Proxy de EXR no After Effects

Por: Leandro  

Em: 07/12/2012 10:44

Olá pessoal,

Gerei uma sequência de EXR com multicanais (render passes) do Maya e importei no After. Fiz um proxy da animação em sequência de PNG. De 9.6Gb foi pra 17.1Mb. Ok. Ao colocar a animação na timeline, roda suave, porém, ao usar o EXtractoR para extrair os render passes, é como se o proxy parasse de fazer efeito, impedindo que eu veja a sequência em tempo real, dificultando meu trabalho por causa da lentidão.

Alguém sabe dizer qual melhor workflow para eu ter os passos extraídos em proxies?

Obrigado.
Putz, Leandro. Vou te contar um troço: Penso que tudo está relacionado ao modo como usamos as ferramentas, amigo. Pela complexidade de sua dúvida, fico pensando se você não está utilizando um canhão para matar baratas. O EXR é um formato muito pesado, que só é utilizado quando você quer guardar informações de exposure num projeto. Num filme, por exemplo, quando você não tem muita certeza dos ajustes que pretende fazer nas imagens captadas. O Proxy é a mesma coisa, mas tem a ver com o tamanho do arquivo captado. Uma captura 2K, por exemplo, não roda nem com despacho, kkkkk. Para isso usamos os proxys, que são \"browsers\" apenas. Você edita pelos proxys, para poder operar as imagens num formato menor e \"endereça\" os efeitos que fez na sequência original, na hora do render. Ao tentar \"abrir\" o proxy, você percebe o que está fazendo ? Uma conta remota. Sua máquina deve ser muito poderosa para aguentar essa salada, kkkkkkk. Vou te contar um troço; eu faço tudo separado, por motivos óbvios. Primeiro porque o controle dos layers é melhor. Depois, porque eu quero alterar as informações contidas nesses layers e não mantê-las. Por último, porque eu posso selecionar o que quero render e em que formato fazê-lo. Quando sei que o render será pesado, eu faço um \"render mass\" da coisa em jpg mesmo, só para sentir a sua dinâmica. Só depois que ajustei o timming da animação que eu passo para o acabamento. Tudo junto você não consegue visualizar nunca, a menos que você trabalhe na extinta Digital Domain, kkkkkk. Não sei se lhe ajudei. Você está utilizando um processo de pós-produção de cinema, que só faz sentido se você estiver editando um filme ou comercial de tv. Se você vai colocar computação gráfica numa imagem de alta resoluçãode cinema, acostume-se a fazer primeiro a dinâmica e só depois a fotografia. E não tome muito café entre os renders, kkkkkk.
abs.
... a menos que você trabalhe na extinta Digital Domain ...

Olá amigo Vlady Oliver,

Só esclarecendo para os leitores do site 3D1, a Digital Domain não foi extinta.

Em Setembro desse ano a empresa fechou um de seus estúdios e poucos dias depois ela declarou que não tinha meios de pagar sua dívida. Ela então assinou o instituto de Proteção à Falência (que no Brasil é conhecido pelo termo \"Concordata\"), cujo objetivo é suspender ou evitar a falência de uma corporação. Um grupo de investimento fez então uma oferta particular para comprar a Digital Domain, mas a oferta não foi aceita. No final de Setembro, a Digital Domain foi a leilão público, onde foi vendida a dois grandes grupos de investimento que agora formam seus novos stakeholders. A chinesa Galloping Horse detém 70%, enquanto que a norte-americana Reliance MediaWorks detém 30% da Digital Domain.

A Digital Domain mantém suas operações e deverá continuar operando ativamente no mercado de efeitos visuais.
Oi vlady,

Obrigado pelo retorno, cara.

Bom, eu confesso que ainda patino nos conceitos de composição. Normalmente, faço os renders em EXR ou HDR (prefiro EXR por causa do canal alpha) por causa do formato 32bits. Remonto todos os passos, para ter controle mais fino sobre as partes do render. Trabalho em Linear WorkFlow e acredito que o formato de 32bits seja melhor para guardar todas as informações do render nesse tipo de workflow. Estou errado? Em pós eu aplico correção de Gamma, controlo a exposição, etc.

Se eu gerar minha animação em sequência de HDR, não tenho problema algum em trabalhar a composição, pois cada passo é gerado numa sequência separada. Fazer o proxy no After fica fácil, porém, não tenho canal alpha, o que me obriga a trabalhar com máscara. Ok.

Com EXR, os passos são gravados dentro de uma única sequência. Extraio esses passos, mas aí, não consigo fazer o proxy de cada passo, pois na realidade, o After os entende como um arquivo só, ou seja, o original (Beauty Pass). Quando faço o proxy do Beauty, o proxy funciona perfeitamente, mas os passos extraídos ignoram o proxy. Pensei em gerar novas sequências do próprio After, de cada passo e importá-los para fazer o proxy de cada um, como nas sequências HDR, mas queria evitar, pois seria mais trabalho e mais consumo de espaço no HD.

Tem como me ajudar?

Abraço,
Leandro, eu acho que o problema é que vc bateu no calcanhar de aquiles do after effects, é bem nesse tipo de trabalho que eu acho que ele começa a mostrar suas limitações. Ele nunca foi um software nativo de 32-bit e por isso sofre tanto nessas situações, o proxy realmente para de funcionar quando se extrai um canal do exr, pra funcionar ele teria que fazer um proxy de cada canal.
Eu não vejo muita saída nesse caso, pra mim é uma limitação do software (que eu gosto muito por sinal), composição em 32-bit pra mim só é produtivo em softwares como nuke, fusion e até o composite da autodesk, todos softwares que ja nasceram em 32-bit além do modo de trabalho nodal ajudar muito. Eu se fosse vc considerava uma olhada no nuke.
Fla, eu desconfiava que pudesse ser isso. Às vezes, eu faço as composições no Composite por causa disso. Esperava que eu fosse conseguir trabalhar no After, apenas para evitar o uso de vários softwares, mas não vai ter jeito.

Obrigado, cara.
O after realmente tem umas dificuldades com relação ao 32 bits. Uma vez fiz um teste, renderizei uma animação em 32bits e abri no after, ficou uma porcaria, abri a mesma sequencia no nuke e estava perfeita.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717318.

Total de membros registrados: 143135

Últimos membros registrados: Vanotium34, rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676.

Usuário(s) on-line na última hora: 700

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.