Tirando efeito de serrilhado da imagem no VRay...como?

Por: Omar Almeida  

Em: 04/01/2005 01:40

Sobre a discussão MR vs VRay, te digo que não vai levar em nada, ja vi este tipo de discussão em grandes fóruns como o CGTalk e Evermotion, ninguém chegou a conclusão nenhuma. É o mesmo tipo de discussão 3dsmax vs Maya, Linux vs Mac vs PC... Eu citei ShagHair por que é o plugin mais usado por quem trabalha com CG, acho ele indispensável para quem faz modelagem orgânica. Ai você me fala sobre alternativas... tá, tem o particle flow do 3dsmax, da para fazer cabelos numa boa com ele, mas fica com o mesmo resultado? Os cabelos poderão ser animados com vento, gravidade, etc? E o peso final do arquivo? Concordo contigo, tem infinitas coisas que o MR faz e o VRay não. Mas o VRay é com certeza absoluta o melhor render para arquitetura, que é a minha área. Até hoje eu não vi nenhuma cena arquitetonica interna que fosse renderizada no MR e o cara dissesse que o tempo de render era 1/2 horas, sempre vejo em fóruns o pessoal tentando usá-lo e o resultado são paredes cheias de manchas e cenas mal iluminadas. Por que isso? Porque tentam fazer optimização de configurações e acabam estragando tudo. Mas se você quer fazer um comparativo entre os dois renders, podemos fazer isso na prática. Acho que o Sandro não se importará em usarmos a cena dele para isso. Me avisa que abro um tópico fixo. Abraço :joiad:
"HAWF" disse: Mas se você quer fazer um comparativo entre os dois renders, podemos fazer isso na prática. Acho que o Sandro não se importará em usarmos a cena dele para isso. Me avisa que abro um tópico fixo.
Hawf, concordo com você que a discussão não levará a nada, eu sou v-ray, mas pra mim o que importa é o resultado, já vi imagens fantásticas feitas no Scanline, e o que sempre vai fazer diferença é o BIOS (bixo ignorante operando o sistema). Quanto a usar a minha cena fiquem a vontade, acho que nem há a necessidade de se abrir um outro tópico, podem fazer lá mesmo, acho que é importante esse tipo de estudo de iluminação, inclusive vou até mudar o título para "Estudo de Iluminação", dessa forma não impede que alguém deixe de participar por não usar o v-ray. Hijack, até hoje também não vi nenhuma imagem feita no MR que não pudesse ser feita no v-ray, fui no lançamento do "Oficial do Max7" e nem apresentação de Mental Ray teve, mesmo os caras parecem não conhecer a fundo o MR, o que mostraram foi o "Render to texture" (acho que é isso), que nessa nova versão pode ser usado com o MR. Pra mim os melhores renderes que já vi, são do [i:c6957cb5fa]Lightscape[/i:c6957cb5fa], não sei porque o motivo da sua extinção... Segue o link do Tópico de Estudo de Iluminação.
Oi gente, tudo bem? Eu acho que posso meter o bedelho nessa discussão, porque modéstia a parte, eu usei o Brazil Render por mais de um ano, usei o V-Ray por dois anos, e uso o Mental Ray desde o Max 3, ainda usei o Final Render também por um ano. Conheço bem o V-Ray e o Mental Ray, por isso posso falar com propriedade. Sem a menor sombra de dúvidas, o V-Ray é disparadamente mais indicado para arquitetura do que o Mental Ray, pelo motivo que expliquei no grupo de estudo sobre o MR aqui no fórum. As manchas geradas pela baixa qualidade do GI no V-Ray ficam harmônicas na cena, enquanto que no Mental Ray, as manchas geradas pela baixa qualidade do GI ficam muito visíveis e estragam a cena. Essa cena feita no VRay com baixa qualidade vai ficar horrível se for animada, mas em imagem Still não percebe. Já no Mental Ray, tem que chegar numa configuração que não gere defeitos de GI e nem manchas, porque não vão ficar harmônicas com a cena. Quando chegar nessa configuração adequada, o tempo de render será maior do que o tempo de render conseguido com o V-Ray, usando baixa configuração, só que se animar essa cena no Mental Ray, vai ficar perfeito, sem gerar flickers nem nada. O Mental Ray é um renderizador desenvolvido para animação, para TV e cinema, a maior vantagem dele sobre todos os outros renderizadores, menos o Renderman, é justamente o poder e qualidade em animação. O que não acontece com nenhum renderizador dessa nova geração. Vejam o Final Render o quanto apanhou por causa disso, foi o primeiro a ser lançado e foi o primeiro a ir para o inferno, porque não animava com GI direito. O Brazil Render e o V-Ray são muito ruins para animação, não pode trabalhar com essa configuração