o cut serve principalmente para adicionar detalhes, refinar o mesh. eu uso muito o cut para criar paredes, pois trabalho com design para arquitetura. o cut serve basicamente parqa cortar os poligonos, ele se comporta de forma diferente no editable mesh e no poly. tem bastante gente que gosta de partir de uma mentalidade, modelar do mais fácil para o mais difícil. então, começa-se a modelagem de um objeto pelo seu formato básico, e aí vamos adicionando os detalhes. para adicionar esses detalhes, temos diversas ferramentas, para diversos usos. o cut é uma delas, temos também o bevel, o divide, o extrude, entre outros. para se tornar bom na modelagem, eu creio que é necessário conhecer bem a finalidade de cada um deles, praticar muito e aprender outras técnicas de modelagem, como shapes, nurbs e patch (embora me parece que os patches andam meio em desuso, me corrijam que m estiver melhor atualizado). se conhecer bme estas ferramentas, e é claro, souber usá-las de forma criativa terá um bom conhecimento em modelagem, pelo menos é o que eu acho. eu me considero um mero iniciante nessa área, porque consigo fazer bastante coisas, mas ainda surgem muitas dúvidas e problemas, que aos poucos vou aprendendo a corrigir com a prática. a velha frase "a prática conduz a perfeição" faz muito sentido para mim.
um abraço!!!
digamos que vc tem um box, de 1x1x1 segmentos. bem, se vc desejar adicionar um detalhe no centro de um dos lados deste box, como faria???