Testes - Linear Workflow / V-Ray / Qual a forma correta de se salvar!?

Por: CarloZ!  

Em: 02/10/2012 15:52

PEla resposta dele é bem provável que esteja falando de marcar o Linear Workflow (logo à direita).
Esse botão costuma enganar muita gente, mas nada que uma lida no manual não resolva:

\"Linear workflow - when this option is checked V-Ray will automatically apply the inverse of the Gamma correction that you have set in the Gamma field to all VRayMtl materials in your scene. Note that this option is intended to be used only for quickly converting old scenes which are not set up with proper linear workflow in mind. This option is not a replacement for proper linear workflow\"
http://www.spot3d.com/vray/help/200R1/render_params_colormapping.htm

Qualquer dúvida usem o tradutor do google. Resumindo, esse botão é para uma conversão rápida de cenas antigas, não é para usar no lugar de um correto linear wokflow.
Cheguei a ler sobre ele (google translator é claro. HE!HE!), e por isso não o usava. Acho que comecei bem nesta parte, mas sei lá! Estou meio inseguro como usar de forma correta o V-Ray com Linear Workflow.
Pois é new, e o curso de v-ray da 3D1 que faz falta nessas horas heheh!
Um google translator ajudar a se virar nos sites gringos, mais nada melhor
que um bom portuguÊs bem explicado para sanar todas essas duvidas!
Cheguei a ler sobre ele (google translator é claro. HE!HE!), e por isso não o usava. Acho que comecei bem nesta parte, mas sei lá! Estou meio inseguro como usar de forma correta o V-Ray com Linear Workflow.

Como eu ja comentei outras vezes, o método que eu sigo foi o recomendado pelo Vlado, criador do vray. Eu passo para todos os meus alunos e funciona sem problemas com todos, basta desde o começo já trabalhar nesse método que não tem erro, o maior problema é sempre convencer quem trabalha de outra forma a se adequar, principalmente quem usa o color mapping em exponencial ou reinhard, já que o método linear implica trabalhar com a cor sempre linear, por isso precisa usar o color mapping em linear.

Na pratica ligamos o gamma do max e avisamos o vray para usar a correção de gamma na hora de fazer a adaptação dos samples mas não aplicar essa correção no render final, por isso ligamos o botão \"don\'t affect color\", outro botão que ja vi muita gente fazer confusão sem entender direito para o que serve. Dessa forma o resultado sai inalterado, permitindo trabalhar corretamente na pós produção.
[quote] Vou passar um config padrão que aprendi em uma aula de v-ray e que fica bom em 99% das cenas.

1 - Usar O buffer do v-ray
2 - Usar o color mapping como Linear Workflow poe como 2.2 o gamma e ativa apenas o affect background (vc pode mudar isso depois, caso sinta necessidade, mas é necessário estar em linear workflow.
3 - no menu do max vá em customize>preferences Ativa Enable GamaLUT, ativa o gamma, poe em 2.2, em materials and colors ativa os dois slots, em input gamma poe 2.2 e output deixa o padrao.

Pronto, agora só renderizar, e não ativa o Srgb do buffer do v-ray pq ele vai calcular errado, já que o gamma já esta certo, vai ficar muito claro.

Mais quando vc diz para usar o \"color mapping em Linear Workflow\"
vc tah dizendo pra colocar no Linear multiply ou habilitar o checkbox Linear Workflow?

[/quote]

Perdão, é para colocar em linear multiply quando me referi a workflow. o linear workflow eu deixo desligado normalmente. faz uns testes ai e compara pra ver se a imagem ficou boa como queria.
HAeow Flad3DMadness!

A forma que tu usa tá aqui né:
http://www.tresd1.com.br/forum/tira-duvidas/perguntas-de-computacao-grafica/82572
É isso mesmo, não tem muito segredo. [:)]
show de bola esse tópico galera!
estava precisando disso!
obrigado, vlw!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.