RagDoll

Por: hijack  

Em: 22/12/2004 17:51

E ae pessoal, será que alguem poderia indicar uns sites bons para estudo de RagDoll? Ou André, tu poderia se habilitar a faz um tuto neh cara, heheheh! RagDoll ta super na moda.
"hijack" disse: E ae pessoal, será que alguem poderia indicar uns sites bons para estudo de RagDoll? Ou André, tu poderia se habilitar a faz um tuto neh cara, heheheh! RagDoll ta super na moda.
humm!!! o que é RagDoll ??? valeu!!!!!!!
Rag Doll simula reações físicas através do Reactor do max. Ele é usado para humanóides, acredito eu. hehehe.. mas acho q dá pra usar em qlqr tipo de ser vivo.. não sei nada dele. o André é q sabe mtooooooo!!!!.. hehe.. fz um tuto aí André!!! vlw? Abração!
www.rodolforoth.com
"ziriguidum" disse: Rag Doll simula reações físicas através do Reactor do max. Ele é usado para humanóides, acredito eu. hehehe.. mas acho q dá pra usar em qlqr tipo de ser vivo.. não sei nada dele. o André é q sabe mtooooooo!!!!.. hehe.. fz um tuto aí André!!! vlw? Abração!
Obrigadão Ziriguidum... já que todo mundo tá falando, vou pedir tb: fz um tuto aí André!!! :lol: Valeu!!
Oi gente, tudo bem? Como sabem, eu não estava mais fazendo novos tutoriais e nem atualizando os antigos, devido a todas as sacanagens que fazem com os tutoriais, roubando para vender em CD, para publicar apostila de escola de informática, para distribuir em PDF pelo Kazaa, e sempre retirando todos os meus créditos e da Três D1. Mas agora eu arrumei um jeito de dificultar muito a edição do texto sem pesar o arquivo, como acontece quando usa Flash por exemplo. E essa corja de vagabundos não vão querer ter trabalho para retirar os créditos. Então só agora eu voltei a atualizar os tutoriais que estão super defasados, os Avançados estão só até o Max 4.2 ainda, sendo assim, a minha prioridade no momento é atualizar todos os tutoriais. Depois que os tutoriais estiverem atualizados eu pretendo voltar a escrever novos tutoriais, e certamente o RagDoll será abordado, porque é uma ferramenta maravilhosa do Reactor, não só para simular corpos orgânicos, como para outros tipos de simulação que envolva juntas. Ele não é difícil, muito pelo contrário, é super simples, mas para quem já conhece bem o Reactor, quem já sabe os macetes do plugin, e sabe configurar o ambiente da cena adequadamente para o Reactor trabalhar. Todos os macetes usados em Rigid Body, Cloth, Rope, e Soft Body são usados com o RagDoll, Hinge, CarWheel, Dashpots, Points e tudo mais. Começar pelo RagDoll complica bastante, mas sabendo os recursos básicos que vinham na versão antiga, ai fica fácil de se entender com os novos recursos da versão 2. Eu peguei o jeito das ferramentas novas do Reactor no mesmo dia, até fiz aquela animação de teste do carrimnho capotando e voando sangue para todos os lados :) Mas só tive essa facilidade porque uso o Reactor desde o Max 3, quando foi lançado com o nome de Havok. Sobre a dúvida do uso do RagDoll em outros seres que não sejam humanóides, pode criar a estrutura da forma que desejar, essas ferramentas do Reactor são como os Contraints do Max, você vai juntando como peças de Lego para montar o sistema que desejar. Quem viu aquele artigo que escrevi logo que saiu o Max 6, ainda pode ser visto junto com a animação do carrinho na seção Softwares da Três D1, lá eu fiz uma outra animação usando o RagDoll com um escorpião. Pode usar ele para criar qualquer sistema de juntas. Abraços
ae André.. massa! vc podia explicar esse esquema de constraints, né? hehehhee.. e tb por um tuto daquele esquema de salpicar sangue qdo tiveres tempo. eu tinha aqueles seus 2 vídeos. poe os links pra galera baixa-los de novo. Abração
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? Os vídeos ainda estão na Três D1, está na seção Softs, clica no item 3ds max 6 que tem todos os artigos que publiquei quando lançaram ele, inclusive o do Ragdoll. Sobre os Constraints, com certeza tenho que fazer tutoriais sobre isso, é muito importante em animação, muito importante em tudo que for animar, também será uma das prioridades quando terminar de atualizar os tutoriais. Agora o lance do sangue, putz, esse é facinho, se te falar vai desacreditar. É feito com o mapa Splat do 3ds max, coloquei a cor da roupa num Slot e vermelho no outro, depois animei os parâmetros do mapa para ir aumentando a quantidade de manchas até ficar bem cheio de sangue. E a parte das partículas jogando sangue também é simples, só coloquei sistemas para emitir partículas onde o personagem batia alguma parte do corpo, e apliquei material vermelho nelas. Só isso. As manchas de sangue não acontecem onde bate as partículas, é uma ilusão, elas acontecem aleatóriamente, mas como são muitas partículas pelo meio da cena, o espectador não percebe. Abraços
haha! mto massa! hehehee.. vlw mesmo!... mas... dá uma explicadinha aí sobre constraints pra galera enqto não sai um tuto.. hehehe... Abração véi!
www.rodolforoth.com
Oi Ziriguidum, tudo bem? Contraints não é difícil, mas tem que passar antes pelos controladores, ai seria bom antes conhecer o Curve Editor e as funções de animação, então o problema é que só é fácil depois que tem uma certa base em animação básica, porque é nesse ponto que o assunto começa a ficar mais complexo. Um Controller controla a interpolação da animação entre Keys, por exemplo, uma esfera com 3 Keys, um é o ponto inicial, o segundo é o meio do caminho e o terceiro é o ponto final, com estes 3 pontos o caminho pode fazer uma curva, certo? Então, se o Controller dessa animação for Linear por exemplo, o movimento da esfera vai ser constante, não vai fazer uma curva, vai fazer uma virada brusca em 90 graus quando chegar no segundo Key, agora se o Controller fosse um Bezier, a esfera teria um movimento mais suave e faria uma curva suave no segundo Key. Isso é o que está atrás do Curve Editor, no Curve Editor você pode editar isso perfeitamente sem nem saber nada de controladores, mas para objetos que tem Keys, que são animados por você. E como faz então com os objetos que não tem Keys, que são animados por interações criadas com o Rig? Tem que trabalhar os controladores da animação de cada objeto. Os Constraints são a mesma coisa que os Controllers, a diferença é que eles controlam a animação por meio de interações com outros objetos ou com outros Constraints. Se for simplificar no último, a síntese é isso. Abraços
mmmmmmm.. entendi.. do Curve Editor eu manjo um poko sim.. áté por todos os pulos dos tomates tive q alterar por ali. Qto a constraints.. eu entendi o q vc quis dizer sim.. só não sei qdo usar.. como e como fazer.. hehehehehe.. qto a rigs.. pra humanóides estou usando o CS.. e pra outros faço com bones mesmo... Normalmente uso aqueles IK Chains.. Spline IK pra colunas e talz.. às vezes.. qdo me dá na telha ponho uns Dummys pra controlar.. e só.. sei q tem gente q usa mto mais coisa.. mas eu só uso isso. hehehehe Abraços! Vou ficar no aguardo d um tuto sobre constraints. hehehehe Flw André!
www.rodolforoth.com

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 520

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.