Mental Ray ficando para trás

Por: Starter  

Em: 27/02/2013 00:53

Tu poderia fazer a cena parecida no mr, melhorando a qualidade e efeitos menos fog é claro, e setando tbm o Vray de forma que fique uma iluminação adequada pra externa assim é meio caminho andando para mim rsrs rsrs

Abraço e obrigado pela resposta
Aêw pessoal
rsrsr
Deixa eu ver se pioro a situação ou consigo ajudar em algo.
Mental e Vray no meu testemunho rsrs-

Durante muito tempo tentei sempre usar MR, por falarem muito bem dele pra animação,e por já vir com o 3ds, até defendia isto para alunos meus.
E sem querer levantar bandeira de software nenhum pois acho muito chato e acontece muito com as pessoas em nossa área.
Mas falando de um jeito bem pratico, comecei usar vray de vera a pouco tempo, uns 8 meses, e nunca consegui uma setagem de render tão pratica rápida e de boa qualidade com o mental como consegui no v-ray.

Encontrei bem mais material de estudo pra vray.
Além de que a quantidade de bibliotecas principalmente pro pessoal de \"maquete eletrônica\", acho que é bem maior para vray, pode se converter talz, mas não deixa de ser mais tempo e trabalho.

Outra que me fez vir mudando pra v-ray, pode ser bem bobo mas que pesou muito na minha decisão, tava olhando os jobs em uma das empresas que mais admiro os trabalhos nesta área, a \"Blur Studios\" http://vz3.blur.com/work , e me deparei com eles procurando artistas de luz e render com v-ray,
acho absurdo os trabalhos deles, e eles usam 3dsmax como software 3d principal . Aí parei e me perguntei, poxa, se eles fazem oq fazem e tão usando vray, não sei porque não ir atrás de aprender ele.

Daí depois de tanto tempo tentando com Mental sem conseguir tantos avanços, claro que deve ser também falta de conhecimento meu no mental,
mas com tantos prós para v-ray acabei migrando, ainda bem leigo com ele, mas considero ter conseguido alguns resultados melhores e em bem menos tempo de estudo e trabalho doque com mental.

Ainda tive a sorte de encontrar e trabalhar com o Sergio Beneduce: https://www.youtube.com/watch?v=xkw2TFoHDN0 -> o 3d começa la pelo 1:33min ,
e Ele ainda usa vray de uma maneira bem diferente da convencional da maioria do pessoal de maquete, e consegue ótimos e rápidos resultados,
e foi moh bacana como professor me passando altas manhas dentro da pipeline que ele desenrolou. Valeu Sergio!

Bem então depois de tudo isso, estou indo tentando me aprofundar com V-ray.
Acredito que se sabendo realmente de mental ou vray, se consegue os mesmos resultados com os dois, assim como o Fla3d tentou fazer nos posts anteriores com a cena, pra daí sim poder comparar.

Mas no contexto geral, dentro da minha história de render o testemunho foi oque escrevi acima.

Talvez por pouco saber meu nos atuais, também ainda trago alguns conhecimentos em fake e vira e mexe Uso sim muito coisas em fakeosity com o scanline do max.

- Renders GPU
Observando as tentências, fica até dificil de dizer que daqui a pouco
não vai estar tudo em real time : ], mas por enquanto, o pouco que sei
é que apesar de ja bem evoluidos os renders de gpu, mas muita coisa ainda é meio limitada tipo no proprio Octane render, acho que ele tem um limite de memoria, ou seja cenas muito pesadas não rolam, acho também que ainda não ha suporte a algumas técnicas de cg como displace e outros.
Penso que o futuro(daqui a pouco) vai ser nessa idéia deles mesmo,
mas por enquanto finalizar mesmo podendo usar todas as possibilidades das ferramentas atuais de CG é com os pré-render do tipo MR,Vray....

- Independente do Render, o Tempo, até onde sei vai ficar muito , do tratamento que você vai dar em cada material, modelo, luz, sombra, , técnica de distribuição, idéia de solução para cada elemento da cena,..blablabla

qualquer poquim que seja, mas tomara ter agregado.

Abraço e boa estigação a todos!
Ricmage
Pessoal, eu tenho alguns estudos que fiz com uma cena de interiores que quero deixar aqui pra download pra vcs também fazerem seus testes, mas estou muito atarefado com alguns projetos que ainda não deu tempo de separar o material de estudo e a cena, mas logo vou fazer isso.

Voltando um pouco no assunto, ainda mais agora com o lançamento do Vray 3.0, fiquei muito impressionado com as mudanças que o Vray sofreu, principalmente no campo da performance, onde ele está mais rápido ainda.

Fiquei aqui pensando, a cada nova versão do VRay, a Chaos traz grandes novidades... recursos que realmente vão fazer uma diferença no dia-a-dia, e isso estava pesando mais ainda pra eu começar a estudar a fundo o Vray e deixar o Mental Ray de lado, pois como já foi citado nesse post, o Mental Ray está com falta de recursos pelo menos há uns 4 anos, dentro do Max, ele é o mesmo desde o Max 2010, o que fizeram de lá pra cá, foram só \"enfeites de bolo\", pois tudo que faço no Max 2014 com o Mental Ray, dá pra se fazer tranquilamente no Max 2010, acho que até mais rápido na questão do render.