baixa porque vai aparecer flickers, então é necessário usar setagens absurdas para não dar problema e sair uma animação limpa, quando configura dessa forma estes renderizadores, o tempo de render é muito superior ao do Mental Ray, que anima sem flickers e sem problemas numa boa. Somado a isso o péssimo sistema de Motion Blur do V-Ray e do Brazil Render, o péssimo recurso de Depth Of Filed, e você chega a conclusão, que animar com o V-Ray é pior que pagar promessa. Tenho diversas animações (vinhetas) criadas com ele, e passei muito nervoso para corrigir os problemas, ou dar a volta neles, porque alguns são impossíveis de corrigir, como os erros no Motion Blur por exemplo. Por isso que o V-Ray é ótimo para arquitetura, que só trabalha com imagens Still, obtém resultados tão bons quanto o Mental Ray, num tempo menor de renderização. E por isso que o Mental Ray, junto com o Renderman, são os dois melhores renderizadores do mundo para cinema, tanto que só eles são usados nisso. Em animação são imbatíveis, tanto na qualidade quanto no tempo. Portanto, se trabalha com arquitetura o V-Ray é uma ótima opção, se trabalha com animação, ele não é boa opção. Se trabalha com TV e cinema, o Mental Ray é uma ótima opção, se trabalha com arquitetura, não é a melhor opção. Fora isso tem toda a incompatibilidade com plugins que citaram, nada que interfira no render vai ser aceito pelo Mental Ray se não houver um Shader para descrever como o progama deve proceder. Agora isso não quer dizer que não dá para usar, porque em animação se trabalha muito com composição, você pode render a cena toda no Mental Ray, e só o cabelo no Scanline com Matte/Shadow e aplicar em composição depois no Combustion. O mesmo vale para o After Burn, para o Dream Scape e outros. Não dá para renderizar no Mental Ray, mas pode usar na animação fazendo composição. No V-Ray não, tudo é compatível, eu não vi nenhum plugin que não renderizasse no V-Ray, quem trabalha com arquitetura não vai a fundo no programa, não pode ficar perdendo tempo estudando uma forma de compor a cena, e o V-Ray não oferece nenhum tipo de dificuldade nisso, colocou na cena ele renderiza sem problemas. Mas tem vários efeitos que o Mental Ray faz e o V-Ray não faz, como Volume Caustics por exemplo. O Mental Ray é cheio de macetes, todo dia eu aprendo um novo aqui. É muito mais complicado que o V-Ray, o painel de configuração de GI é menor, mas os macetes estão nos materiais, é neles que consegue bons tempos de render, efeitos diversos, e melhora na qualidade da cena sem aumentar as setagens de GI. Então nos dois tem coisas que são possíveis e coisas que não são possíveis, o ideal era manjar dos dois, porque ai sim consegue resolver qualquer coisa em qualquer situação da forma mais fácil, prática e rápida possível. Concordo com o Sandro que não há necessidade de abrir outro tópico para isso, nem tem porque comparar os dois, acho que o que escrevemos aqui já é suficiente. É como o Hawf disse, é o mesmo que discutir sobre PC e MAC. Inclusive queria saber o que aconteceu com o seu tópico sobre o tutorial de V-Ray da DD 69, que eu coloquei como Comunicado ontem. Hoje eu ia anunciar na Três D1, mas o tópico sumiu!!! Sobre o Light Scape, ele morreu em janeiro de 2003 e foi transformado no Radiosity do 3ds max, as Photometrics eram as luzes do LightScape, quem usou ele se identificou na mesma hora quando viu no 3ds max, só mudou a interface e o tempo de renderização, que era super demorado antigamente. Concordo também que pouca gente manja de Mental Ray, até no Fórum da Evermotion eu vi setagens erradas ou desnecessárias de usuários super experiêntes. Concordo com o Hijack que num futuro próximo as empresas destes plugins devem desenvolver Shaders para eles serem usados com o Mental Ray, mas não será a Digimation, que só é uma revendedora de plugins, e nos últimos anos caiu no fundo do poço, no caso do Shag Hair é a Chaos Group que tem que desenvolver esse Shader, mas não sei se querem fazer isso já que o V-Ray também é deles. Abraços
"Adminin" disse: Inclusive queria saber o que aconteceu com o seu tópico sobre o tutorial de V-Ray da DD 69, que eu coloquei como Comunicado ontem. Hoje eu ia anunciar na Três D1, mas o tópico sumiu!!!
Oi André, é que resolvi mudar o nome, ele está em Tópico de Estudo de Iluminação., acho que colocando como "Estudo de Iluminação", não enibe ninguém de participar, que façam em MR, FR, Scanline... toda contribuição é muito bem vinda! :lol:
