Mental Ray ficando para trás

Por: Starter  

Em: 27/02/2013 00:53

Opa, excelente esse post, foi por causa dele que eu quis estudar vray, jaja posto ago aqui para vcs..abs...
Postando um exemplo de desenvolvimento do Mental Ray, no caso um video utilizando um noVo shader que promete ser melhor que os mia_material existentes. O shader (MILA) está em beta ainda e pode ser acompanhado o seu desenvolvimento nos fóruns da NVIDIA MENTAL RAY. Pelo que ando lendo deve ter pra Vray tb.

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=OL_V_y2zYR4
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
Bom dia pessoal,

Estou fazendo alguns trabalhos como florest pack e estudos tambem, ai resolvi comprarar Vray e Mentalray nas cenas de estudo do site http://www.itoosoft.com/downloads/free_scenes.php usei a cena Modern Barn? Tutorial 1.2 para teste e renderizei a cena em Vray só apertando o botao render e o mesmo pra o MEntalray, minha surpressa foi o tempo de render e consumo de memoria vista que a cena tem 150mb e a mesma pra os 2 renders porem em arquivos diferentes.

o Vray gastou em média de 6.5gb de ram num tempo de 14:38min
Já o Mentalray gasto de ram 4.9gb tempo 3:38min

Ai diferenca esta quase pra 5x mais rapido o mr, nos setups nao mexi em nada, tanto pra um quanto ao outro, seria legal mais usuarios fizerem esse teste, achei um comparação bm junto para algo mais complexo ao inves se cena com materias cinza.

Abraço
grande a diferença hein Juliano, seria o peso das configurações dos materiais?
www.ske3d.com www.facebook.com/ske3d
em casa vou postar as iamgens vray e mr, praticamente a mesma coisa, o mr ficou mais constraste que o vray... tambem o vray consumiu mais memoria, poderia baixa a cena e testar tbm
Sobre a questão da cena Juliano, pelo visto é uma cena bem pesada com muitas vegetações, nesse ponto me parece que realmente existe uma grande diferença entre o VRay e MR que é renderizar materiais com canal de opacidade. Eu já participei de workshop onde usuários de VRay relataram que isso é extremamente demorado para o VRay renderizar. A recomendação é que evitassem ao máximo usarem vegetações com canal de opacidade nas folhas e sim de preferência uar proxy de vegetações que as folhas sejam modeladas mesmo.

Isso também acontece no MR, mas também pelos testes que eu fiz, o MR consegue renderizar bem mais rápido materiais que contém canal de opacidade.
O que ajuda a \"pesar\" no render isso, é o AA configurado, pq especificamente nesse caso, o AA é extremamente usado nas folhas de uma vegetação com canal de opacidade.
Mais acho que se setar corretamente os 2 render nao tera uma diferença tao grande, visto que sao exemplos do uso do plugim para vegetação
É bem por aí Juliano, tive um tempo hoje pra analisar essas cenas e o que acontece é que as setagens não estão iguais, alguns detalhes me chamaram a atenção:

GI: MR usando apenas FG sem nenhum difuse bounce, o que dá apenas um rebatimento de luz. VR usando irradiance no primário e light cache no secundario, o que dá infinitos rebatimentos. Embora tenha apenas 800 de subdivis no light cache e o retrace ligado, já dá um aumento no tempo de render, mas também explica porque a cena no MR ficou mais escura. Se quiser deixar igual coloque None no secondary bounces do vray

Image sampler: MR usando 1/4 e 4 enquanto o vray está com o DMC fixo em 1 e 1, pra ficar igual teria que deixar o MR em 1 e 1 ou usar o adaptive subdivision no vray em -1 e 1.

System: só no vray, está com o global multiplier em 2, o que multiplica todos os subdivis da cena por 2, além do min samples em 16. Render region com 99 e 33 também não ajuda muito.

Max transp. levels: só no vray também, está em 50, provavelmente o grande culpado da difernça de tempo de render, no mr esse controle está junto da translucencia e está em 6.

Eu diria que cada cena foi feita por pessoas diferentes ou alguém sem pleno conhecimento dos dois renders, a do vray teve o setup todo trabalhado enquanto o mental ray está com tudo no default.

Por isso é sempre bom conhecer ao máximo os dois renders, só não da pra se basear nessas duas cenas como comparação pelas diferenças de setup.
Com certeza Flavio, estou a estuda o Vray e to descobrindo muito coisa bacana no render, porem meu tempo anda muito apertado e nao consigo fazer teste e pena uma cena pra valer
Isso aí Juliano, quanto mais estudar melhor.

Outro detalhe que eu notei, a cena tem fog ligado mas só funciona no vray, no mray não funciona pelo controle de exposição.

No fim das contas deixei os setups parecidos no vray e o tempo de render foi praticamente igual, se quiser posso compartilhar a cena.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 526, sendo 1 membro(s) e 525 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.