MAX e o MAYA não entendi a VERDADEIRA diferença entre eles.

Por: diprofio  

Em: 09/11/2010 23:29

O cara desenhou bem no paint e teria desenhado muito melhor e em menos tempo com o photoshop. Cada software tem suas características próprias. Defeitos e qualidades. Acho que o negócio é experimentar até achar um que se adapte melhor.
A unica coisa que me pergunto sobre esse assunto, é a Autodesk ficar evoluindo 2 programas que são "concorrentes" quando a autodesk comprou o Maya, logo imaginei que depois de alguns anos iria haver uma fuzão entre os 2, e gerar um software com a qualidade ambos. Concordo com o Fla tb, software não faz nada sozinho alem de uma Teapot kkk!!... e vai do artista, use a ferramenta q se adapta melhor e seja feliz :)
Olha, posso passar meu ponto de vista pq uso os 2 Max = Modelagem Maya = Animação Quer fazer animação no MAX ? pq naum, pode sim, mas as ferramentas não são as mais eficientes. Quer modelar no Maya? pode ueh, heheheheh, mas em questão de interface e agilidade, MAX pra mim eh a ferramenta ideal, mas como disseram, é costume, mas no meu caso, teve vezes que chego para mim modelar algo em 3D com Rig, pensei em fazer direto no Maya do zero tudo, levei muito tempo e no final, foi muito mais rapido usar os 2. Sow coloco um ponto positivo no MAX a cima de todos os outros eh questão de plugins, script, renders, tutoriais, etc, você encontra um pouco a mais que os demais e o suporte, em questão de usuários eh muito maior.
www.rafaelcoelho3d.com.br
Estou sumido, responsabilidades (argh), mas vou deixar aqui a minha visão sobre o tema... vamos entender um pouco o contexto no qual os dois softwares nasceram. Primeiro falarei do MAX... ele desde o início foi um soft largamente adotado pelo pessoal de arquitetura, ou os "Filhos Rebeldes do Autocad", o pessoal de design de produto e também o pessoal do automobilismo que estava entrando na onda do CAD/CAM... de cara a gente já enxerga o padrão vocacional do MAX, o que muitos chamam de "Product/Concept Visualization" e basicamente a 20 anos atrás ele meio que reinava absoluto, considerando o mercado High-End é claro... outras soluções ou eram caras demais ou simplesmente não eram capazes de atender as demandas de um "mercado gráfico" crescente que ia surgindo. O tempo foi passando, as evoluções foram surgindo e o MAX incorporando esses upgrades, mas nunca sem perder esse "charme" ou vocação industrial que carrega desde o princípio. Fazer uma comparação entre o MAX de 20 anos e o de hoje é algo extremamente interessante, pois podemos perceber como se tornou amplo o pacote oferecido atualmente. Agora o Maya, o meu mundo hehehehe... Ele nasceu da fusão de 3 outros programas e talvez o mais emblemático deles seja o Power Animator, desde o início ele foi direcionado ao setor cinematográfico e de televisão e muito de seu desenvolvimento foi feito dentro de estúdios, pois era ali que ele era necessário... isso de certa maneira restringiu o acesso à pessoas da área, diferentemente do MAX que era "livre" para todos, mas também proporcionava uma evolução rápida capaz de atender as necessidades daquele mercado, o tempo foi passando e o Maya foi ganhando maturidade e na minha opinião, a partir da versão 7.0 (alguns preferem dizer que foi da 6.0/6.5) ele tem oferecido ótimas ferramentas para poly modeling... tudo bem que NURBs seja legal, mas a flexibilidade dos polígonos é sem precedentes e o MAX sempre teve grande facilidade com isso... talvez essas "guerras religiosas" entre os xiitas dos dois lados sejam por questões bobas de um soft fazer algo que o outro não faça ou então faça melhor ou então até mesmo com mais facilidade. De fato o que importa no final das contas é a habilidade do artísta, ele precisa se sentir confortável e confiante em relação às ferramentas que utiliza, caso contrário o resultado final não será aquele que ele procura. Pois é, fui off topic um pouco mas já retornei... existem coisas