Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

ViniciusInacio   Goiás-Goiânia - GO
renato.conti   Londrina - PR
RSFX   São Paulo
Noemi   Marília - AC
Vinicius Luiz   Teresina - PI

Portfólios Ver Mais

RenanMazzonetto   Barueri, SP - AC
zinotico   Santos - AC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
candido3d   Rio de Janeiro, Brasil - RJ

Mental Ray ficando para trás

Por: Starter  

Em: 27/02/2013 00:53

Douglas3D
É pq já ocorreram brigas por causa desse tipo de assunto.
Mas esse tópico está muito bom. Como falei, está todo mundo postando de uma forma civilizada, com argumentos.
Espero que continuem postando mensagens para ajudar os que estão indecisos (estou entre esses), a escolher um renderizador.
Starter, concordo contigo, é disso mesmo que estamos falando, é este o ponto. Como exemplo, o IBL habilitado para interface standard do MR max2014 vem à tona quanto tempo depois que este módulo faz parte do standard de outras engines? Além disso, mesmo habilitando-o por script no max 2012, por exemplo, há uma séria restrição de configuração do IBL.
Dependendo da cena, por exemplo, se a iluminação IBL for apenas secundária em dada circunstância, eu consigo calculá-la apenas com irradiance map no vray, sem ter de calcular os samples de direct light, e mesmo assim, garantindo boa precisão, dependendo das configs de IMap, e sem ter de elevar o sampleamento geral às alturas devido aos altos requisitos de uma luz IBL sampleada em um meio com oclusões, no caso de internas, ou \"semi-internas\".

Stenionet e byboca, estou muito curioso com o que relatam sobre o Octane... Infelizmente, esta não integração total com o Max, como era em priscas eras com o Maxwell, o qual eu testava com um Athlon XP Monocore, me deixou traumas... rsrsrs
Hoje não tenho muito saco e tempo para testar (importando, exportando) e tentar realizar algumas coisas com este Octane, mas se essa história se desenvolver... não sei não. rsrs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Esse tipo de comparação ae que o starter colocou não vale de nada pra mim. Já falaram aqui que esse tipo de cena não serve de parâmetro para tirar qualqer conclusão, e concordo!! Peguei essa cena uma dia desses e fiz um render no Mental Ray numa resolução de 1600 em 2 minutos e 30 segundos se não estou enganado. Ahhh, então o mental é mais rápido!! vc pode concluir assim ou partir pra outros testes e ter variações na diferença do tempo de um render para o outro dependendo das configurações de shader, tipo de iluminação, bump nos materiais, displace etc...
Concordo que o MENTAL no Max tem tido um desenvolvimento atrasado visto pela perspectiva do usuário final que não vê melhorias a alguns anos já. Agora que começaram a incorporar configurações que já existiam a um bom tempo, inclusive totalmente incorporadas e bem utilizadas em outros produtos da Autodesk como o MAYA!
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
Concordo com o Sieben, o Mentalray é um render excepcional, e na mão de um operador talentoso faz excelentes renderings em um ótimo tempo - no entanto a autodesk vem avacalhando com ele - as modificações e recursos novos chegam atrasado, principalmente para Usuários do max, este é um dos motivos de estar migrando para o Maya. mesmo assim recursos como Spherical Harmonics disponíveis no Vray e no Render Man, não tem nem previsão de estar disponíveis no mental ray.
_________________________________ www.adaptstudio.com.br Produtora 3d, Maquete Eletrônica 3d, Maquete 3d
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Pessoal falar que o render Mental Ray está ficando para trás é no mínimo uma má informação e conhecimento que qualquer pessoa tem sobre o renderizador Mental Ray.

Na realidade o que ocorre não é o problema com os métodos de cálculo de render que o Mental Ray dá, e sim que a Autodesk na verdade, nunca colocou o Mental Ray 100% do seu poder de robustez pro 3ds Max e nem pros seus outros softwares 3d, como o Maya e o SoftImage.

O Mental Ray Standalone é um renderizador super robusto e infelizmente o Mental Ray que vêm integrado ao 3ds Max não tem nem 1/4 do poder de fogo que o Mental Ray StandAlone tem.

