Oi Wladmir, tudo bem?
Se ainda não sabe animar é bom estudar bem o After antes de se aventurar com os plugins, porque tem muita coisa para aprender.
Vai apanhar muito do programa dessa forma, se estudar a base dele e as técnicas mais elementares de composição, vai conseguir de entender sozinho com as coisas que vierem pela frente.
O After é para animar, então a primeira coisa é aprender os comandos de animação, pois todos os efeitos podem ser animados.
Teste com dois layers, animando o movendo, a rotação e a escala, depois que pegar o jeito disso, olhe nos componentes dos Layer, tem diversos atributos que podem ser animados, por exemplo a opacidade, acho que se chama Transparency no After, teste todos os componentes dos Layers.
Depois dá uma olhada nos operadores, acho que no After chama Filters, não me lembro mais dos nomes que usam nele, no Combustion é Operators, são diversos filtros e efeitos que pode aplicar e animar.
Depois estude as técnicas mais elementares de composição, como canal Alpha e máscaras, porque em qualquer composição se usa essas coisas.
Quando estiver nessa parte, vai saber como gerar uma imagem para fazer o Shine criar luminosidade apenas onde deseja.
Abraços