Olá pessoal, desculpa a demora em retornar!
Roger: basta animar o parâmetro Lump Offset da primitiva Torus Knot. Lembre se de atribuir alguns Lumps e aumentar o Lump Height.
Sandro: não anotei o tempo de render mas fiquei surpreso com a velocidade do Fast SSS.
Andrei: ainda não conferi o CS.
Abaixo mais alguns testes.
Este é o meu primeiro contato com normal mapping, então acredito que há como aprimorar bastante os resultados.
O objetivo - Displacement rendering
Após notar que o 3ds max ignora informações de displacement quando for fazer o bake para o normal map, pensei que não havia como passar os detalhes de geometria criado pelo displacement em um mapa. Trocando ideias com o usuário Stroker na cgtalk consegui fazer o que queria. É um método manual e um pouco demorado, mas funciona.
Normal map criado com o shader do Stroker. Isto é uma renderização da viewport TOP.
Renderização utilizando o scanline em uma superfície plana com o normal map já aplicado.
Uma pequena animação em gif
Ela em maior resolução. Ignorem o flickering pois a versão original e sem compressão está ok.
http://67.15.28.3/~redpixel/outside/displacednormalmap05.html
Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com