Matte com Fur

Por: Ricardo  

Em: 29/10/2012 20:26

Oi Pessoal,..
seguinte...
Pra fazer o Matte com Fur no scanline pois com vray ou mental ta custando demais.

1 - Aplico o MatteShadow no personagem;
2 - Renderizo por buffer o hair fur e ponho para as luzes principais semelhantes as posicionadas na cena original com vray.
3 - Ponho pra malha do personagem não causar sombras , pois se não vai duplicar a sombra da malha do personagem que ja está sendp gerada na cena original.

Daí,.. ele renderiza o fur em alpha Ok!
e pega as sombras do Fur na malha do peronagem e no chão ou outros objetos da cena. Ok.

Mas acontece o seguinte problema,... A sombra do fur, não sei porque,
mas passa por dentro da malha e onde era pra ser bloqueada pela malha,
e pega tanto no chão como em outras partes da malha do personagem que eram pra estar em sombra pelo próprio corpo do personagem, que por sinal eu desabilitei para não duplicar essa sombra.

Sinceramente meio que complicou o meu entendimento, mas não perdi o fio na miada.
apenas não estou entendendo Como fazer pro fur fazer a sombra na malha do personagem,
e ao mesmo tempo não atravessar ela pegando em outro objetos que estejam embaixo,
sem duplicar a sombra do corpo.

Alguém ja tiver feito ou souber de algum tuto que explique exatamente esse ponto,
da uma força aê.

Abraço!
Ricmage
Tira o generate shadow do objeto, acho que é isso, depois com mais tempo eu vejo melhor. :)
O \" Cast Shadow \" que tu fala não é?

Pronto, foi isso que eu fiz,
Só que aí a sombra do fur pega no corpo do personagem como era pra ser,
mas continua passando e pegando no chão ,
e em otras partes do corpo que ja não pegaria se a malha do corpo tivesse bloqueando a sombra.

Po, se souber ;].

Bração!
Ricmage
Mas é isso mesmo, vc não quer a sombra do cabelo no chão também? O que pode fazer é um render separado com as sombras da cena sem o hair e subtrair uma sombra da outra na composição.
O hair tem um sistema próprio de oclusão que em geral o automatico já funciona e é independente do cast shadow ligado ou não, mas vc pode forçar ele a usar alguns objetos para oclusão.
Qualquer coisa posta uma imagem pra eu tentar entender melhor o problema pois varia também de cena pra cena.
Oi Fla3d,
O Occlusion do fur naum sei como funciona direito mas até onde entendi serve só pra cortar os pelos pro matte.

Estou tentando primeiro só com uma luz spot com sombra shadowmap,
dando certo ponho mais outras.
Botei 3 imagens uma sendo o alpha
e otra com as correções que penso que era pra ter.

Nas imagens da pra notar no braço dele que a sombra está pegando, assim como no chão,
mas que estas duas sombras estão vindo inteiras, quando eram pra vir cortadas(filtradas) pelo corpo, ja que ali ja vai ter a sombra do corpo da luz na cena original.
No caso penso que era pra ter um buraco no meio da sombra do chão,
e a sombra que aparece no antebraço esquerdo com a pata mais embaixo nesta imagem acho que nem era pra ter esta sombra.

o material aplicado no corpo é o matte shadow do scanline,
e a malha sem cast shadow do \"object properties\"

...poxa não é possível que não tenha um jeito facil e certo dele ja fazer isto,
ja não bastasse os montes de dificuldades e falhas que o fur do max tem.

Souber como fazer fla3d, agradeço muito!

Braço!
Ricmage
Então, é normal acontecer isso com matte, não é culpa exclusiva do hair. Pra resolver tem que fazer como eu falei, faz um pass de shadow da cena e na pós usa o pass de sombra pra subtrair a sombra do hair, se não ela vai ser duplicada mesmo.
uff, É desse jeito parece q da certo,
sendo assim é uns 4 passes,
1 O base original em vray( sem pelos );
2 O só com o Fur sem sombra( o corpo com cast shadow mesmo )(scanline) ;
3 Um só com a sombra do Fur( scanline );
4 e O render elements só a Sombra do corpo( scanline ou vray );

- Aí na composição da um blend em \"Silhuet Luma\" da sombra do fur com a sombra do corpo.
- Pega essa composição e joga em outra composição embaixo do passe de fur e em cima do render original do vray sem fur..
poxa.. queria saber outra maneira mais pratica,
será que em estúdios um pouco maiores eles trabalham pelos deste jeito?

Mas assim acho já funciona,
Muito Obrigado Flad3D, Valeu a força.
Quando tiver finalizado ele, te mostro por aqui.

E se alguém souber alguma outra idéia sobre isso,... divide aqui com a gente.

Comecei a testar o hairfarm, muito bom.
Bem mais rapido que o \"hair and fur\" do max, além de trabalhar bem a colisão simulação entre pelos, e render.
Mas a versão teste não salva, nem carrega o modo por linhas, aí fica meio ruim de estudar mais ele.

As vezes não entendo por que a autodesk não compra esse tipo de ferramenta para agregar ao 3ds.
Talvez o valor que tenham posto deve ter sido realmente muito alto rsr.
Mas beleza, vamo indo.

Bração!
Ricmage

É, da trabalho mas é o jeito, pelo menos até termos computadores rápidos o suficiente pra renderizar o cabelo no vray. [:)]

Pelo menos os passes de hair e sombra do hair da pra tirar de uma vez só usando o render elements do hair e de shadow. E a dica que eu te dou é não usar correção de gamma no hair.
rsrsrs.. belez.

Rapa,fui por as outras luzes da cena e apareceu outros problemas rsrsrs.

Uma sombra occlusion do fur no corpo é outra coisa que eu teria que render separado certo?

Aquele Global ilumination aply skylight na janela effects do fur, é referent ao quÊ?!
se ele foi feito pra render por buffer..

Ta uma dor de cabeça pra conseeguir tirar o resultado certo disso.

Malz perguntar tanto Madness mas, parece ter pouca gente pra trocar idéia sobre certas coisas. aqui na 3d1 ainda é um lugar que você acha um bucado de gente querendo dar uma força, mas certos assuntos ainda são meio desconhecido pela maioria.

Valeu!
Braço!
Ricmage

aff madness é osso essas coisas, não tem ninguem que realmente saiba o jeito certo de render o hair and fur do 3ds, a não ser que seja meio na gambiarra,
não acho nenhum tutorial completo com scanline.

por mental ray ou vray é um tempo de render absurdo.
.... : [.

continuar andando aqui,.. valeu a força po.

braço!
Ricmage

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 356

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.