então blz, aí fica mais fácil. a cena que eu fiz aqui para testes funcionou bem para isso.
eu fiz o seguinte, pra criar a corrente usei um torus, porque ele permite alterar depois os parametros pra fazer o proxy. depois apliquei um ffdbox3x3x3 pra alterar um pouco a forma do torus. depois clonei ele pra cima e girei 90 graus em z pra ser o segundo elo. clonei então o primeiro elo principal e nomeei como proxy, so pra diferenciar. ah, clonei como copy porque iria alterar os parametros depois. os parametros que alterei foram os segments e sides, deixando bem pouquinho, só o suficiente pra simular mesmo. esses objetos simples serão usados na simulação. daí usei um array pra criar os demais elos principais. com todos os elos selecionados, criei uma rigid body collection. nao sei se vc já mexe com o reactor, se nao mexer pode dar uma olhada no tutorial aqui da 3d1, ajuda muito. o importante é que com todos os objetos selecionados definir nas propriedades do objeto como proxy concave mesh. ainda nesta tela, lá em baixo tem um campo do objeto proxy, nele temos que escolher o nosso objeto proxy, no caso aquele objeto que simplificamos. com isso, já pode ser que funcione, mas geralmente dá ums problemas de objetos se interseccionando, ent]apo tem que ajustar o collision tolerance e, às vezes, a qtde de unidades que representam um metro. então teria que criar a superficie que será onde a corrente cairá, adicioná-la na rigid body collection e dfinir suas propriedades, eu deixo o valor de friction mais ou menos alto, tipo uns ,8 pra aderir bem a corrente, mas pode variar dependendo da cena. com tudo pronto, abra a simulação em realtime e baixe o substeps que está em 10 para 1, só pra testar, e rode a animação, pode ser que de uns problemas, aí tem que ir ajustando, na verdade a solução com reactor rope é bem melhor que essa, muito menos susceptível a falhas, mas eu nao sei lidar muito bem com ela ainda.
Um abraço!!!