o que o MAX lida melhor que o Maya e existem outras coisas que o Maya lida melhor que o MAX... é besteira pensar que só um deles carrega o Cálice Sagrado que contenha todas as respostas às nossas preces.... todo mundo é livre para usar o que tiver vontade de usar, mas também precisamos saber e entender a maioria das peculiaridades de cada mercado/setor: Ex.: Área de Visualização (Produtos, Conceitos, Moda, Imóveis, Móveis, Carros, Motos, Caminhões, Aviões, etc...) 3DS MAX Área de Entretenimento (Cinema, Televisão, Efeitos Visuais, Animação, etc...) Maya Eu organizei dessa forma pois são os nichos de mercado de grande destaque para as duas plataformas, mas nada impede que um faça o serviço do outro... e ainda tem mais, NINGUÉM precisa ficar restrito a isso, um exemplo claro é a utilização conjuta de outros softs para auxiliarem os pacotes principais, um caso muito comum acontece dentros dos estúdios: Maya (app principal), Cinema 4D e LightWave (auxiliáres em efeitos visuais). Outra coisa de grande importância também são as "Práticas/Convenções de Mercado", de forma bem resumida isso significa que determinado mercado adota um determinado software com sendo o padrão e para entrar neste mercado você precisa conhecer e saber utilizar o tal determinado software, o que nos coloca de volta aos exemplos ali de cima: MAX (arquitetura, design, visualização); Maya (Animação, Cinema, Televisão) Essa é uma discussão que sempre leva à argumentações intermináveis e com grande pontencial para situações de ânimos exaltados e coisas do gênero, mas é importânte que mantenhamos um ambiente sadio de respeito mútuo e imparcialidade sempre que possível para que todos tirem o máximo de proveito dos diálogos que ocorrem. ps.: Gente, eu dei um tom bem pessoal a este post e por conta disso peço desculpas antecipadamente se por ventura vir a ofender alguém, quero que saibam que em nenhum momento esse foi o meu intuito. Obrigado. ps2.: preciso parar de escrever bíblias ¬¬
Vodka, the best alternative fuel ever!
Eu acho que uma simples diferença torna o max mais usado. Maya = comlexo Max = simplexo Acho que essa diferença básica diz tudo.
po andre, acho que não, eu fico perdidão no max, já no maya fico tranquilão uhaeuhaeuhae gosto é igual .... auhauhauha
Ariquemes/Rondônia Revit Architecture Autodesk Maya/Vray skype: ricardoberkut3d http://ricardojr3d.blogspot.com/
Isso que torna o forum maneiro e que cada vez mais mostra que ninguem é igual, o Ricardo ja acha o Maya tranquilo eu nao consigo nem renderizar direito no maya
Gente, isso é que nem roupa... use o lhe deixar mais confortável, nenhum é melhor ou pior que outro, eles fazem as mesmas coisas porém de forma um pouco diferente. Só isso ___________________ EDIT Link para outro tópico sobre o mesmo tema aqui no fórum: "Maya ou 3D Max?"
Vodka, the best alternative fuel ever!
A resposta é simples se vai acabar escolhendo ou sofrendo influencia maior na sua escolha dependendo é claro do lugar que vc posta a sua pergunta, por exemplo: se vc postou aqui nesse forum que quase é totalmente voltado pro MAX e no minimo 90% usa max aqui, vc obterá uma resposta mais voltada ao max, agora se vc fizer essa pergunta na comunidade do MAYA no orkut por exemplo,vc sera influenciado a escolher o maya, ñ existe um forum neutro, todo ele tem lá as sua "maiorias" e elas que lhe influenciarão na escolha, então meu amigo minha dica é: escolha um foco primeiro (modelagem,rig,animação,render,luz e etc..)e depois estude mt conceito, seja ele desenho 2d pra modelagem, se ele escultura,seja ele estilos de animação disney,cartoon,realistas e se concentre nisso!! esqueça software por enquanto,isso é o de menos. ABs.
90%? pode colocar sem medo 99%
Ariquemes/Rondônia Revit Architecture Autodesk Maya/Vray skype: ricardoberkut3d http://ricardojr3d.blogspot.com/

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 642

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.