uma forma fácil de iluminar a céu aberto é com a skylight do max, junto com o lightracer, ele foi feito justamente para cenas que precisam de iluminaçao global a céu aberto. nao tem tanta precisao como o radiosity, muito menos que o mental ray, vray e esses novos renders de ultima geracao, mas os resultados juntamente com uma iluminacao direta sao frequentemente muito bons. bem , a skylight como o nome diz, é a luz do céu, uma forma de iluminaçao global. ela gera sombras soft, aquelas sombras bem levinhas que a gente ve, num dia nublado quase só se tem sombras soft. para iluminar sua cena com essa técnica, va até menu create escolha a categoria lights/cameras e crie um skylight. o lugar dela na cena nao importa, náo é um ponto emissor de luz, apenas uma representaçao para futuras configuracoes. depois vc precisará de um sol, a menos que queira uma dia bem nubladao. o sol frequientemente é representado por um direct light, eu gosto do jogar ela sempre em um angulo meio diagonal sobre a cena, mas isso varia de acordo com o efeito que vc precisa. outra coisa, vc terá que aumentar muito o hotspot da directlight, mais ou menos o tamanho da cena. coloque sombras shadow map a principaio, agilizam os testes. renderize a cena e veja que a skylight aind nao esta funcionando, a direct light ilumina a cena mas as sombras ficam totalmente pretas. agora vamos ligar a skylight. no menu rendering , procure a seçao advanced lighting. escolha lá o lightracer. deixe com os parametros padrao e renderize novamente a cena. se tudo deu certo vc tera agora além da iluminacao direta uma iluminacao criada pela skylight, preenchendo as sombras que estavam pretas com um pouco de luz. pode ser que a iluminaçao esteja muito estourada. vc terá que trabalhar com os multipliers da skylight e da direct, em busca doequilibrio entre iluminacao direta e indireta, baixando um pouco os multipliers. faça testes. outra coisa, se a sombra da direct ficar muito clara, vc pode aumentar o parametro density dela, na guia shadows da direct light. se o resultado da skylight náo esta bom o suficiente, aumente no menu rendering advanced light o numero de samples e se estiver meio granulado, aumente o filter size (acho que é esse o nome mesmo).
outr forma de fazer uma boa iluminacao externasem utilizar gi é com fake, usando um domo de luzes. o script e-light encontrado aqui na 3d1 tem sido de grande utilidade no meu trabalho ele cria um domo de luzes com o raio que vc quiser, da para ajustar globalmente os parametros das luzes, sombras, etc. pegue ele e execute no max, crie um domo de luzes na cena e depois ajuste os parametros para se adequaram a cena. depois com a direct light os passos sáo os mesmos.
teriam outras maneiras mais precisas que estas, mas elas levam tempo para aprender, e tempo vc nao tem no momento ne???
espero ter ajudado.
Um abraço!!!