mais de uma UV no objeto, onde ver isso no max?

Por: Victor L. Santos  

Em: 22/01/2011 12:27

ola galera td bem? alguem sabe me dizer se no max tem alguma opção pra ver se no objeto tem mais de uma uv? pra quem ñ sabe da pra usar mais de uma UV no msmo objeto, posso mapear um cubo de um jeito e esse mesmo cubo mapear de outra jeito. ai assim tera 2 UVS. no maya tem uma opção de vc ver qtas uvs tem e poder apagar. quero saber se no max tbm tem alguma opção de ver qts uvs tem o modelo. e como cancelar uma uv, isso de ter mais d uma uv acontece assim tbm: vc mapeia o objeto. ai por exemplo da um conveter para editable poly.. ai vc vai e mapeia o objeto de nvo. ai vc fica com 2 UVS... tem como ver isso? e resetar? isso do objeto ter mais de uma uv foi novidade pra mim a um tempo atras. pq é usado isso na empresa q trabalho. mas la o outro cara de 3d, mexe no maya, entao isso no maya é possivel. Obs: ñ é separar po ID (mapear por ID) espero q tenham entendido e q possam me ajudar. Grato
Se entendi sua pergunta tem sim, seleciona o objeto e clica em modfy olha na imagem, você pode colocar quantos quizer e deligar ele ali na lampada, ou jogar ele fora se você quizer é so selecionar ele e clicar no lixo. Mas se converter ele em poly ou mesh eu acho que você fica com o ultimo mapeamento ativo e perde os outros.
O uvwmap tem vários canais de mapeamento, o channel map, e funciona junto com o channel map no mapa bitmap. Por exemplo, se botar o uvwmap com channel map 2 e uma textura com channel map 2, o uvwmap mapeia só essa textura. Pode botar vários um em cima do outro com channel map diferente no modificador e no bitmap.
obrigado. mas não é isso que eu gostaria. estou postando duas imagens. do maya, pra ver se da pra ter uma melhor idéia do que quero. pq as vezes dependendo do que for feito para jogos, ter mais de uma uv no modelo da problema. mas no max ñ da pra saber qd isso acontece( isso q quero saber) ai no maya tem essa opção , como podem ver nas imagens, que o objeto esta com 3 uv. tem alguma opção parecida com essa no max? grato
Opa victor blz vc ta querendo visualizar os 3 uvs é isso ? como o Gera_Design e o Luciano falaram da certinho usando varios channels, cada channel com um mapeamento diferente. fiz um teste aqui que apliquei 3 unwraps no objeto cada 1 com um mapeamento diferente e channel diferente e funcionou legal, pra ver os uv layouts é soh clicar no edit do seu respectivo unwrap. não axei um jeito mais pratico de alternar entre os uvlayouts além desse mais concerteza deve ter dando colapse all vai manter todos os channels só que vc nao vai ter mais acesso ao layout. vc provavelmente vai usar fora do max em alguma engine né testa ai se o .obj/fbx vai manter o multichannel abs
Rafael Barelli
Portfólio - rafaelbarelli.blogspot.com
eae mtnirvana. então cara, criar mais de uma UV eu sei. o que eu ñ sei é se tem no max de vc vizualizar. (outra forma da q vc mostrou) como vc disse no final. qd vc der um colapse all, vai manter todos meus mapeamentos.. e é isso q eu quero saber. onde ver todas minhas uvs.(dpois q eu der um collapse all) pq dpois q eu der um colapse all e aplicar d novo o unwrap ele só vai me mostrar um mapeamento e ñ as outras. no unwrap só tem a opção de vc ver por ID's e ñ é esse caso. por Id nesse caso q o unwrap mostra. é assim: vc pega um cubo e cada lado desse cubo vc coloca um Id diferente. ai na opção q tem no unwrap vai mostrar todas as ids q vc mapeou esse objeto e cada Id seria um lado , entendeu? e ñ é isso q quero. quero uma opção q nem essa q tem no maya.. é meio complicado de explicar, pq isso é pouco usado, provavelmente só é usado pra quem trabalha com games. ñ sei se fui claro... obrigado pela atenção
Então Vitor, mas depois do colapse all, eu acho que não da mais pra ver os mapeamentos separados posso estar enganado.
Da uma olhada no menu tools e procure a ferramenta channel info utilities, ela serve pra isso que vc quer. Só não tenho certeza se o nome é esse ou se fica no tools, to sem o max aqui.
uhuuuuuu vlw Fla3DMadness, fiz um teste rapido aqui e deu certo. nunca tinha visto essa ferramenta. ela fica escondida.. obrigado pela ajuda galera.. abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 603

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.