Não gosto de falar de outros renderizadores pra não gerar polêmica e todo mundo sabe que é proibido falar de comparação de renderizadores, mas o Mental Ray na sua versão \"completa\" digamos assim, não é um plug-in isolado de render, como são outros renderizadores, ele ( Mental Ray ) é um super renderizador bem robusto e é na verdade um software a parte como é o 3ds Max.

O Mental Ray StandAlone é tão robusto e tão complexo que ele é um software de renderização bem grande e que para abri-lo, você nem precisa abrir o 3ds Max, pois ele é um software à parte, tem shaders de todo o mundo que se pode imaginar e lhe garanto que ele é bem rápido quando é bem configurado.

Antigamente todos os shaders do Mental Ray do 3ds Max eram feitos pelo Mental Mill, pelo master Zap ( Hakan Anderson ) e por outros mestres em Mental Ray, mas infelizmente a Autodesk \"descontinuou\" o Mental Mill.

Eu sei e todo mundo sabe, pelo menos deveria saber, que infelizmente a Autodesk, por questões óbvias de estratégia financeira e de marketing, não coloca todo o poder de fogo do Mental Ray 100% integrado ao 3ds Max, para que os seus usuários, artistas gráficos, comprem a versão do Mental Ray StandAlone por fora.

Todos nós que usamos as versões dos softwares da Autodesk, infelizmente ficamos muito \"limitados\" as ferramentas ( poucas mesmo, na verdade ) para os usuários que dispõe tanto do 3ds Max, como até os que assinam e pagam o pacote de \"Subscription\" da Autodesk.

Realmente este tópico é interessante falar tranquilamente, sem paixão, ou apego exacerbado sobre as ferramentas do Mental Ray de algoritmos implementados.

Gostei de muitos comentários dos nossos colegas e colaboradores, tanto os que criticaram quanto os que não criticaram.

Mantendo o nível da discussão com conhecimento e prudência, a ideia do nosso amigo e colaborador \"Starter\" foi muito boa, falar sobre as ferramentas que existem hoje pro Mental Ray do 3ds Max é realmente louvável e muito salutar.

Mas eu acho que o título deste tópico poderia ser editado, em respeito a tanto tempo que o render Mental Ray está no mercado, pela sua história, sua criação e pelas empresas que foram donas deste maravilhoso renderizador.

Na minha opinião, é claro, o tópico poderia ter outro título, no lugar de \"Mental Ray ficando para trás\", o que \"NÃO\" é verdade, poderia ser melhor \"reescrito\", como: Mental Ray sem atualizações de ferramentas pro 3ds Max.

Porque sou usuário de vários softwares da Autodesk, como Maya e SoftImage também e posso lhes garantir que o Mental Ray do Maya, apesar de limitado, se for comparado com o Mental Ray StandAlone, mas ele ( Mental Ray- Maya ) é super robusto e bem rápido também.

Digo a mesma coisa do Mental Ray do SoftImage que é bem robusto e bem rápido. Agora qualquer renderizador demora mesmo no render se ele for mal configurado por quem o está usando ou estudando.

Para falar a verdade, a ideia de \"pressets\" ( Low, Medium, High ) foi uma das coisas ruins que eu vi a Autodesk criando em renderizadores que estavam incorporados nos seus softwares.

Todo usuário experiente de Mental Ray e qualquer outro renderizador, sabe que nenhum usuário experiente liga pra pressets e sim pras configurações das fichas que tem em cada parâmetro do render.

É sabido que muita gente usa o presset \"Medium\", outros usam o presset \"High\" para obter imagens super realistas, mas pecam em erro grave por esperar bastante tempo pra imagem final do render terminar.

Tudo isso poderia ser evitado, se o artista gráfico evitasse o uso de pressets, mas que soubesse o que cada parâmetro indicasse e funcionasse, assim ele ( artista gráfico ) poderia obter uma cena bem realista sem pressets, igual a uma cena com presset \"High\", por um tempo de render milhares de vezes menor.