Então eu estava até desanimado com o Mental Ray pela falta de investimento por parte da NVidia e Autodesk, parece que o foco deles agora é o iRay.
Pelo que andei vendo, o Max ainda é a pior parte, pois o Mental Ray do Maya, já existem alguns recursos nativos como os \"Importons\" e \"Irradiance Particles\", coisa que no Max, precisa de scripts de terceiros para poder ter esse acesso.

Mas hoje eu vi uma notícia que me deu um novo \"ânimo\", parece que a NVidia está trabalhando num recurso para o Mental Ray que use a GPU para acelerar o processo de render, tando nos cálculos do FG como no próprio render, a notícia foi postada no twitter pela equipe do Mental RAy, o link está abaixo.
https://twitter.com/mentalray/status/390446138815303680/photo/1

Alguém aí sabe de mais informações a respeito de novos recursos para o Mental Ray ou sobre esse recurso de aceleração pela GPU?
Se a NVidia e Autodesk não se mexerem, logo o VRay será domínio absoluto na questão de render para imagens para o mercado imobiliário, sem contar que aos poucos, a Chaos está introduzindo o VRay no mercado do Cinema também.
Olá pessoal!

Acho que esse debate é importantíssimo para que possamos compartilhar não só conhecimento técnico sobre os renderizadores mas também a experiência na prática que cada um teve ao longo dos anos, seja com MR, V-Ray, Octane e outros.

No entanto acho que tanto já foi debatido sobre esses renderizadores, que não me vejo na posição de acrescentar nada além do que já foi compartilhado pelos participantes desse tópico. O que eu poderia deixar de contribuição para esse excelente tópico é o meu contato com um renderizador recente, mas que está conquistando muitos estúdios pelo mundo todo, nos mais variados mercados, de animação a publicidade e cinema. Estou falando do renderizador Arnold da empresa Solid Angle. Mas por que estou me referindo a esse renderizador se o principal software 3D do tópico é o 3ds Max? Porque eu, por um palpite pessoal, acho que em breve será disponibilizada uma versão para 3ds Max e, mais ainda, porque ele já está disponível para Maya e Softimage. Pelo fato desse renderizador ser ao mesmo tempo rápido, preciso e robusto, ele está se caracterizando como uma das maiores revelações a nível de software para computação gráfica. Acho que vale a pena dar uma estudada, pois eu acho que o futuro da relação \"qualidade X velocidade\" de renderização em 3ds Max em breve poderá ser do Arnold.
Eu sou fã do Mentalray mais assim que dominar bem o Vray e me sentir seguro com ele não pretendo mais usar o MR, e a versão 3.0 do Vray parece ser muito rápida, tudo o que precisamos... e atualmente o mercado é Vray, já perdi muitos trabalhos por não saber usa-lo... o fato que acho o Mr não esta sendo muito usado é devido a pouco blocos prontos para ele, o que dificulta a vida de quem tem pressa e precisa rapidez em blocos prontos, diferente do que acontece com Vray
Eu sou fã do Mentalray mais assim que dominar bem o Vray e me sentir seguro com ele não pretendo mais usar o MR, e a versão 3.0 do Vray parece ser muito rápida, tudo o que precisamos... e atualmente o mercado é Vray, já perdi muitos trabalhos por não saber usa-lo... o fato que acho o Mr não esta sendo muito usado é devido a pouco blocos prontos para ele, o que dificulta a vida de quem tem pressa e precisa rapidez em blocos prontos, diferente do que acontece com Vray

Olá Juliano Kloss,

Acho que você está limitando o seu comentário a um mercado. Repare que no seu comentário você diz que atualmente o mercado é V-Ray. Não tenho dúvidas de que o V-Ray é uma das melhores opções, talvez a melhor, de renderização para maquetes. Prova disso é que o V-Ray é usado na grande maioria dos escritórios de arquitetura e em empresas de maquete eletrônica. No entanto, a utilização dos renderizadores vai muito além das maquetes.

Conheço exemplos clássicos de estúdios e artistas freelancers que dominam ambos os renderizadores (Mental Ray e V-Ray) e usam um ou outro renderizador dependendo do tipo de job. Por exemplo, em muitos estúdios é de amplo costume usar o V-Ray para renderizar stills e o MR para renderizar sequências de animação, seja em relação a projetos de arquitetura, de produto ou de publicidade.

