Como fazer animação facial com texturas?

Por: jnbbf  

Em: 03/11/2010 20:20

Sou iniciante e estou querendo fazer uma animação onde a expressão facial do personagem deve ser animada somente trocando o mapa do personagem. Eu tentei fazer pelo mapa Blend só que está muito complicado, tentei fazer um blend dentro do outro mas na hora de animar não está dando muito certo. Existe uma forma mais simples de fazer ou vou ter que me aprofundar no track view pra conseguir o resultado. Estou no aguardo e agradeço desde já.
Olha isso http://www.joegunn3d.com/Tuts/FSW_Pub.htm Script http://www.joegunn3d.com/FaceSwitcher_Pub.rar
O script é bom mas tb faz com o composite! O composite é igual o blend e tem vários slots além de só mudar a textura. O blend muda o material inteiro e demora mais no render.
Cara evita nome dos post do tipo ''Me ajude'' fale + ou - qual o problema, nesse caso podia ser ''animação facial''. Mas, o script que ele te passo e so um atalho, da para faze isso que ele fez com troca manual da id do material que vai ser aplicado. o modificador que ele mostro no começo( o modificador material ), em que ele troco o rosto do personagem, pode ser usado e anima-lo com auto-key. Material ID e a inentificação q o 3d max usa. o q o script faz e alterna a id pela janela e incluir o material. Vc pode faze o seguinte. crie multi/sub-object Crie a quantidade de material q vc vai usar para colocar a textura. entre em cada um e altere a ID e o diffuse map(coloque a textura o rosto) Se vc naum entendeu siga os passos. Abra o editor de material, e clique Standard. Depois selecione Multi/sub-material Depois aparecera essas opções no material. 1=Numero de sub-materiais q seu objeto tera 2=Seleciona quantos sub-materiais seu objeto tera 3=Adiciona um sub-material ao objeto 4=Retira um sub-material do objeto 5=Cor de identificação do sub-material no objeto 6=Liga e desliga o sub-material 7=Indica qual material esta sendo usado no respectivo slot de sub-material 8=O nome do sub-material para o material principal 9=O numero de identificação do sub-material 10=Um preview do sub-material Agora clique no primeiro slot q aparecera (o item 7) Aparecera as seguintes opções para o seu sub-material. 1=Aqui você seleciona a id do seu material ( para selecionar, clique no ícone, mantenha pressionado, e solte o botão do mouse em cima da id do material) 2=Aqui você escolhe se a textura sera exibida na viewport ou não 3=Aqui esta o nome do material 4=Aqui você escolhe a textura do material ( para escolher uma imagem, clique no item 4 e em bitmap, na janela que ira aparecer ) 5=Clicando aqui vc vai para o proximo sub-material 6=Ele volta para a pagina anteriror ( parecido quando vc aperta backspace em uma pasta do windows ). Escolha a textura, escolha a ID do material, e o nome, e no material principal, acione sua visualização na viewport. Vamos arrumar o modelo. Crie um modelo qualquer e selecione as faces(polígonos) q deseja fazer o rosto. Para fazer isso basta converter o objeto pa mesh ou para poly ( para fazer isso basta apertar com o botão direito em cima do objeto e ir em ''Convert to'' e depois em ''convert to editable mesh'' ou ''editable poly'' . e aplique o material arrastando o material para as faces selecionadas ( para selecionar as faces, basta apertar no quarto item q aparecera na janela de modificadores, ele tem essa aparência , selecione uma face, e com o botão Ctrl precionado, selecione as outras faces, com o botão alt precionado, vc retira a face da seleção ) depois, com as faces selecionadas, Aplique o material e o modificador ''Material''. Agora seu modelo esta pronto para começar a animar. Para animar nos vamos usar auto-key, Na parte inferior, nos temos 3 botões, Auto-key Set-key E uma chave. Aperte no auto-key. Veja q na borda da viewport ficou vermelha. Agora va para alguns 10 frames para frente e modifique o valor de qualquer coisa,o raio de um circulo, as coordenadas de um objeto, qualquer valor, ate textura e possível. Veja q quando vc altera um valor, nos frames anteriores o 3d max gera os valores daquilo q vc altero do valor inicial para o valor final, e veja tambem, q na barra de frames, criou-se dois retangulos, um com o valor inicial, e outro com valor final, vc pode segurar e arrastar a ''key'' para modificar o valor. mas veja q mudança não e linear. para mudar isso aperte no botão destacado a seguir no canto inferior esquerdo Agora aparecera um painel: 1=Aqui vc seleciona o item a ser editado 2=Aqui e o painel com as indicações dos frames 3=Isso e a representação de um key 4=Essa barra indica qual frame q vc esta vendo 5=Essa janela so aparece quando vc aperta com o botão direito do mouse em cima de um key 6=E o frame q essa key esta 7=E o valor q esta key tem 8=E a forma de linha de entrada da key ( para selecionar, precione o botão direito em cima da imagem e solte na forma de linha escolhida ) 9=e a forma de linha da saida da key ( para ter uma linha como esta descrita na imagem q aparecera das tipos de linha , e bom vc definir na saida da key anterior, e na entrada da key respectiva ) 10=E o numero da key Para mover a key basta vc selecionar e arrastar ela. Pronto, vc configurou os materiais, o modelo, e a animação. Para animar, basta usar o auto key e mudar a id aplicada ao material no modoficador ''Material'' Caso fique uma duvida e so pergunta Alias, o script automatiza a parte do material, e a mudança de id do modificador material. Mas a animação vc tera q fazer do mesmo jeito.
Foi mal naum te explicado tudo, e q fiz isso quase meia noite, e tava morto de sono.
cara como é o rosto tipo o de carros? pois eu jah fiz isso uma vez e a maneira mais rápida que eu achei foi animar o rosto num programa tipo after effects exportar uma sequencia de imagens importar esta sequencia de imagens no max (é soh abilitar img sequence na hora de importar )_ e aplicar no rosto ...ficou leve e foi bem rápido
E modificação da malha do objeto O carro ja tem aqueles olhos.
da uma olhada no forum aki lah na parte de animação de personagem e ve a parte de estudo de "rig" pois c vc quer mexer na malha eu usaria isto
Galera, obrigado a todos pela ajuda. O personagem é bem simples e eu quis fazer o rosto dele somente com as imagem pois eu preciso entregar essa animação pronta até o dia 7, porém como sou iniciante e meu pc não ajuda muito, eu acabo tendo essas dificuldades. Então vou testar as maneiras e ver qual delas vai ser mais rápida de se fazer, incluindo o tempo de render. Desculpe pelo titulo pois foi o meu primeiro post no fórum e acabei não prestando atenção nas regras por falta de tempo. Vlw mesmo galera. Abraço.
d boa, qualquer coisa nos estamos aqui. e so pedir.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 620

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.