Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

J.F.Verissimo   Recife - AC
Cidral   Curitiba pr - AC
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ

Portfólios Ver Mais

Lui   Curitiba
Fabiano C S   São Caetano do Sul - SP
carloshmaximo   R. Arlindo Sardanha, 28
nicollaw   caxias do sul

Exposure Control e Vray

Por: theobarbosa  

Em: 27/09/2004 12:13

Oi Pessoal, Estou começando a fazer animação e já me deparei com um problema (aliás, com vários, mas vou me concentrar neste em específico). Estou fazendo um caminho por uma casa, que dá um 360 e percorre por dentro em alguns ambientes, mas meu problema é de iluminação, pois para fazer uma imagem interna, que fica naturalmente escura no vray, eu utilizo luzes vray nas janelas e abuso disso para setar minha imagem. Mas para animação eu senti algo muito desagradável, pois ao dar o 360 eu vejo todas as luzes vray internas ligadas e quando se ve, por exemplo, uma sala pelo lado de fora ela aparece escura; mas quando se entra ela fica mais clara, o que eu sei é que quando se entra em um ambiente o olho se adapta à nova iluminação e clareia o que for preciso, e preciso criar esse efeito real. (?!?! dah pra entender ?!!?) Bom, eu me lembrei de algo que nunca usei, o exposure control mas não consegui fazê-lo funcionar... estou utilizando o vray adv 1.03.09m / viz 4.2. Mas nao mudou em nada minha imagem por mais que eu alterasse os params. Procurei nos tópicos e nao achei, alguém tem um tutorial ou tem alguma dica que possa me ajudar a fazer com que ao eu entre na casa elá vá clareando? Obg. Ah, quem quiser meter o pau, o primeiro teste-bug está aqui: http://geocities.yahoo.com.br/theobarbosa/t2.avi (3mb)
Oi Theobarbosa, tudo bem? Pode se preparar então porque vai encontrar muitos problemas para animar com GI e tudo mais, tanto no V-Ray como no Brazil Render, só depois de adquirir muita experiência vai conseguir resolver. Para animar depende de iluminar muito bem, não pode usar de certos subterfúgios usados em imagens estáticas, em animação tudo tem que estar perfeito de todos os ângulos, depende de uma setagem perfeita da cena, tanto de iluminação como de materiais e render, a questão não é ir mudando a iluminação conforme a animação, a questão é iluminar perfeitamente a cena em todas as situações. Quanto ao Expossure Control, não sei dizer se ele funciona com o V-Ray, acho que não, mas pode testar facilmente, basta pegar qualquer cena configurada com o V-Ray, ativar o Expossure Control e mandar renderizar, se ficar tudo escuro pode tentar regular a escala de iluminação para clarear. Abraços
É... infelizmente eu acho que nao funciona mesmo... Já ativei, coloquei automático, linear, exponencial, rodei pra todos os lados e nao cheguei a nada... Bom, infelizmente vou ter que usar os vraylights mesmo nas janelas pra o ajudar o GI "entrar". Bom, andré, Obrigado. Vou tentar aqui ver onde chego... Abraços. Theo
Alowww!!! O V-Ray tem o próprio exposure dele, que é o Color mapping. Sobre o lance da animação, o amigo já experimentou usar o algoritmo Global Photon Mapping? É uma mão na roda para animações. Dá uma olhada nos tutoriais dos leitores do site 3D1. ;) Flw! T+! :joiad:
Humm o color mapping já mexi muito, mas para imagens estáticas, não pra animação... Utilizo agora o HSV exponencial com valores 1,0 e 1,0 (imagem) vou tentar dar uma olhada em animação. Sobre o Photon, já olhei muita coisa por aí, mas nunca me aventurei e nao sei nem por onde começar... tens algum tutorial (prático) pra começar? Abraços. Theo
Oi gente, tudo bem? Muito bem lembrando Hawf. Isso é para vocês verem como são as coisas, usei o V-Ray por um ano, faz alguns meses que não estou usando e já começei esquecer dos detalhes. 3D depende de uma prática diária. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710609.

Total de membros registrados: 138074

Últimos membros registrados: Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema.

Usuário(s) on-line na última hora: 541, sendo 4 membro(s) e 537 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey, rabellogp.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.