Ajuda para renderização e pós produção.

Por: fcluk  

Em: 10/11/2010 20:16

Ola amigos. Ha algum tempo postei uma duvida sobre a renderização com o efeito cartoon para um trabalho meu da faculdade, infelizmente por falta de tempo tive que abandonar a ideia e parti para outra. Acontece que no final renderizei toda minha cena pelo autocad mesmo e utilizando de texturas realisticas, não cartoon. O pessoal do meu grupo curtiu a ideia e será assim a versão final, mas nosso trabalho foi aceito para ser apresentado em um congresso de design no final do Mês, então se antes o trabalho tinha que ficar ótimo, agora tem que ficar impecavel. Ainda falta acertar alguns detalhes, colocar bump nas texturas, preencher mais os espaços vazios com alguns objetos e etc, mas o bruto não vai mudar mais do que isso. decidi então renderizar pelo 3D max, para dar um ar mais profissional e foto-realistico, mas minha experiência está mesmo no autocad, o 3D max ainda nao estou tão familiarizado para deixar mais "profissional". Andei pesquisando, e claro que existem vaaarias tecnicas diferentes para se chegar a um produto final, então gostaria de saber a opinião dos membros sobre qual seria a melhor maneira de renderizar esta cena no max, que é uma recriação panoramica de uma cidade em 1930. e só mais uma duvida, é necessário remapear as texturas no max depois de importar do cad? nao tem como importar ja com as texturas? A foto está com contraste um pouco exagerado pois mexi nela pelo photoshop, a versão final ficará mais suave, isso foi só para ter uma noção mesmo de como vai ficar e dar mais vida a imagem. Obrigado!
Não é difícil renderizar legal, a sua está boa! Precisa regular melhor a intensidade das luzes, suavizar as sombras, mas está ficando boa. Está usando photometrics, coloca IES, aumenta a area da luz para borrar as sombras. Manda mais infos da cena, está com daylight? exposure? gamma?
Coloquei daylight mas a meia noite então praticamente nao ilumina, a cena esta toda iluminada apenas pelos postes, exposure eu nao coloquei, e aumentei um pouco o contraste mas a maior parte foi depois no photoshop. Lembrando q eu fiz essa renderização pelo cad. Eu estava dando umas olhadas em alguns tutos sobre GI, para iluminar melhor a cena, é melhor eu fazer aqueles "light domes" ou usar a iluminação padrão??? E outra coisa, nesse céu q eu coloquei ele tem uma lua bem clara, mas ela ficou atraz dos predios, tem como utilizar o brilho da imagem para iluminar o cenario? ou vou ter que simular isso colocando iluminação? Coloquei em anexo as originais para ter uma noção de como realmente está logo apos a renderização, como o objetivo é fazer uma panoramica, tive que tirar duas fotos separadas para juntar depois no PS.
Voce é muito bom em Cad, heim?
Obrigado osires :) Ai a unica coisa q eu nao fiz foi a bicicleta, postes e arvores, por que queria economizar tempo para as partes mais detalhadas dos predios e o bonde, queria achar um carro de epoca tambem mas o unico lugar q encontrei custava 100 dolares para baixar :( Eu trabalho com autocad e arquitetura a quase 1 ano, cheguei a fazer o curso antes disso mas apenas do 2D, como terminei o curso antes da carga horaria prevista, meu professor me deu um basico do 3D, a partir dai fui aprendendo por conta, muitas das coisas q eu sei fazer agora no cad de renderização aprendi antes no 3D max hehehe, para modelar acho bem mais facil pelo CAD, a não ser objetos com muitas curvas, ai complica por que o CAD nao tem a mesma liberdade de modelagem livre do max. Apesar de trabalhar com arquitetura e CAD, faço faculdade de design digital e meu objetivo é ir para o 3D, por isso agora estou pegando o 3D max para dar um ar mais profissional nas versões finais, ano q vem vou começar o curso play game da Saga aqui em SP por que eu consegui uma bolsa de 70%, ai sim vou ter algo mais especifico para MAX, Maya e até unreal. agora preciso de uma outra ajuda, andei fazendo uns testes, e quando importo os arquivos do cad para o 3D max, eles ficam com poucas faces, super quadradões em lugares que eram para ser curvos, tem como aumentar o numero de faces de arquivos importados do cad? pq nao encontrei nenhuma opção que permita isso, esse é o maior problema que estou encontrando em importar arquivos do cad para o max. :/
Portifólio: www.felipecluk.com
Neste tópico discutiram sobre importação de arquivo cad. http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=60997&highlight=derivation
Obrigado osiris, isso vai ajudar demais, por que eu ja estava desanimando, tava feio demais hehehe. to na facul e o pc q estou usando aqui nao tem o 3D max, soh o cad mas assim que chegar em casa testo. Então por enquanto fico apenas na duvida inicial mesmo, melhor maneira de renderizar a minha cena no max.
Portifólio: www.felipecluk.com
O lance que vc perguntou de usar o brilho da imagem na iluminação, dá pra fazer se for uma imagem HDRI. Tem uns tutoriais sobre isso: http://www.aecbytes.com/tipsandtricks/2007/issue24-photoshop.html http://www.joegunn3d.com/mrhdrimax9.html E tem esse tutorial de como usar daylight, incluindo o método pra se fazer cenas noturnas: http://www.polygonblog.com/3d-water-the-ocean
Obrigado leandro :) vou dar uma olhada nesses tutos. ja consegui linkar os arquivos do cad para o 3D max perfeitos, as partes redondas nao estão mais quadradas, só as mesas ainda ficaram um pouco mas qualquer coisa eu faço outras no max q é facil. Mas estou com problemas com as texturas, a rua do lado que crua com a principal esta em angulo, e as texturas estão ficando tortas na rua e nos predios, e só encontrei as opçoes para mapear pelo UCS padrão, tem como rotacionar as texturas e alinhar com os predios e rua em angulo? Abraços!
pessoal, só para aproveitar o proprio topico e nao criar um novo. Estou tentando seguir esse tutorial que ensina a colocar volume na luz http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=34876 mas estou com um problema, ja repeti duas vezes o tutorial e sempre acontece a mesma coisa, a imagem fica meio "embaçada" como se tivesse uma neblina, cheguei até a baixar o arquivo do tutorial e abrir aqui para comparar os numeros, e estão praticamente os mesmos (diferença q o meu esta em metros e nao centimetros). na foto da para ver a diferença, isso sempre acontece quando eu linko o beam na tela do render, a primeira foto é com o beam no render, e a segunda é um passo antes, sem o beam. Alguem pode me ajudar a descobrir qual o problema? nao queria colocar o glow depois no ps, acho que colocar no proprio max ficaria mais realista. Essa luz é uma mr Area omni, como do tutorial.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 381

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.