Não quero criticar sua opinião, nem levantar uma discussão paralela desnecessária. Mas acho que dizer que depois de dominar determinada ferramenta não querer mais usar uma outra é um tanto radical. Ainda mais em um mercado versátil como o de 3D, onde uma das chaves para um trabalho bem feito é se adaptar a diferentes softwares a ter a capacidade de extrair o melhor de cada um deles.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!!

chrisrezende: oi chris!! tudo bem?? Concordo 100% com tudo o que você disse, e não retiro uma só vírgula. Eu também como artista gráfico, comecei usando o render Scanline default do 3ds Max e depois fui aprendendo o Mental Ray com o mestre André Vieira, com um dos ótimos cursos de Mental Ray dele.

Depois notei com o passar do tempo, que o render V-Ray estava se popularizando demais pela sua qualidade fantástica e de certa forma \"artística\" na iluminação, e principalmente também pela sua velocidade de cálculo de render de \"GI\", e comecei a estudá-lo desenfreadamente, por anos e anos.

Hoje uso tanto o Mental Ray quanto o V-Ray para qualquer tipo de trabalho que faço. E digo mais: o fato de usar bastante o render V-Ray hoje, não exclui de forma alguma, o não uso do renderizador Mental Ray.

Um dos maiores erros de nós artistas gráficos, e dos outros espalhados pelo mundo, não só pelo Brasil, é o fato de \"abandonarmos\" totalmente uma ferramenta \"X\", só porque aprendemos outra ferramenta \"Y\".

Nenhuma ferramenta, renderizador, software 3d pode ser \"negligenciada\", só porque uma pessoa dominou outra ferramenta. Se fosse por essa lógica, eu abandonaria o 3ds Max, já que hoje modelo todos os meus trabalhos em 3d no Maya, por ter me acostumado mais com o \"workflow\" dele.

Mas o fato de usar bastante o Maya para modelagem atualmente, não exclui de forma alguma, a possibilidade de usar de vez em quando o 3ds Max para modelagem dos meus trabalhos profissionais.

Realmente a realidade dos escritórios de VFX, animação 3d e publicidade 3d espalhados pelo mundo, os artistas gráficos se preocupam em aprender os mais diferentes softwares 3d e renderizadores diferentes, e depois que aprendem, jamais dizem que nunca vão usar somente uma ferramenta antiga, porque aprenderam uma ferramenta nova.

Quando todos nós como artistas gráficos, nos conscientizarmos que cada conhecimento novo que aprendemos, só tende a \"unir\", a \"somar\", \"multiplicar\" os nossos conhecimentos e nunca excluir um conhecimento X em detrimento de um \"Y\", acho que seremos artistas plenos mesmo.

Por exemplo: hoje uso o Mental Ray para meus trabalhos profissionais, uso o V-Ray também para meus trabalhos profissionais, uso o Maxwell render e o \"Corona render\" incorporei recentemente aos meus trabalhos profissionais da mesma forma.

Quando vou fazer um determinado trabalho 3d para algum cliente, escolho se vou usar o Mental Ray, V-Ray, Maxwell Render ou o Corona render. E como é gostoso e gratificante ter um leque de renderizadores pelos quais eu possa escolher para produzir uma imagem realista, seja de qual área for.

Esse negócio de dizer que o Mental Ray é mais usado para animação e o V-Ray é mais usado para maquete eletrônica, só diz respeito as estatísticas de determinados estúdios de VFX que fizeram este tipo de escolha.

Só porque um determinado estúdio de VFX escolheu o Mental Ray para animação e o V-Ray para produção de maquetes eletrônicas, não quer dizer que eu vá fazer da mesma forma, entenderam?? Isso é só a forma como eles trabalham, não quer dizer que vá ser a minha forma de trabalho.

Posso usar o Mental Ray para fazer cenas de maquete eletrônica e posso usar o V-Ray para fazer cenas de animação, posso inverter um pelo outro sem o menor problema.

Nunca passou pela minha cabeça usar só renderizador \"X\" ou \"Y\" só porque ele vem sendo usado mundialmente. Quanto mais leques de opções não só de renderizadores, mas de \"softwares 3d\", conhecimento nós soubermos, sempre será um ponto ganho a nosso favor.

O que eu queria dizer e resumir é: Sempre devemos \"somar\" conhecimento e tudo o mais de Computação Gráfica e nunca \"subtrair\" uma coisa em detrimento de outra.

Forte abraço e sucesso a todos.

Devo ter me expressado mal, mais se domina-se bem o Vray não sei porque motivo voltaria a trabalha com Mentalray, na verdade não vejo muito no que se apegar ao render, visto que a quantidade do material e conteúdo, divulgação, qualidade, inovação, velocidade de render é na minha opniao é Vray, não estou dizendo que isso é o mercado e todos devemos seguir isso mais dentro da minha analise e opnioao pessoal acredito que pra um crescimento maior profissionalmente dominar bem o Vray pra minha realidade seria o melhor. Também tenho alguns amigos que sempre usavam o Mr e agora estão no Vray e me surpreendo cada vez mais com esse render em tempo x qualidade, enfim essa é a minha analise pessoal. Não quero defender um e outro, ou criar algum tipo de atrito, sou usuário do MR a uns 6 anos e essa é minha conclusão.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 413, sendo 2 membro(s) e 411 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.