Eu tenho o do meio (max9), acho bem legal a didática dele, pois ensina o comando e logo em seguida dá um exercício para fazer.
Algumas obsevações:
Há muito tempo atrás, quando essa coisa de livro de max em português nem existia, o que existia era tradução de livros importados. Percebo que naquela época a qualidade do material era bem melhor, então aqui vão algumas dicas importantes:
- Sempre que possível, vá até uma livraria e folheie o livro para saber se irá te agradar, pois comprar livro em site, somente olhando a capa e a descrição do conteúdo fica muito difícil (a menos que você já conheça o autor).
- O ideal é vc comprar um livro da mesma versão que você está utilizando, pois não adianta gastar um dinheirão em um livro do max 2011 se o seu max é 2009, pois o livro estará falando de funções que o seu max não tem.
E se for ao contrário (livro max 2009 e versão instalada 2010), você também poderá ter problemas, pois algumas das funções antigas podem tem mudado de característica ou de lugar ou até mesmo terem sido EXCLUÍDAS (parece brincadeira, mas isto também acontece em algumas atualizações de softwares).
Eu por exemplo tive problemas com o programa Dreamweaver (soft para montar áginas web), eu comprei o livro da versão CS4 e a versão instalada na minha máquina é CS5. Fui tentar acompanhar os tutoriais do livro e chegou em um ponto que ele manda clicar em uma função que eu não acho em lugar nenhum!.
- Nunca compre o primeiro livro que aparecer sobre a versão. Espere mais alguns autores lançarem para você poder ter parâmetro para poder escolher melhor, além de poder comprar mais barato.
- Avalie também a qualidade do material impresso (tipo de fonte utilizada, tamanho, diagramação, qualidade do papel e da impressão, etc). Parece besteira mas eu possuo um livro de ZBRUSH que comprei na época em que só havia ele, comprei na euforia, o livro ficou parado na estante pois a diagramação é péssima, dificultando a leitura e consequentemente desistimulando os meus estudos. Existe um livro sobre UNREAL SDK que eu quase comprei (pois não existe nenhum outro no mercado), eu só não comprei porque a qualidade de impressão é péssima.
Os melhores livros na minha opinião são as versões traduzidas dos livros americanos, mas isto é só minha opinião.
Outra coisa, esse negócio de pedir opinião sobre livro aqui no forum eu acho um pouco complicado, pois pode haver algum membro amigo de um dos autores, então a opinião dele não vai ser tão imparcial.
abs e bons estudos