Oi gente, tudo bem?
Como sabem, eu não estava mais fazendo novos tutoriais e nem atualizando os antigos, devido a todas as sacanagens que fazem com os tutoriais, roubando para vender em CD, para publicar apostila de escola de informática, para distribuir em PDF pelo Kazaa, e sempre retirando todos os meus créditos e da Três D1.
Mas agora eu arrumei um jeito de dificultar muito a edição do texto sem pesar o arquivo, como acontece quando usa Flash por exemplo. E essa corja de vagabundos não vão querer ter trabalho para retirar os créditos.
Então só agora eu voltei a atualizar os tutoriais que estão super defasados, os Avançados estão só até o Max 4.2 ainda, sendo assim, a minha prioridade no momento é atualizar todos os tutoriais.
Depois que os tutoriais estiverem atualizados eu pretendo voltar a escrever novos tutoriais, e certamente o RagDoll será abordado, porque é uma ferramenta maravilhosa do Reactor, não só para simular corpos orgânicos, como para outros tipos de simulação que envolva juntas.
Ele não é difícil, muito pelo contrário, é super simples, mas para quem já conhece bem o Reactor, quem já sabe os macetes do plugin, e sabe configurar o ambiente da cena adequadamente para o Reactor trabalhar.
Todos os macetes usados em Rigid Body, Cloth, Rope, e Soft Body são usados com o RagDoll, Hinge, CarWheel, Dashpots, Points e tudo mais.
Começar pelo RagDoll complica bastante, mas sabendo os recursos básicos que vinham na versão antiga, ai fica fácil de se entender com os novos recursos da versão 2.
Eu peguei o jeito das ferramentas novas do Reactor no mesmo dia, até fiz aquela animação de teste do carrimnho capotando e voando sangue para todos os lados :)
Mas só tive essa facilidade porque uso o Reactor desde o Max 3, quando foi lançado com o nome de Havok.
Sobre a dúvida do uso do RagDoll em outros seres que não sejam humanóides, pode criar a estrutura da forma que desejar, essas ferramentas do Reactor são como os Contraints do Max, você vai juntando como peças de Lego para montar o sistema que desejar.
Quem viu aquele artigo que escrevi logo que saiu o Max 6, ainda pode ser visto junto com a animação do carrinho na seção Softwares da Três D1, lá eu fiz uma outra animação usando o RagDoll com um escorpião.
Pode usar ele para criar qualquer sistema de juntas.
Abraços