Dúvida FG ou FG + GI ??

Por: Tiagori  

Em: 21/11/2012 10:40

Gente...com o mental ray, voces costumam calcular a luz indireta só com o final gather, ou usam o GI com o final gather juntos? Tem alguma vantagem entre os dois métodos??

abs!
Seja bem vindo ao forum!

Eu costumo usar FG com 3 ou 4 no Difuse Bounces para externas e interna FG com 0 no Bounces + Gi

Espero ter ajudado
em cenas internas o melhor é usar os PHOTONS do GI junto com o FG.

em cenas externas o melhor é usar somente o FG com DIFFUSE BOUNCES que é um recurso (semelhante aos PHOTONS do GI) do próprio FG.

os PHOTONS do GI possui uma melhor qualidade que o DIFFUSE BOUNCES e em cenas internas costuma ser bem mais rápido no render, além de deixar a imagem com mais brilho com sombras não muito fortes.

já em cenas externas é preciso uma quantidade muito grande de PHOTONS do GI para cobrir toda a cena, e neste caso se torna mais demorado no render que usar o DIFFUSE BOUNCES do FG.

caso não saiba como configurar os PHOTONS do GI:
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/configuracao-dos-photons-sem-exposure-control

Obrigado amigos! Mas não é errado usar só o FG, né? Outra coisinha, e se fosse pra um render de um personagem sem nenhum cenário em volta, só com FG já da conta do recado???
Seria tipo cena de estúdio né, querendo mostrar somente o personagem. Use FG com DIFFUSE BOUNCES com luzes SKY PORTALS ou pode ser PHOTOMETRICS também.
Seria tipo cena de estúdio né, querendo mostrar somente o personagem. Use FG com DIFFUSE BOUNCES com luzes SKY PORTALS ou pode ser PHOTOMETRICS também.


Sky portals pq serviria como uma area light com uma sombra mais bonita, né New?

Me corrijam se eu estiver errado galera. O GI do mentalray seria como se fosse a luz indireta do FG?? Pq existe FG e GI se os dois são luzes indiretas?? eu procurei a resposta no help do max, mas achei muito confuso.
tanto os PHOTONS do GI como o FG são formas de iluminação global (ou indireta) pelo MENTAL RAY. Enquanto que os PHOTONS partem das luzes da cena o raios do FG partem a partir, se não me engano, da camera (ou visão ativa para render). Iluminação global com os PHOTONS é mais fisível do que com FG, mas o próprio FG possui o DIFFUSE BOUNCES que é semelhante ao recurso de PHOTONS, mas não possui a mesma qualidade e nem a mesma \"força\" (exemplo disso é comparar DIFFUSE BOUNCES e PHOTONS do GI numa cena interna que verá a diferença). Na verdade estou tentando te explicar de forma mais simples.
Caramba mano...o color bleeding do GI é bem superior mesmo do que os bounces do FG. Incrivel! Eu dei mais uma lidinha no help do max e entendi um pouco mais graças a sua ajuda tbm!

Por isso que quando se usa FG + GI o Diffuse bounce do FG é ignorado, né?! Legal como as coisas vão se encaixando.

Eu só achei uma coisa estranha mano. Tipo, agente tem q regular a intensidade do GI na mão??? diminuindo a energia de cada luz?? Não era pra ser algo mais físico e exato?? Eu digo isso pq quando eu renderizei com GI sem alterar nada, os photons ficaram 100% brancos, pra deixar eles menos intensos eu tive que regular a energia da luz e o decay. É assim mesmo??

grande abraço!
Eu só achei uma coisa estranha mano. Tipo, agente tem q regular a intensidade do GI na mão??? diminuindo a energia de cada luz?? Não era pra ser algo mais físico e exato?? Eu digo isso pq quando eu renderizei com GI sem alterar nada, os photons ficaram 100% brancos, pra deixar eles menos intensos eu tive que regular a energia da luz e o decay. É assim mesmo??

grande abraço!


Não meu amigo, nesse caso vc deve esta usando poucos photons, o valor padrao que vem no mr é muito baixo cerca de 20mil photos voce precisa valores acima de 200mil photons para ter GI com qualidade na cena, outra coisa sobre as luzes sempre quando uso luzes photmetrics aumento o multpliper do GI Photons do valor padrao 1 para 200, 300, 400 conforme a necessidade de emissao de photons, isso voce pode verificar no mr messagem

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 767

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.