Vídeos com tecnologia 3D usando o 3D Studio Max

Por: ghsa  

Em: 01/11/2012 16:59

Boa Tarde, estou querendo saber mais sobre filmes 3D, falo da tecnologia 3D que você precisa dos óculos para visualizar e uma TV que tenha suporte. Gostaria de saber se existe como criar esse tipo de animação com o 3D Studio Max, não sei bem mas acho que deve ser alguma coisa nas câmeras, a única coisa que sei é que ele cria 2 imagens da mesma cena e a TV ou reprodutor 3D junta essas 2 imagens. Desde já agradeço!
Depende muito. Existem vários tipos de 3d como o estereocópico e o imax que são os mais usados. O processo de criação é normal como qualquer outro a diferença se fz comumnete na pós produção. Existem scripts que fazem o esteroscópico direto no max mas eu nunca me dei bem com aquilo não, na pós dá muito trabalho mas é bem mais preciso.
Essa questão da pos produção não seria o caso da \"conversão\" para 3D? Ouvi falar que quando a animação é \"filmada\" em 3D ela fica bem melhor por isso que perguntei sobre as câmeras. O tipo de 3D que prefiro é o esteroscópico. Obrigado pela ajuda!
ghsa,

Se for bem convertido para 3D, o filme fica tão bom quanto se tivesse sido filmado ou renderizado com estereoscopia. Para o caso das filmagens, usam-se câmeras estereoscópicas (uma câmera com duas lentes separadas). Para o caso da renderização, usam-se duas câmeras virtuais corretamente posicionadas e depois compõem-se as imagens usando algum software de composição/edição.

Você pode optar por renderizar com uma só câmera no 3ds max e depois fazer a conversão para 3D, ou então, fazer o render separadamente para os dois canais (esquerdo e direito, daí o nome ESTEREOscopia) usando uma câmera para cada canal e depois junta-los na composição/edição. Procure por \"renderização estereoscópica com 3ds Max\" ou \"3ds Max stereoscopic rendering\" na Internet.

Abraços.
chrisrezende, muito obrigado! esclareceu muita coisa, vou da uma pesquisada agora que sei como começar e qualquer coisa volto aqui. Grande abraço!
Me desculpem mas nunca que um filme conmvertido para 3D vai ficar tão bom quanto um realmente filmado já em 3D com as dua cameras, ou no caso um render já feito em 3D. Nunca mesmo!
Eu acho que fica sim prata, inclusive 80% da produção 3d atual tem vindo do nuke que se faz a duplicidade de canal direto lá.
Mas a filmagem ja em 3d grava a perspectiva do olho direito e do olho esquerdo individualmente, gerar uma imagem 3d a partir de uma unica perpectiva so pode gerar un efeito fake. Mesmo que quebre um galho ainda nao é um true 3d.
Olá prata,

Com certeza a conversão para 3D não é uma filmagem estereoscópica real, mas eu também não chamaria de quebra-galho. Não há dúvidas que o método de conversão é sim muito eficiente. Tanto é que quase tudo que vemos nos cinemas 3D é resultado de conversão em pós-produção e não de filmagem estereoscópica, com algumas exceções é claro. Grandes produções, mesmo com condições técnicas e financeiras para utilizar filmagens estereoscópicas, não o fazem devido à alta complexidade (pois todo o trabalho é dobrado) e à imensa quantidade de dificuldades introduzidas por esse método.
Mesmo assim, mesmo que de a impressão de 3D, pra mim não é 3D. O 3D é a junção de duas perspectivas, como vão criar uma segunda perspectiva do nada? Dar a sensação de profundidade até aquelas revistinhas com óculos azul e vermelho davam a décadas atrás.

Eu sei que no cinema eles usam essa gambiarra para remasterizar filmes velhos para 3D, pois não vão filmar denovo é claro. Do mesmo jeito que remasterizaram vários títulos antigos para alta definição, mas só já sendo filmando em HD pra ser 100% em alta definição.

Agora filmes novos já são todos gravados em HD, e no caso de 3D já são todos gravados com cameras stereoscópicas, e se não são os estúdios de hollywwod cairam de 100 pontos positivos para 1 milhão negativos comigo agora. Que absurdo uma superprodução milionária fazer uma gambiarra pq da menos trabalho?

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 786

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.