V-ray Adaptive Subdivision Sampler

Por: paiakan  

Em: 05/05/2012 22:40

Oi pessoal :P
ja faz algum tempo que não posto nadinha :p de momento estou tentanto aprofundar os meus conhecimentos em v-ray e neste momento estou estudando os \"image samplers\". Ja estou começando a entender como funciona o Adaptive DMC mas não entendo como funciona o Adaptive Subdivision!! a minha maior confusão é o facto de o Adaptive Subdivision ser capaz de usar o \"oversampling\" (em que 1 sample subdivide o pixel em 4 subpixeis) como o DMC e tem também o \"undersamplig\" (que usa um sample para 4 pixeis). Textualmente entendo que são o oposto um do outro mas não entendo como é que ao fazer a subdivisão de um pixel faz ao mesmo tempo a \"junção\" de varios pixeis em 1 sample!! a maior parte dos graficos sobre este assunto falam de como funciona o oversampling mas são pouco explicitos em relaão ao undersampling!! alguém me pode esclarecer um pouco esta confusão???

um grande abraço e obrigado a todos por me fazerem progredir :)
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
Ele interpola, traça um raio para 4 pixels e interpola o resultado. Por ser adaptivo, ele só vai fazer isso em áreas sem muito detalhe, como o meio de uma parede branca, raramente ele faz isso nos cantos. Vc pode ligar o show samples para entender onde ele faz o undersample.
De qualquer forma, o adaptive DMC é mais eficiente na grande maioria das cenas, use ele.
é isso eu estudei e compreendi que o DMC é mais eficiente que o adaptive e compreendi também que o DMC é melhor para cenas com objectos finos como laminas, uso de area shadows, DOF e Motions blur, e o adaptive é bom para cenas que nao tenham esses efeitos. agora gostaria de entender como funciona o adaptive para conseguir explicar tambem a um colega que tem a mesma duvia!! seria possivel com graficos ou imagens como este site por exemplo:

http://www.interstation3d.com/tutorials/vray_dmc_sampler/demistyfing_dmc.html

aqui eu vi que está o dmc muito bem explicado :D so nao entendo o funcionamento do undersampling!!
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
Alguém me pode dar uma ajudinha?
Opá dae gente, entaum o Fla3DMadness explicou ali à cima mas tmb

Existe um Livro chamado \" Vray - The Complete Guide\" de um tal de Francesco Legrenzi, lá existe explicação tecnica para todos os fatores do vray, mas naum atualizado para o 2.0, mas pelo que li lá nas conclusões, e pela vasta tabela ilustrada com comparaçõesde samplers. o DMC é absolumente melhor e até 3x mais rápido, E efeitos de camera vc cria no photoshop, Looks, e AE,

Se quiser os detalhes nos seus minimos detalhes, lhe aconselho esse BOOK, é exclarecedor.

Valew
Se é pra fazer, que seja bem feito.
Valeu Vinametal, também tenho um desses e ajudou bastante a compreender o DMC!! mas continuo sem perceber o proprio funcionamento do adaptive sampler :D é que eu gostaria de explicar a esse meu colega como é que as coisas funcionam comprovando por meios tecnicos!! senão ele vai axar sempre que o adaptive sampler é melhor que o DMC e dar a volta a cabeça dele assim dizendo \"olha que não, que o dmc é muito melhor\" não é facil e ele nao acredita!! tem que tar tudo bem explicito pra ele :P

mas agradeço os vossos concelhos na mesma, um grando obrigadao :D
Ele deve dizer isso, por vários motivos, tipo ele é aqueles cara do contra, sabe tipo rio x ken / playstation x saturno / heehhheeheh.

Ou vc projeta mais que ele e ele guarda uma inveja e sempre tenta te contrariar, pois é provado em vários artigos, até mesmo no Vray manual oficial da chaos group, para imagens estaticas o DMC arrebenta agora para animações o Adaptive se adapta melhor e gera menos flicker, por ai vai, os 2 são bons, mas é como o corel e photoshop, são para duas saidas diferentes, dependendo da combinação do render uum pode ser melhor que o outro, entaum deixa ele te contrariar e continua usando o DMC, aconselho 1x16 pra fexa legal a qualidade em altas resoluções.

Da uma olhada no manual da chosgroup,.

http://www.spot3d.com/vray/help/200R1/render_params_imagesampler.htm
Resumindo, o undersample é como se em alguns trechos da imagem ele renderizasse com a resolução menor e fizesse um upscale, entende? Ele pega um conjunto de 4 pixels mas calcula apenas um e usa o resultado nesses 4. Por isso só presta em testes e sem muitos detalhes.
A questão é que como ele gera esse grid que o vina postou a imagem, ele consome mais memória e fica mais lento em cenas mais complexas, pois ele tem que ficar analisando onde precisa colocar mais samples a cada passada.
Hoje em dia não vejo alguma cena de um trabalho do dia a dia em que o adaptive seja melhor, não fica mais rápido e o DMC não da flick. Também não da pra chutar um valor como 1 e 16 no DMC, varia de cena para cena e de acordo com a resolução, o default 1 e 4 costuma resolver por exemplo em animações em full HD, quanto maior a resolução menos samples vc precisa.
Eu renderizo em até 10000x6000 para panorama, faço trabalho para uma firma e eles gostam de dar zoom na bagaça e apresentação no telão dai como o panorama divide em 4, digo o Sphere camera do vray, quq eo panorama do max dá diferença nas cameras e mostra junção.

Agora meus testes eu faço em 1600, ou em até 1920, vc fica testando em valores pequenos, regulando, sendo que as vezes só precisaria de uma resolução maior, tipo peguei trauma e desço o porrete, sem dó.
Claro, se da tempo é sempre bom jogar o subdivis pra cima pra garantir. Pra isso as vezes coloco o global subdivision multiplier em 2x quando to com tempo de render e quero garantir a melhor qualidade. [:)]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717329.

Total de membros registrados: 143136

Últimos membros registrados: dtabach, Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556.

Usuário(s) on-line na última hora: 431

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.