Tirar testes de render em cenas padrões com o render Mental Ray em alguns casos é furada e não vai dar em nada, me desculpem. Primeiro porque todo mundo aqui da 3d1 tem um computador diferente do outro colega e colaborador. Não tem nem o mesmo processador, nem a mesma placa de vídeo e nem a mesma quantidade de memória Ram.

Os únicos testes que são aceitos no mercado hoje em dia, para se averiguar o poder de fogo de qualquer renderizador, não só do Mental Ray, mas de qualquer outro renderizador, são os testes de \"benchmark\", porque não basta só a pessoa ter um ótimo computador pra renderizar uma cena 3d feita no Mental Ray, ela tem que ter um super conhecimento de Mental Ray.

Só pra resumir as minhas palavras: Não é o renderizador que é lento ou tem poucas opções, muito pelo contrário, o Mental Ray é bem veloz e tem milhares de outras opções EM OUTROS SOFTWARES 3D, AINDA NÃO NO 3DS MAX.

É só ver nos cinemas mundiais ( principalmente os americanos ) a grande quantidade de filmes 3d com animações ultra realistas feitas no Mental Ray há muito tempo atrás. Se eu for citar a lista de nomes de filmes famosos que foram feitos único e exclusivamente com o Mental Ray, a lista seria bem grande mesmo.

Quando o ótimo render V-Ray veio ter a quantidade boa de ferramentas que ele tem hoje, foi se baseando quase que \"exclusivamente\" no que o Mental Ray já tinha a muito tempo atrás.

Em tempos passados só tinham dois renderizadores que possuíam muita tradição, robustez e muito poder de fogo que o Mental Ray: que era o Final Render da Cebas.com e o Renderman da Pixar. E até hoje são muito usados e muito respeitados em todo o mundo.

Há algum tempo somente, com a luta dos desenvolvedores do ótimo render V-Ray, foi que ele conseguiu atingir um ótimo poder de fogo com uma \"engine\" bem rápida, e mesmo assim o render V-Ray não suporta todos os recursos do 3ds Max, pois não é um renderizador 100% integrado ao programa, e sim um plug-in de render.

Infelizmente o workflow do Mental Ray ( mais simples ) que nos chega, meros mortais, é um renderizador com o seu real poder de fogo \"camuflado\" pelas estratégias de marketing da Autodesk, a prova maior é só ver vários shaders em \"hidden\" ( escondidos ) que a Autodesk coloca. Se fosse pra esconder os seus shaders, era melhor nem colocá-los lá nas livrarias robustas de Mental Ray.

Quem tiver curiosidade de pesquisar o poder de fogo do Mental Ray StandAlone, verá que ele é super veloz, rápido, bem robusto e com várias funções de algoritmos de render. Agora como todo ótimo renderizador e bem robusto, ele ( Mental Ray StandAlone ) exige muito da performance de hardware de qualquer computador.

E o que é mais importante: Qualquer efeito 3d ou de VFX que você quiser fazer e imaginar, que atualmente o Mental Ray não faça, o que é muito difícil de isso acontecer, basta abrir um bloco de notas e escrever um shader pra fazer qualquer efeito que você queira, só basta saber programar em C++.

Infelizmente nós usuários de alguns softwares da Autodesk, não usamos o Mental Ray com todo o seu vapor, porque a Autodesk nos limita a usá-lo até um certo ponto.

Bem, é isso e me desculpem o texto longo pessoal.

Parabéns pelo tópico, de verdade. É sempre bom discutirmos sobre os mais diversos pontos de vista. Todo mundo cresce com esse tipo de \"conversa\" amigável, respeitando a opinião uns dos outros.

Só quis abrir um paralelo para algumas questões muito importantes que não vi ninguém aqui comentar e me senti meio que na \"obrigação\" de falar algumas coisas. [;)]

Obrigado a todos pela atenção.

Forte abraço e sucesso pessoal.

Caro danilo_icf, vc foi na essência do tópico, era justamente esse ponto de vista que eu queria ver aqui, assim como eu já havia comentado antes, a ideia principal aqui era falar sobre os recursos hj disponíveis do mental ray e não achar que isso é um teste de render pra ver quem renderiza mais rápido, como alguns estão achando desde o começo.

