É bem por aí Juliano, tive um tempo hoje pra analisar essas cenas e o que acontece é que as setagens não estão iguais, alguns detalhes me chamaram a atenção:
GI: MR usando apenas FG sem nenhum difuse bounce, o que dá apenas um rebatimento de luz. VR usando irradiance no primário e light cache no secundario, o que dá infinitos rebatimentos. Embora tenha apenas 800 de subdivis no light cache e o retrace ligado, já dá um aumento no tempo de render, mas também explica porque a cena no MR ficou mais escura. Se quiser deixar igual coloque None no secondary bounces do vray
Image sampler: MR usando 1/4 e 4 enquanto o vray está com o DMC fixo em 1 e 1, pra ficar igual teria que deixar o MR em 1 e 1 ou usar o adaptive subdivision no vray em -1 e 1.
System: só no vray, está com o global multiplier em 2, o que multiplica todos os subdivis da cena por 2, além do min samples em 16. Render region com 99 e 33 também não ajuda muito.
Max transp. levels: só no vray também, está em 50, provavelmente o grande culpado da difernça de tempo de render, no mr esse controle está junto da translucencia e está em 6.
Eu diria que cada cena foi feita por pessoas diferentes ou alguém sem pleno conhecimento dos dois renders, a do vray teve o setup todo trabalhado enquanto o mental ray está com tudo no default.
Por isso é sempre bom conhecer ao máximo os dois renders, só não da pra se basear nessas duas cenas como comparação pelas diferenças de setup.