Animação sentido do movimento

Por: Leonardocps  

Em: 18/02/2013 22:50

Olá pessoal!
Tenho uma animação de uma esfera representando um planeta, que roda no sentido da seta azul como mostra a imagem(Usei o modo Rotation: Euler XYZ na aba Motion). Gostaria de saber como fazer para que essa esfera gire em ambos sentidos simultaneamente conforme indica a seta azul e a seta vermelha( até inclinar 45 graus).
Até logo!
Obrigado pela atenção!
Da uma olhada nesse tutorial aqui, é excelente!

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/criando-e-animando-uma-vinheta-fly-logo
Olá meu brother!

É simples fazer isso;

1 - habilite o modo de animação logo a frente da barra de FRAMES (AUTO KEY),
2 - arraste a barra até o FRAME 50 (por exemplo),
3 - marque a opção para rotação controlada (ANGLE SNAP TOGGLE - normalmente rotacionará de 5 em 5 graus),
4 - rotacione a esfera com o ROTATE em 45° no sentido da seta azul,
5 - rotacione, agora, no sentido da seta vermelha.
6 - agora é só desabilitar o modo de animação para que mais nada seja animado
7 - clique em PLAY para vc ver o resultado.

Ao mesmo tempo, a esfera irá girar nos dois sentidos (do FRAME 0 ao 50).

se o que vc quer é a esfera girar em um sentido e depois ir para o outro sentido, após o passo 4, faça assim:

4.1 - arraste, agora, a barra de FRAMES do 50 ao 100,
4.2 - agora é só seguir do passo 5 em diante.

a esfera irá rotacionar no sentido da seta azul do FRAME 0 ao 50, e do 50 ao 100 vai girar no sentido da seta vermelha.

Obrigado Cataleno mas preferi a do moderador!
Mas esqueci de um detalhe: depois que ele inclinar nesses 45 graus, como faço para ele continuar girando uma volta completa nessa inclinação? Essa animação tem 100 quadros, precisaria aumentar para mais 50 para realizar isso?
tu tá querendo dizer a esfera girar ao mesmo tempo nas duas direções conforme indica as setas ou girar em um lado de cada vez dando uma volta completa?

se quiser uma volta completa é só girar com ROTATE, de vez ser até 45°, gire até 360°.
para animação de 0 até 100 FRAMES, partindo do passo 2, de vez arrastar até o FRAME 50, arraste até o 100.

De qualquer forma, não entendi muito a sua pergunta.

acho que vc quer que, após girar simultaneamente em ambas direções até 45°, é fazer com que permaneça girando assim.
O que eu quis dizer é o seguinte: o globo gira no eixo vertical (90 graus) e continua girando constantemente até inclinar seu eixo para 45 graus(como você me explicou e deu certo) e assim inclinado( neseses 45 graus), girar uma volta completa (360).
È porque como você explicou, ele gira na vertical depois inclina em 45 graus mas ele volta para o estado anterior nos quadros seguintes.
Eu queria que ele terminasse os outros quadros girando nos 45 graus uma volta completa.
Eu quero extrair as imagens do mapa do planeta.
Tentei mexer no pivot para ele continuar inclinado mas não deu.
Como eu disse antes, é só seguir conforme a sequencia. Eu que coloquei o FRAME 50 como exemplo, mas aí tu arrasta a barra até o FRAME 100. E de vez vc girar com o ROTATE somente em 45°, gire até 360°.

Eu acho que a sua dúvida é em relação em como fazer uma animação no 3ds max.
Agora num vai dar para eu lhe explicar melhor, mas amanhã irei fazer um pequeno vídeo ou mesmo por imagens lhe explicando melhor essa questão de animação.
O básico de animção eu sei. Acredito que, a sua explicação seja osuficiente para o que eu quero fazer. Muito Obrigado!!!
Resolvi fazer uma simulação com bola de isopor no youtube para lhe mostrar como eu quero. Não consegui fazer o movimento contínuo para os dois ângulos ao mesmo tempo.
Observe o eixo do isopor( palito de espetinho).
Leonardo, acho que entendi o que vc ta perguntando e existe a forma certa de fazer isso:
Vc cria a animação do planeta no caso, girando os 360 graus sem se preocupar com a inclinação, dai vc cria um helper (dummy de preferência), alinha ele com o planeta e linka o planeta ao helper. Se vc inclinar o helper, o planeta vai inclinar sem parar de girar os 360 graus. Blz? Espero ter ajudado. O Helper fica na aba : CREATE>HELPER>DUMMY
Abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 579

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.