Oi gente, tudo bem?
Concordo plenamente com o Granella, realmente o importante é estudar bem o programa que se trabalha, porque estando bem informado sobre o programa que usa não tem necessidade de perder a cabeça, nem com o programa nem com os outros no fórum por causa do programa.
Já foi falado aqui milhares de vezes sobre os problemas e os macetes de se usar o Boolean, para começar praticamente não precisa do Boolean para nada no trabalho com o 3DS Max, que é um soft artístico e foi feito para se modelar no sistema Mesh/Poly, apesar de contar com outros recursos e outros sistemas de modelagem secundários.
Quem fica paranóico em usar Boolean é quem trabalha com programas de CAD, neste caso o correto é que modele o objeto no progama de CAD, pois ele é o mais indicado para modelar objetos com medidas, furos precisos e tudo mais que só o Boolean pode fazer, no Max é de outra forma que modela.
Agora se tem o Boolean é porque pode ser usado em alguma situação, então é bom saber quais situações são essas, fora isso depende de certos macetes para usar, o Boolean é uma ferramenta de Solid e o Max não trabalha neste sistema, não pode pegar um objeto qualquer e sair "booleando" como faz num Rhinoceros 3D ou num AutoCAD, vai dar pau mesmo, depende de certas propriedades nas malhas que vão participar da operação booleana, depende de estarem fechadas, depende de ter uma certa resolução no Mesh, depende de não estar cheia de Modificadores e sim collapsada, entre muitas outras coisas.
Porque posso garantir que ruim não é o programa e sim o usuário, o progama é maravilhoso.
Eu quando estou apanhando do Max aqui, levando e vou dar uma volta para pensar onde estou errando, porque com certeza absoluta sou eu que estou errando, o programa não sabe falar para avisar o que está errado, por isso vem o arquivo de Help junto, para aprender como o programa trabalha e saber interpretar as atitudes dele, o dia que o programa começar a falar não precisa mais do Help.
Abraços