V-ray Adaptive Subdivision Sampler

Por: paiakan  

Em: 05/05/2012 22:40

Oi pessoal :P
ja faz algum tempo que não posto nadinha :p de momento estou tentanto aprofundar os meus conhecimentos em v-ray e neste momento estou estudando os \"image samplers\". Ja estou começando a entender como funciona o Adaptive DMC mas não entendo como funciona o Adaptive Subdivision!! a minha maior confusão é o facto de o Adaptive Subdivision ser capaz de usar o \"oversampling\" (em que 1 sample subdivide o pixel em 4 subpixeis) como o DMC e tem também o \"undersamplig\" (que usa um sample para 4 pixeis). Textualmente entendo que são o oposto um do outro mas não entendo como é que ao fazer a subdivisão de um pixel faz ao mesmo tempo a \"junção\" de varios pixeis em 1 sample!! a maior parte dos graficos sobre este assunto falam de como funciona o oversampling mas são pouco explicitos em relaão ao undersampling!! alguém me pode esclarecer um pouco esta confusão???

um grande abraço e obrigado a todos por me fazerem progredir :)
\"uma imagem vale mil palavras...\" uma animação vale 30 mil palavras por segundo
Ele interpola, traça um raio para 4 pixels e interpola o resultado. Por ser adaptivo, ele só vai fazer isso em áreas sem muito detalhe, como o meio de uma parede branca, raramente ele faz isso nos cantos. Vc pode ligar o show samples para entender onde ele faz o undersample.
De qualquer forma, o adaptive DMC é mais eficiente na grande maioria das cenas, use ele.
é isso eu estudei e compreendi que o DMC é mais eficiente que o adaptive e compreendi também que o DMC é melhor para cenas com objectos finos como laminas, uso de area shadows, DOF e Motions blur, e o adaptive é bom para cenas que nao tenham esses efeitos. agora gostaria de entender como funciona o adaptive para conseguir explicar tambem a um colega que tem a mesma duvia!! seria possivel com graficos ou imagens como este site por exemplo:

http://www.interstation3d.com/tutorials/vray_dmc_sampler/demistyfing_dmc.html