Vector Displacement e displace qual a diferença?

Por: Rafaelbn  

Em: 20/11/2012 11:06

Bom dia galera, como no título minha dúvida é exatamente essa.
Tem alguma vantagem usar um ao invés do outro?
abraços
Um passo a frente e vc já não está no mesmo lugar.
Sim, com certeza.

O Displacement é usado com mapas de bit (de preferência imagens em escala de cinza), pois seu algoritmo é baseado em pixels. Ou seja, ele usa toda a informação da imagem para gerar um deslocamento 2D no modelo.

O Vector Displacement é usado com mapas vetoriais, pois seu algoritmo é baseado em vetores. Ou seja, ele usa toda a informação da imagem para gerar um deslocamento 3D no modelo.

A vantagem do Vector Displacement sobre o Displacement é a possibilidade de gerar \"overlaps\", como pode ser visto na segunda ilustração. O pórem é que, para usar Vector Displacement, é necessário ter um Vector Map e não uma simples imagem em escala de cinza.

http://renderman.pixar.com/view/vector-displacements
Eu seu que o vector displacement é bem mais avançado que o displacement nomal e que com ele da pra fazer copisas incriveis que com o displacement não seria possivel, justamente por causa da possibilidade de existir overlaps como citado acima.

Agora uma cosia que é dificil demais pra mim entender é como isso pode? Digo é facil entender como odisplacemente funciona, vc tem uma mapa em escala de cinza e onde esta mai escuro é mais fundo e onde esta mais claro é mais elevado, mas tentar entender como os mapa de vector displacement gerenciam esses overlaps me da um nó na cabeça!
É verdade, Prata. Tem muita matemática por traz de tudo isso. Não é a toa que os caras que desenvolvem essas tecnologias são chamados de cientistas.

Me lembro que, quando eu estava no curso de ciência da computação, dei uma olhada num algoritmo padrão de Radiosity e fiquei totalmente confuso. rsrs
Não é tão complicado assim, o displace é preto e branco pois só tem informação do Z, por isso ele move a superficie para um lado só. O vector displace é colorido, cada cor tem a informação de um eixo e assim a superfície de desloca em qualquer direção.
Mais ou menos como funciona o bump e o normal map.
Nossa chrisrezende perfeito seu post! compreendi completamente....
rapaiz esse tal de vector displacement eh o bixo!!
kkk
abraço a todos e muitíssimo obrigado chrisrezende.
Última dúvida o vector displacement funciona no vray?
Última dúvida o vector displacement funciona no vray?

Funciona, só precisa usar o modificador VrayDisplacementMod e marcar a opção vector displacement.
No help tem um exemplo: http://www.spot3d.com/vray/help/200R1/examples_displacement.htm#ex8

Só um detalhe: vector displacement é legal, mas é mais pesado que o displace normal.
Fla3DMadness brigadão cara foi de grande ajuda tb esse seu link!
abraços
Bah grande utilidade esse tópico, nao conhecia esse recurso

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 777

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.