Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Alexandro   Cascavel - PR
julioras   Curitiba
Kornlu   Novo Hamburgo-RS, Brazil

Portfólios Ver Mais

alexarantes   Rio de Janeiro
Roberto   Fortaleza - CE
mrc2ok3   Ribeirão Preto - SP
kleber13   Rio de Janeiro

Como fazer um objeto aparecer e sumir durante animação?

Por: Mago  

Em: 11/08/2004 12:59

Oi pessoal, mais uma vez eu aqui amolando vcs com perguntas que parecem ser besteira, mas novamente não vi nenhum tópico sobre isso então... por favor me ajudem ... :lol: digamos que tenha uma esfera no centro de uma cena só que ela não deve aparecer de cara, deve sugir em determinado frame e depois sumir em outro, isso é possível? se é como devo proceder?
tem alguma maneiras de vc fazer isso. uma delas é animando o parâmetro visibility que existe no menu rollout que aparece quando vc clica com o botão direito sobre o objeto selecionado. também pode animar a opacidade do material, mas se estiver usando sombras shadow map, elas vão denunciar o objeto ali, mostrando sua sombra. usando a opção do visibility, você teria que setar o parâmetro para 0, no começo da animação. com o modo autokey ativado, no instante em que vc quiser que ele apareça na timeline, sete o parâmetro para 1,0. legal, dê um play na animação e vc verá que o objeto não aparece somente no instante desejado, mas vai aparecendo lentamente desde o quadro 0 da animação até o quadro que foi setado o parâmetro para 1,0. isso acontece por causa de um parametro chamado interpolação, que define como os keyframes interagem na animação. para corrigir isso, vc pode abrir o curve editor, se não me engano clicando com o botão direito sobre a timeline ou o keyframe, qualquer coisa leia os tutoriais aqui da 3d1 sobre interface, eles vão te esclarecer muita coisa. bem, dentro do curve editor, vc pode editar as opções do keyframe em sua entrada e sua saída, só que agora não lembro de cabeça qual menu vc tem que usar para fazer isso, porque aqui não tenho max pra ver, mas no outro serviço tenho, à tarde entro por lá e edito a resposta colocando o menu, blz??? o keyframe pode ser configurado em duas formas de interação, com os keyframes antes dele, e com os que existem depois dele. nesse caso teríamos que configurar a interação do keyframe de visibility 1 com o primeiro keyframe que foi criado automaticamente no começo da animação. a interpolação é feita em form de curva, do ponto inicial para o ponto final. uma boa forma de entender isso é fazer o tutorial d fazer a bolinha pular que vem com os tutoriais do max.
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Poxa, Arthur, só tenho a agradecer...valeu mesmo!!!! :P
então, continuando o reply anterior, para mudar a forma de interpolacao é mais fácil ainda do que eu me lembrava. usando o max 6, desenhei uma cena simples com um box e uma esfera, na qual eu queria testar a animacao da visibilidade da esfera. no frame 0 coloquei o parametro visibility em 0 e ativei o botao auto key. movi a barra para o frame 50 reabri as propriedades do objeto e setei o parametro visibility para 1 (100% visível). depois desativei o botão auto key e dei play na animacao. como previsto a visibilidade faz uma progressao suave ate se tornar totalmente visivel no frame 50. bem isso nao e o desejado né? entao faça o seguinte, clique com o botao direito do mouse no keyframe onde a bolinha esta com o visibility em 1 (na minha cena o quadro 50). no menu rollout que aparece vc vera o nome do objeto seguido do controlador, no caso visibility. se vc tiver outras coisas sendo animadas elas tb aparecerao aí. selecione entao nesse menu o controlador visibility, clicando nele agora como o botao esquerdo. aparecerá uma janelinha onde podemos definir facilmente as opcoes de interpolacao da animacao. a opcao in trata a interpolacao antes do keuframe e a out trata a interpolacao depois do keyframe. nesse caso usei a in.clicando sobre o gráfico que deve estar numa curva e segurando, aparecem as diversas opcoes padrao de interpolacao. cada uma responde de uma forma diferente, depois teste para ver o funcionamento delas. nesse caso usamos a interpolacao que aparece umas retas em vez de curvass no gráfico. ela faz com que a transformacao seja abrupta, isto é, ocorra somente no keyframe em vez de ir acontecendo suavemente como é o padrao do max. saia desse menu pode dar play e ver que a animacao agora do parametro visibility acontece somente no quadro frame 50, onde foi setado o parametro para 1. pode usar esta tecnica para fazer aparecer e desaparecer os objetos na cena. isso que fizemos é uma forma padronizada, existem no max dois editores de animacao o dope sheet e o curve editor, que tem realmente todo o poder da animacao, pode mexer a fundo nas transformacoes, mas é bem mais complesxo que esse simples exemplo que fizemos. a 3d1 tem uma série de tutoriais de animacao, e tb a redpixel com os videotutoriais, de uma olhada nesses dois sites que com certeza aprenderá muita coisa útil pra vc. ah, benvindo ao fórum da 3d1!!! um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138070

Últimos membros registrados: mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026.

Usuário(s) on-line na última hora: 815, sendo 17 membro(s) e 798 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Joao Barreto, mariaalrb, Eduardo Ramos, Henrique Ribeiro, Leonardo, Pedro Juliato, Renatto, Thiago Couto, Nuno, Gabriel.C, Duda, Le_Andro, Moura, ale.bs1, Thiago, Danilo, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.