Sobre a questão da cena disponível aqui, realmente eu concordo que isso não tem base pra testar um render e seus recursos, foi uma tentativa de colocar uma cena pra que todos possam usar, testar e colocar seus comentários aqui, das dificuldades, comparar o que temos hj no mental ray do max com o vray, mas comparar de forma sadia, e não ficar dizendo que esse ou aquele é melhor e ponto final. Mas se quiserem, posso disponibilizar uma cena que eu tenho aqui e uso como base pra testar os recursos, é uma cena de interior pequena, mas já está com tudo aplicado e já com iluminação, isso talvez seja melhor pra começar a testar os recursos e compartilhar com o pessoal aqui, a cena está em MR do 3Ds Max 2012, mas também usuários do Vray poderiam converter e usar para os estudos e otimizações.

Sobre o que o nosso colega SiebenSieben disse de renderizar a cena em 1600px em 2min e dizer que o mental é mais rápido, não era bem essa proposta aqui, mas se vc conseguiu isso, tendo uma imagem sem granulação nas sombras, com uma boa resolução nas luzes e sombras e ainda sem serrilhado nenhum, aí eu posso dizer que vc tá conseguindo fazer milagre, seja em qual render for, mas se for isso mesmo, compartilhe conosco como sua experiência aqui.

Sobre o nome do tópico, também concordo que não deva ser bem esse o título, eu coloquei dessa forma por ver durante muito tempo o mental ray do 3DSMax ficar sem atualização nenhuma, faz é muito tempo que eu não vejo algo que possa fazer uma diferença no workflow do MR. Já ouvi muitos comentários do MR Stande Alone e sei do seu poder, mas a Autodesk parece que não tem muito interesse em trazer mais recursos já existentes no MR pra dentro do 3DsMax, por isso dei esse nome para o título do tópico.

Quanto a integração do MR dentro do 3DsMax, ele ainda tá devendo, existem certas coisas que ainda não é possível fazer, um exemplo delas é usar materiais nativos do MR como o próprio material Mental Ray, CarPaint e SSS e depois tentar fazer um pass separado desses materiais, simplesmente o MR não renderiza o pass separado se tiver usando qq um desses materiais, isso já é uma grande limitação pra quem for trabalhar com uma produção maior e que precise renderizar as imagens separadas por pass. Já procurei na net sobre isso e ninguém tem uma solução, e esse problema já existe desde que o MR foi integrado ao 3DsMax e ninguém resolve, sem contar outras incompatibilidades. Outra coisa envolvendo o render pass é renderizar a iluminação separada, me parece que ele não renderiza a iluminação com a correção de gama como acontece no render final, eu pelo menos toda vez que tentei fazer um pass separado sempre saiu diferente do render final, e já li em outros foruns que realmente o pass sai sem a correção de gama, e vc precisa fazer isso manualmente na pós depois, mais uma limitação.

Quanto a demora do MR nos renders, isso já é um assunto muito longo, pois depende de muitos fatores envolvidos na cena como as setagens dos shaders, luzes, etc... mas a principal delas é o sistema de AA, que até o 3DsMax 2013 era bem limitado, agora na versão 2014 que colocaram um sistema novo que é o \"Unified / Raytraced\", que pelos testes que fiz, realmente te dá bem mais controle sobre o sampling da cena. Novamente citando o Vray, nesse ponto ele tem bem mais controle, incluindo mais filtros para isso. Até mesmo no GI, o Vray te dá mais opções de trabalho, enquanto o MR só existe o FG e Photons há muito tempo, e nada de novidades nesses motores. Apesar que conseguir controlar praticamente tudo na cena usando esse conjunto de FG e Photons, a Autodesk poderia inserir novas opções no GI, como acontece com qq outro render que está crescendo no mercado.