Oi Sandro, tudo bem? Logo que postei essa mensagem, eu achei o seu tópico e coloquei de novo como Comunicado Fixo. Agora lendo a sua resposta, sobre poder usar qualquer renderizador no estudo, eu achei melhor trocar de novo o título do tópico para ficar bem explicativo Espero que não se importe. Qualquer coisa pode mudar. Eu coloquei como "Estudo Geral de Iluminação (V-Ray-MR-Brazil-Scanline) Porque você sabe como é né, as pessoas mau leem as mensagens, no tópico de iluminação Standard no Max aparecia toda hora alguém com cenas usando GI. Abração
"Adminin" disse: Eu coloquei como "Estudo Geral de Iluminação (V-Ray-MR-Brazil-Scanline) Porque você sabe como é né, as pessoas mau leem as mensagens, no tópico de iluminação Standard no Max aparecia toda hora alguém com cenas usando GI.
Sem problemas André, agora sobre ler as mensagens é verdade mesmo... aparece cada maluco... :lol:
Bem, não concordo que esse tipo de discução é como comparar Linux e Windows, Maya vs 3DS, etc. Todos eles existem grandes diferenças entre um e outro, e vantagens e desvantagens. E sobre MentalRay e Vray, que é o assunto de fato, tirando a incompatibilidade de plugins (não sabia da relação que existia entre o fabricante do ShagHair e Vray), considero o MentalRay um render mais completo do que o Vray. Realmente não cheguei a testar o Vray a fundo, assim como acredito que muitos não estudaram o MentalRay. VRay é melhor em imagens Still? Bom, em tempo de render talvez (teria que testar), mas o MentalRay tem mais opçoes de setagens de imagens Still do que o próprio, exemplo volume caustics, dentre varios outros como mostrado pelos estudos do André sobre MentalRay nos tutoriais. Até lanço um desafio, de postar uma imagem arquitetonica (sem plugins) apenas usando recursos de render, textura e iluminação usando vray, que não possa ser reproduzida no max, assim como lanço o dasafio de postar uma imagem Still em MentalRay que não consiga ser reproduzida no Vray. Veja bem, estou dizendo que imagens feitas no Vray podem ser reproduzidas no MR, e imagens usando recursos do MR NÃO podem ser reproduzidas no VRay. Sobre flickers de animação com o vRay, achei q tivesse sido corrigido, pq na ultima versão não tenho esse problema. Como RENDER (render, materias e luzes) sem plugins de terceiros, continuo achando o MR mto mais completo do q o Vray :D :D Abraços!
Oi Hijack, tudo bem? Olhando por esse ponto de vista, certamente você tem razão. Se não for considerar a compatibilidade com plugins de terceiros, usando apenas os recursos de cada renderizador, tudo que fizer no V-Ray pode ser feito no Mental Ray, mas nem tudo que fizer no Mental Ray pode ser feito no V-Ray, Volume Caustics é um ótimo exemplo. Agora em arquitetura não precisa desse tipo de efeito, para um render com GI e efeitos avançados de material, como Gloss e Object Light, o V-Ray atende perfeitamente, e com certeza absoluta permite um tempo de render menor, porque a baixa setagem de GI nele vai produzir defeitos harmônicos com a imagem, são manchas claras e bem difusas. Veja as configurações que usam em arquitetura, as vezes é -3 e -2 nos Samples de GI, sem falar nos demais parâmetros, só que se animar com essa qualidade de GI gera flickers. Não é uma questão de o V-Ray ter um bug com flickers, todo renderizador gera flickers de GI se a configuração estiver muito baixa, mas o Mental Ray foi feito para gerar GI em animação, o algorítimo dele é um dos dois melhores do mundo para isso, enquanto que a tecnologia do V-Ray e Brazil Render usa um tipo de aproximação para "prever" os raios próximos que por si só já é mais fácil de gerar flickers, quanto maior for a setagem das configurações, menor é essa aproximação, por isso que os flickers somem, mas dai o tempo de render é superior ao do Mental Ray. Entende a diferença? Não tem dúvida que o Mental Ray é mais completo, mais robusto, tem muito mais tempo de mercado, e tem mega produções no currículo. Mas para arquitetura, o V-Ray é a melhor opção. Quando falei que era melhor para imagens Still, queria falar que era melhor para arquitetura. Porque não usa altos efeitos. Nem precisamos fazer as imagens propostas, isso é claro como água. Abraços
Agora ficou claro. :D

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 1060

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.