric.
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Diego Santos: ai cara!! tudo bem?? sobre a sua pergunta o shader Glass e o shader Dieletric material são da livraria (Physics_Phen) do Mental Ray estão intimamente relacionados entre si, embora tecnicamente o shader Glass ((physics_phen), também conhecido como vidro não é um shader. Estes materiais foram criados especialmente para aquelas situações em que objetos de diferentes IORs (índices de refração) são trazidos para dentro da proximidade suficiente entre si que os caustics de um afeta o outro. Você vai encontrar várias definições únicas para estes materiais que lhe permitem ajustar para a passagem da luz através de IORs diferentes. Portanto não sei se o 3ds Max 2011 esse shader vem desbloqueado, não duvido nada da Autodesk, pode até ser que ele venha bloqueado, mas para desbloqueá-lo vc deve acessar a livraria Physics-phen do Mental Ray, acessando o diretório dessa pasta: C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2010(64)\mentalray\shaders_standard\include e apertar ctrl+F para localizar a livraria Physics_phen e abri-lo com um bloco de notas. Depois que abri-lo com um bloco de notas tecle ctrl+F para procurar o shader dieletric e veja se o mesmo está com a tag "hidden", se estiver com essa tag hidden é porque o shader está bloqueado e para desbloqueá-lo vc deve deletar a tag "hidden" mais a vírgula, mas antes de fazer isso salve a sua livraria Physics_phen caso cometa algum erro, para não perder sua livraria physics_phen, ok?? A seguir eu anexo uma imagem para vc ver aonde está o seu shader dieletric_phen que está na livraria physics_phen do Mental Ray. Mas antes de fazer isso tudo, gostaria que vc checasse se o seu Mental Ray está ativado como render, porque estes shaders amarelos que são nativos do Mental Ray só aparecem na lista de materiais do seu 3ds Max se o render Mental Ray estiver habilitado como render. Se ainda não sabe como ver o seu render está habilitado com o que vc quer, basta teclar F10 abrir a janela do seu render e clicar na aba Common depois em Assign Renderer e clicar no botão com três pontinhos e ver realmente se o seu render está habilitado com o grande e robusto Mental Ray. Bem, espero que o tenha ajudado. Qualquer outra dúvida é só falar. Abraços!! __________________________ [i:02b46df26e]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:02b46df26e]
Boa tarde danilo_icf! Fiz oque vc explicou kra e deu na mesma, o meu render padrão eh o mental ray, meu dielectric foi desbloqueado dessa forma tbm, mas o problema eh q ele naum atinge os mesmos efeitos q o professor André atinge no curso do mental ray, até o nome é diferente.
Existem dois shaders dielectric, vc deve ter desbloqueado o shader errado. Um dos amigos postaram uma vez aqui que o dielectric certo está no arquivo 3dsmaxshaders.mi
"Fernando L Gonçalves" disse: Existem dois shaders dielectric, vc deve ter desbloqueado o shader errado. Um dos amigos postaram uma vez aqui que o dielectric certo está no arquivo 3dsmaxshaders.mi
Eu que comentei, está na nota no início do physics_max.mi Segue abaixo: #***************************************************************************** # Author: Ulf Schwekendiek # Created: 16.07.2008 # Module: physics # Purpose: .mi gui attributes for physics.mi # # Note: # # For the dgs and dielectric shaders, the shaders provided by the physics.mi file are # hidden to end users of 3ds max (although still available for rendering). # # 3ds max ships with dielectric and dgs materials tha are recompiled with some bug fixes that are not appearing in # the shaders provided by mental images. # # For this reason, to modify the UI of the dgs and dielectric shaders that are shown in the 3ds max UI, # modify the 3dsmaxshaders.mi file as opposed to the physics_max.mi file # # History: # 16.07.2008 Ulf: Created #****************************************************************************/
Se vc pegar qualquer cena que usou o dielectric e abrir no 2011 aparece o dielectric e dai pode salvar como MAT para abrir em outros arquivos.
Acho que ele quer aprender fazer este material de agua e vidro do curso. Eu peguei esta mesma cena do curso, e usei o presete glass solid geometry do ArchDesign, e consegui um resultado parecido. Acho que valeria a pena ele tentar
Concordo com o osires, o arch&design veio para substituir varios shaders pois ele consegue reproduzir diversos fenomenos como um material dieletrico, alem disso ele tem otimizações que tornam ele mais eficiente.
Vlw galera vou tentar o arch&design espero q conseguir o mesmo resultado, afinal no curso ele ensina os presetes do raytrace usando o shader dielectric e naum com o arch&design, obrigao ah todos pelas idéias e um abraço...

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 381

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.