Testes - Linear Workflow / V-Ray / Qual a forma correta de se salvar!?

Por: CarloZ!  

Em: 02/10/2012 15:52

Bom galera eu estou achando o eskema de configurar o LW no v-ray
muito complicado, e fiz varios testes e li aki varios topicos,
mais num cheguei ainda a uma conlcusão de qual é o certo e qual
te devolve realmente as cores certas na hora de renderizar e salvar!

Veijam alguns testes que eu fiz, salvando e mantendo a opção
\"Use system gamma default\" padrão em todas, qual seria a forma certa galera?!?

===========================================================================

Praticamente todos deram diferenças T_T

Acho que eu são várias formas de configuração de LWF no V-ray. Vou acompanhar o tópico para eu poder saber mais sobre isso também.
boa pergunta... tbm sofro com isso... geralmente tendo que recorrer ao photohop...
\"Com uma folha qualquer eu desenho um sol amarelo... e com 5 ou 6 setas é facil fazer um castelo\" http://marcelorezende3d.blogspot.com/
Minha recetinha é somente ativar o \"dont affect colors\", talvez não seja o modo perfeito mas é o melhor \"custo beneficcio\" entre qualidade de e facilidde de configuação.
Se vai trabalhar com Linear Workflow, precisa usar o color mapping em linear. A partir do momento que vc coloca uma curva exponencial no color mapping vc já não está trabalhando em linear, LWF deve-se aplicar essas curvas exponencial ou reinhard na pós.
Cara nao sei se é a forma certa,mas gerelmente eu configuro a minha imagem no Vbuffer e quando salvo salvo por ele tmabem..
A imagem salva pelo max vai lavada mas a do Vbuffer vai certinha.
Vlw pelos toques galera!

Se vai trabalhar com Linear Workflow, precisa usar o color mapping em linear. A partir do momento que vc coloca uma curva exponencial no color mapping vc já não está trabalhando em linear, LWF deve-se aplicar essas curvas exponencial ou reinhard na pós.

OMG, desconfiava, mais não sabia que tinha q usar o linear multiply, pra mim
era soh setar ali o gamma em 2,2 e jah tava valendo, vlw por esclarecer.
Vou passar um config padrão que aprendi em uma aula de v-ray e que fica bom em 99% das cenas.

1 - Usar O buffer do v-ray
2 - Usar o color mapping como Linear Multiplier poe como 2.2 o gamma e ativa apenas o affect background (vc pode mudar isso depois, caso sinta necessidade, mas é necessário estar em Linear Multiplier .
3 - no menu do max vá em customize>preferences Ativa Enable GamaLUT, ativa o gamma, poe em 2.2, em materials and colors ativa os dois slots, em input gamma poe 2.2 e output deixa o padrao.

Pronto, agora só renderizar, e não ativa o Srgb do buffer do v-ray pq ele vai calcular errado, já que o gamma já esta certo, vai ficar muito claro.

Vou passar um config padrão que aprendi em uma aula de v-ray e que fica bom em 99% das cenas.

2 - Usar o color mapping como Linear Workflow poe como 2.2 o gamma e ativa apenas o affect background (vc pode mudar isso depois, caso sinta necessidade, mas é necessário estar em linear workflow.
3 - no menu do max vá em customize>preferences Ativa Enable GamaLUT, ativa o gamma, poe em 2.2, em materials and colors ativa os dois slots, em input gamma poe 2.2 e output deixa o padrao.

Pronto, agora só renderizar, e não ativa o Srgb do buffer do v-ray pq ele vai calcular errado, já que o gamma já esta certo, vai ficar muito claro.

Acho que essa é a forma que costumo usar aqui.

2 - Usar o color mapping como Linear Workflow poe como 2.2 o gamma e ativa apenas o affect background (vc pode mudar isso depois, caso sinta necessidade, mas é necessário estar em linear workflow.

Mais quando vc diz para usar o \"color mapping em Linear Workflow\"
vc tah dizendo pra colocar no Linear multiply ou habilitar o checkbox Linear Workflow?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 769

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.