A idéia de abrir esse tópico e discutir esses assuntos, trocar experiências com outros usuários de MR e até o Vray, foi de tanto ver Making off de artistas renomados, usando Vray em seus trabalhos, sei lá, de cada 20 Making que eu vejo, talvez um esteja usando o MR, a proporção é muito grande dos grandes artistas e de empresas que usam o Vray em relação ao MR. É como se fosse comprar um carro que já tem um som original com muitos recursos, e praticamente todos que compram o carro, deixam de lado o som original e compram um outro som pra fazer a mesma coisa, algum motivo maior tem que ter, senão não teria motivo nenhum pra tanta gente usar o Vray, e olha que eu já conversei com artista que usavam o MR muito bem, e quando tiveram contato com o VRay, simplesmente deixaram o MR e migraram para o mundo do VRay alegando \"falta de recursos\" disponíveis dentro do 3DsMax e também a velocidade no render.

Eu particularmente gosto muito do MR e não tenho previsão de alterar meu workflow, até por achar que consigo bons resultados usando o MR, apesar de sempre achar que o MR poderia ser bem melhor integrado ao 3DsMax.
Mas é isso pessoal, que possamos trocar experiências e crescer junto aqui, só reforçando a idéia da cena que eu tenho aqui, se quiserem posso disponibilizar pra começar os estudos e otimizações e postar as facilidades e dificuldades encontradas pra conseguir gerar um bom trabalho.
Starter - bom, vc não soube interpretar o meu texto. Não quis dizer em nenhum momento que o mental ray é mais rápido, só ler o que escrevi. Sinceramente, sobre filtros de AA do vray, não vejo tanta vantagem em se ter 20 filtros. Não vou explicar o porque, minha opinião e não to afim tb...rs! Como o Danilo falou o Mental Ray do Max tem 1/4 do poder real de possibilidades do MENTAL RAY. Se procurar na net vai encontrar modos de incorporar novas opções ao mental do MAx. Só pesquisar!!
https://www.facebook.com/Virgula3dArquiteturaEComputacaoGrafica?fref=ts
Prezados colegas Danilo, Starter e Sieben.Sieben
Parabéns pelos textos explicativos sobre o mental ray e V-ray. Sempre aprendo com esse tipo de texto.
Obrigado a todos
Roberlane
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Starter: oi Starter!! tudo bem?? Gostaria gentilmente de te Parabenizar pela criação deste tópico e principalmente por torná-lo um tópico em si, falando da parte técnica de renderizadores e não de preferir um render em relação a outro.

Particularmente gosto muito dos seus comentários, você sempre é muito técnico em todos eles e realmente passa segurança para usuários novatos que estão visitando este tópico e aprendendo com todo mundo, é muito saudável e muito salutar o nível de discussão ( no bom sentido, é claro ) deste tópico.

Quando o render Mental Ray era da Mental Images, o Mental Ray tinha uma criação de grandes ferramentas acopladas ao seu modo de workflow, depois que a N-Vidia comprou o Mental Ray da Mental Images, por alguns bilhões de dólares americanos, foi que o rumo do Mental Ray se tornou um tanto \"incerto\" em termos de adições de muitas ferramentas novas.

Na minha opinião, é claro, o interesse maior da N-Vidia em ter comprado o Mental Ray é exatamente para tornar acessível o render em real time ( tempo real ) pela GPU das suas placas de vídeo da linha QuadroFX, Geforce, Tegra ( são caríssimas ), Tesla ( são bem mais caras ) e NVS.

Gostaria muito e sinceramente espero que eu esteja certo, mas gostaria muito que a equipe da N-Vidia tenha unido a sua equipe, a equipe que trabalhava na Mental Images também.

Porque quando o Mental Ray recebeu uma série de adições interessantes foi na época que este ótimo renderizador era da Mental Images.

Com certeza e todo mundo que lê o site da 3d1, o cgchannel, e acompanha como eu as notícias diárias do mundo da Computação Gráfica, sabe que o interesse maior da N-Vidia é realmente desenvolver 100% o IRay ( módulo de render real time do Mental Ray ) para acabar de uma vez por todas com o preview da janela preta de render ( frame buffer ), que realmente é muito chata.

A ideia da N-Vidia de desenvolver 100% o Iray ( módulo de render real time do Mental Ray ) está óbvio, que é para que todos os artistas gráficos do mundo, possam comprar as suas placas de vídeo e elas ( N-Vidia ) serem as únicas detentoras deste tipo de serviço, praticamente uma espécie de monopólio.

