Oi gente, tudo bem?
Bgaravelli, espero que não tenha ficado chateado comigo, eu pergutei isso antes porque tem umas épocas aqui no fórum que certos assuntos viram moda, todo mundo quer fazer mesmo sem ter a base necessária para isso, veja quantos tópicos tem sobre dúvidas com o V-Ray, algumas até perguntando como instalar o plugin, então eu tento avisar a pessoa que está começando pelo fim.
Agora pelo que disse eu acho que é uma ótima hora de começar a estudar um render profissional, você está super certo, no que eu puder te ajudar vai ser um prazer, eu usei bastante o Brazil mas faz tempo que não uso mais, e agora estou só em cima do Mental Ray do Max 6, mas brinquei um pouco com o Brazil estes dias e relembrei bem ele, me fala o parâmetro do render que está com dúvidas que eu tento te responder.
Para gerar sombra é como no Max mesmo, pode usar luzes comuns do Max com Ray Traced Shadow que funciona perfeitamente, para habilitar o GI deve acessar o painel Luma Server e ligar o Enable do Global Illumination, só de ligar isso já gera radiosidade, ligando também a opção Sky Light o Brazil gera a iluminação global junto, pode configurar a cor e a intensidade da iluminação global no ítem Sky Light no mesmo painel.
Testa com um Plane branco, um Teapot vermelho em cima e uma luz Omni comum com Ray Traced Shadow, em cenas mais complexas é só configurar os parâmetros de Shade Rate e Sampling Control para ajustar os detalhes.
Isso é o basicão dele, depois tem Photon Map como os demais renderizadores e diversos outros recursos, no site da Splutterfish você encontra alguns tutoriais sobre ele, na 3D Total também, www.splutterfish.com www.3dtotal.com
Jony, eu uso o 3D Studio a cerca de 8 anos, iniciei na versão para DOS e depois migrei para a versão do Windows que ganhou o sulfixo Max, depois da versão 4 passou a ser apenas 3DS Max.
Não conheço todas as funções do programa, não conheço nada de MaxScript por exemplo, que é uma ferramenta muito poderosa e importante, entre diversas outras coisas que mau conheço, gostaria de ter tempo para estudar tudo isso, mas não dá, todo dia tem coisa nova para aprender, não basta conhecer o Max, tem muitos plugins importantes que precisa conhecer também e outros softs que são usados para obter um trabalho profissional finalizado, como um editor de vídeo, um composer, e programas específicos como o Real Flow para simulação de fluídos, são muitas coisas que estão envolvidas.
Abraços