High-poly para Low-Poly com Normal, Specular, AO, GI e Difus

Por: gargaweed  

Em: 11/12/2010 10:55

Pessoal estou com uma grande dúvida. Meu 1o post =D A algum tempo trabalho com renderização de maquetes fotorealísticas em vray. Mas somente isso, nada além disso. Agora estou iniciando um projeto onde a maquete e os modelos precisam ser em baixa resolução. Após eu ter finalizado a minha cena completamente no 3dsmax com o vray, Chegou a hora de levar ela para um engine de jogos. Minha dúvida é a seguinte. Existe como eu transformar um objeto highpoly em lowpoly? Após pesquisas descobri que é possível gerar normalmap, specular e difuse de um objeto. Vamos a um exemplo prático!!! Tenho um fogão modelado em alta poligonagem, com várias meshes e vários materiais diferentes. Existe como renderizar um normal map (bump) dele para colocar em um quadrado? O Fogão tem 8000vértices, o quadrado tem 8. Ou eu teria que juntar toda a mesh do fogão para fazer isto? [i:33483f2bac] (Fiz alguns testes com render to texture mas o max insiste em dizer que não encontrou nenhum mapa e anes de renderizar ele fecha. Meu modelo está com UVW map no canal 1, Unwrap no canal 2.)[/i:33483f2bac] Estou iniciando neste tipo de técnica de textura e apreciarei qualquer tipo de ajuda. meu objetivo principal é conseguir um objeto leve com textura e efeitos realistas, com Normal, Specular, AO, GI e Difuse Maps. Agradeço a ajuda
E ae gargaweed, blz? estou executando um projeto exatamente dessa maneira, bati muito a cabeça, testei isso que vc disse, do normal map do fogao (exatamente o fogao...rsrs) num cubo, mas nao achei satisfatório. Consegui mobiliar a cena toda e ficar com 18 mil polis na cena, somente otimizando os modelos, manualmente, tipo pegava um objeto de forma quadrada e a parte de tras dele substituia com um cubo, e usando também o pro-optimizer. O render to texture vc não pode esquecer de utilizar o canal 2, escolher o tipo de mapa que deseja (complete, specular, lighting) e se for vray, usar os vray maps. escolher o local a ser salvo e o target slot se desejar. Qual engine vc usa? Eu uso a unity e ela gera lá dentro msm os mapas, porém não consegui fazê-la gerar vários, por exemplo, eu gerava o das paredes, e qdo ia gerar o das portas, ele fechava. claro que vc pode selecionar a cena toda, e gerar um mapa só, mas eu gostaria de escolher várias resoluções, mais detalhadas pra uns lugares, menos pra outros. É isso, qqr coisa estamos aqui! Abraço!
Olá Doggone. Também estou usando o unity =D. Fiquei triste em saber que seu resultado não foi satisfatório! Achei que seria minha solução usar normal maps para criar modelos mais realistas em lowpoly. Cheguei a usar vários programas, mas não obtive sucesso em nenhum para reduzir a contagem poligonal. Polygon Cruncher, Optimize do 3ds e MeshLab, mas infelizmente não consegui obter uma qualidade boa, mesmo! Irei procurar algo sobre este pro-optimizer. Não gostei da qualidade dos lighmaps gerados pelo unity. Sem contar que ele inutiliza meu quad com 8gb. Coloco ele pra gerar e ele pipoca. Estou usando o ExternalLightmapTool para criar os mapas no Vray e passar para o Unity. Meu problema atual é o grande número de polígonos na cena, não consigo nem gerar o OcclusionRendering do Unity3d que deixa o FPS bem mais alto. Outra dúvida que vai surgir mais adiante é se eu gerar um lightmap para o chão, e ele ficar lindão com aquele sol entrando pela janela sabe? rs Terei problemas ao animar a janela, pois a sombra da janela no chão será fixa por lightmap, e quando a janela abrir ela irá fazer sombra, o que tornaria a iluminação irreal. Você conseguiu usar os Arch models no unity? Abs
E ae garga, bom, teremos mto o que conversar então!!, estamos exatamente na msm situação. Os archmodels realmente ficaram muito pesados na minha cena, a solução? Usei a biblioteca do google, aqueles modelos pro Sketchup, são bem mais leves, porém ainda asism dei uma bela refinada, foi sem duvida a parte mais chata de td isso, mto massante. Alguns eu remodelei, outros usei o pro optimozer que vem a partir do max 2010 se não me engano, tá em modifiers. o o Unity gerou os lightmaps no meu quad, claro que com resoluçoes modestas, ligh rays no máximo 1000 e resolution em 100. isso com todos objetos na cena. qdo aumentei, ia demorar demais e desisti. Tentei usar o ExternalLightmapTool, segui as intruçoes de instalação, porém qdo no video ele clica na ferramenta abre uma aba que ele encaixa no menu, no meu abre pedino um .exe. Vc pode me ajudar a instalá-lo? Quanto a sua duvida da sombra, segundo uma amigo meu daqui da 3d1, vc gera o lightmap no max, mas no caso sem sombra, só pra simular o GI, e na unity vc usa uma luz pras sombras em tempo real. espero ter ajudado, e aguardo sua ajuda tb, qto ao external...rsrsrs Abraços!
Cara, ja fiz isso, mas, diminuir de 8000 pra 8 poligonos nao da tbm ne, agora, um fogao com uns 400 poligonos com normal map fica bom. Ja fiz uns testes utilizando este recurso no Blender 3D q e muito bom por sinal pra se fazer esses baking de texturas. Peguei uma estatua com 3 milhoes de poligonos e a mesma estatua com uns mil e pouco e ficou muito bom o resultado.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Estou testando o ProOptimizer Modfier do 3ds 2011 e estou tendo bons resultados. é de mais de 8000 mil?? rs foi só um exemplo. Ainda não consigo gerar o normal map pelo vray, está bugando =S. Alguém conhece um bom site q tenha modelos lowpoly? tirando o warehouse. E também se alguém conhecer um bom tutorial de gerar normal maps no vray, fazer bake de texturas etc, será de grande valia. Alguém mais aqui já obteve sucesso em grandes cenas no Unity 3d??
cheque sua caixa de mensagens garga, tá nos botoes lá em cima em MP. flw!
Achei 3 tutoriais para valorizar o post. Vray e Unity 3D External Lightmap Tools Cubemap Generator http://vimeo.com/5573167 http://vimeo.com/6520300 http://vimeo.com/14236010 Ainda estou procurando algum tutorial para criar normal Map no Vray. Engrandeçam este post =D
Pra gerar o normal com vray é so selecionar o vray bump normal map. Flw!
Doggone..veja suas MP e me add lá...To suando qui no VrayBumpNormalMap...rs

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 355

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.