O que me preocupa é porque no 3ds Max 2014, pelo que pude ler o ótimo Review do mestre André Vieira aqui da 3d1, o Mental Ray do 3ds Max 2014 não teve, mais uma vez, uma série grande de novas melhorias muito importantes.

As melhorias que teve praticamente foram o render IBL ( Image based lighting ), um algoritmo mais robusto de anti-alising ( A.A ) e outras poucas coisas.

O 3ds Max é o software \"xodó\" da Autodesk, é super robusto, excelente e muito usado em produções mundiais cinematográficas. Só precisa que realmente a parceria Autodesk e N-Vidia desenvolva o Mental Ray do 3ds Max para ficar no top do Mental Ray \"StandAlone\".

Sou usuário também do Luxology Modo, e realmente fiquei impressionado como os seus usuários fiéis ( pessoas que pagam a licença original do software ) são bem tratados pela Luxology.

Só pra vocês terem uma ideia, o Luxology Modo 601 SP-5 teve uma adição surpreendente de ferramentas em relação a versão anterior do Modo 501 SP-2.

A cada nova versão do Luxology Modo, os desenvolvedores deste software 3d que é super robusto e maravilhoso, abrem um tópico no site original da Luxology Modo, e todos os usuários que compram o software original, dizem todas as ferramentas que eles gostariam que o novo Luxology Modo tivesse.

Os usuários que compram o Modo original, entram neste tópico do Luxology Modo no site da empresa e cada pessoa coloca todas as ferramentas novas que gostariam que o Luxology Modo tivesse.

Ai os desenvolvedores do Modo anotam todos esses itens ( check-list ) e o mais impressionante de tudo: Quando lançam a nova versão do Luxology Modo, eles adicionam todas as ferramentas que os usuários fiéis ( compram a licença do software original ) pediram no tópico aberto pelo próprio site.

Só pras pessoas terem uma noção, visitei o site da Luxology Modo e a nova versão do Modo, a 701, teve milhares de ferramentas novas adicionadas, como Particle Flow avançado, Simulação de partículas, pmod, Particle sculpting, que permite esculpir as partículas, Dynamics, na parte de modelagem teve uma adição do subdivision surface avançado, topologia com auto-connect, sculpting com a adição de vários brushes 3d novos, animação com ferramentas novas, channel modificadores, rigging, audio...etc.

É realmente impressionante como os usuários da Luxology Modo são bem atendidos por essa empresa detentora do Modo e todas as ferramentas que os usuários pedem, os desenvolvedores colocam a cada nova versão deste software lançado.

Que bom seria se a Autodesk também ouvisse os seus usuários fiéis ( artistas gráficos que pagam a licença original dos softwares da Autodesk + pacote do Subscription ).

Já que a Autodesk faz entrevista de pesquisas de opiniões on-line pros seus artistas dizerem o que estão gostando da sua linha de softwares e o que poderia ser acrescentado, era bom se a Autodesk usasse como exemplo, o tratamento digno e cordial que a Luxology dá com todos os seus artistas gráficos.

Parabéns pelo tópico \"Starter\" e é sempre muito bom trocar informações. Todo mundo sempre cresce junto, repito, respeitando sempre a opinião de todos.

Obrigado a todos.

Forte abraço e sucesso pessoal.

Sem querer me alongar na reflexão pós-comentário, de nada nos adianta em saber de um dado enorme potencial de uma engine, se não se tem os recursos à mão para usa-los. A grosso modo, não me adianta uma hipotética Ferrari, a qual eu não possa comprar, ou então, só possa pilotá-lá a 100 km/h.

Não se revoluciona a pratica com um enorme discurso, quando nós, os humildes mortais nos deparamos com as incumbências do cotidiano real. Muito admirável que as maiores empresas de archviz de sp nem considerem a possibilidade de migração de software... Isso para ficar só no básico.

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710612.

Total de membros registrados: 138078

Últimos membros registrados: ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm.

Usuário(s) on-line na última hora: 735, sendo 2 membro(s) e 733 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: qazxsw123, claro_lima.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.