Tirando algumas dúvidas de blueprint

Por: new  

Em: 12/12/2010 13:29

Pessoal? Me desculpem, mas até hoje não sei o local correto para postar isso, então coloquei aqui mesmo. É a questão dos blueprints na viewport do max. Vejam as imagens. Eu criei 4 planes na viewport com mesmo tamanho e apliquei um blueprint em cada. Um blueprint colorido (peugeot), um em preto e branco - tonalidade de cinza (fusca), e um de desenho com linha (mclarenF1), sendo este último o mais comum para se achar. Este blueprint da mclarenF1 eu diminui bastante a sua resolução em um editor de imagens e adicionei no último plane (as imagens estão cortadas para que não ultrapassem o limite de tamanho em KB aqui da seção). Vejam como blueprints coloridas (no caso do peugeot) e mesmo em preto e branco (o fusca) se dão bem na viewport do max. Mas o blueprint de desenho em linhas já fica bastante ruim. Agora vejam que a sua cópia na parte de cima está melhor na viewport, e esse é justamente o que está com resolução bem menor. O de baixo está com resolução 1200x 1040 e o de cima eu diminui para 400x370. É isso que eu estava tentando explicar para o pessoal. E olhem que ainda não aumentei a resolução de exibição de texturas e nem o antialiased lines in wireframe views do configure direct 3d do max. Habilitanto essas opções fica melhor ainda, mas não sei se é assim mesmo no max, quando eu configuro o direct 3d tenho que reiniciar o max para que surgem os efeitos da configuração. Qualquer dúvida é só postar aí.
Eu sempre crio os planes do tamanho da imagem, por exemplo, essa imagem da mclaren de 1200x1040. Tenta criar um plane nessas medidas e adiciona a imagem e você vai perceber que não vai perder qualidade. A imagem menor ficou melhor provavelmente porque seu plane está com uma medida pequena.
É justamente o que deve ser feito, o plane deve ter as mesmas medidas da imagem, do contrário o blueprint irá ficar distorcido. Todos os quatro planes estão com as medidas das imagens. Eu postei esse assunto com o intuito de mostrar para o pessoal que é muito melhor modelar com blueprint com imagens coloridas ou com tonalidades de cinza (o caso do fusca) do que com essas imagens de desenho com lina (mclarenF1). Obviamente o mais comum é esse último caso (blueprint de desenho com linha), pois nem todos os modelos que vc quer modelar irá encontrar imagens coloridas para servir de blueprint. Então a solução para melhorá-las é diminuir bastante o seu tamanho em um editor de imagens que irá ficar bem melhor na visualização da viewport. Mas veja que eu tive que diminuir bastante a imagem. O tamanho real dela é 1200x1040 (a imagem que ficou ruim an viewport), diminui o seu tamanho para 400x370 (a imagem que ficou melhor na viewport). Mais um detalhe, os quatro planes estão todos com tamanhos parecidos (os dois planes que tem a imagem do mclarenF1 tem o mesmo tamanho, a diferença está somente no tamanho das duas imagens). Espero que essa postagem ajudem o pessoal que tem alguns problemas com blueprints.
Vejam essa imagem. criei dois planes em cima com 55,0x60,0 e dois em baixo com 104,0x120,0. Aí ficou dois planes com tamanhos diferentes na esquerda e dois planes com tamanhos diferentes na direita. Os dois planes da esquerda está com uma imagem da mclarenF1 no seu tamanho original (1200x1040) e os dois planes da direita estão com uma imagem da mclarenF1 com tamanho reduzido (400x370). 1º o tamanho dos planes não precisa ser do mesmo tamanho das imagens, mas devem ser valores multiplos ou divisores dela, se não irá ocorrer distorções na imagem (a imagem irá ficar achatada ou na vertical ou na horizontal). No caso do exemplo eu deixei os planes maiores com 10% do tamanho das imagens. A imagem maior tem 1200x1040 e os planes tem 104,0x120,0. Os planes menores deixei com 15% do tamanho da imagem reduzida. A imagem reduzida tem 400x370 e os planes menores tem 55,5x60,0. 2º apararentemente os valores entre as imagens e os planes estão invertidos, mas não estão. Acontece que o valor em x da imagem é igual ao Width do plane e o valor de y na imagem é igual ao Length do plane (na imagem é XY e no plane é Length e Width). Agora vamos as conclusões conforme o exemplo. A grande diferença na viewport do max para visualização de imagens é o seu tamanho. Vejam como as imagens dos dois planes a direita estão bem melhores que nos da esquerda. E o tamanho dos planes não enfluencia em muita coisa. Vejam que o plane grande da esquerda está com a imagem ruim, e o plane menor de cima também está ruim. Já no plane maior da direita está com a imagem bem melhor, e o plane menor em cima também está melhor a imagem e do mesmo jeito que o plane de baixo. Só deu ima pequena diferença em alguns detalhes, como nas rodas por exemplo, mas é só aproximar a tela e ficará igual a imagem do plane maior da esquerda. Concluindo. Blueprints desse tipo são melhores na visualização da viewport do max quando tem tamanhos pequenos ou reduzidos. Outros tipos de blueprints, como por exemplo os coloridos, também ficam melhores com tamanhos reduzidos, mas não tem nessecidade, pois mesmo eles grandes ficam bons para visualização nas viewports. Espero ter ajudado alguns com esta postagem.
Aplica o uvwmap, clica no bitmap fit e seleciona a mesma imagem. O uvwmap ficará na dimensão da imagem e não distorce.
Boa, Raul Chaparral!
Essa do uvwmap ainda não tinha testado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717350.

Total de membros registrados: 143143

Últimos membros registrados: layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.