Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]
Pessoal falar que o render Mental Ray está ficando para trás é no mínimo uma má informação e conhecimento que qualquer pessoa tem sobre o renderizador Mental Ray.
Na realidade o que ocorre não é o problema com os métodos de cálculo de render que o Mental Ray dá, e sim que a Autodesk na verdade, nunca colocou o Mental Ray 100% do seu poder de robustez pro 3ds Max e nem pros seus outros softwares 3d, como o Maya e o SoftImage.
O Mental Ray Standalone é um renderizador super robusto e infelizmente o Mental Ray que vêm integrado ao 3ds Max não tem nem 1/4 do poder de fogo que o Mental Ray StandAlone tem.
Não gosto de falar de outros renderizadores pra não gerar polêmica e todo mundo sabe que é proibido falar de comparação de renderizadores, mas o Mental Ray na sua versão \"completa\" digamos assim, não é um plug-in isolado de render, como são outros renderizadores, ele ( Mental Ray ) é um super renderizador bem robusto e é na verdade um software a parte como é o 3ds Max.
O Mental Ray StandAlone é tão robusto e tão complexo que ele é um software de renderização bem grande e que para abri-lo, você nem precisa abrir o 3ds Max, pois ele é um software à parte, tem shaders de todo o mundo que se pode imaginar e lhe garanto que ele é bem rápido quando é bem configurado.
Antigamente todos os shaders do Mental Ray do 3ds Max eram feitos pelo Mental Mill, pelo master Zap ( Hakan Anderson ) e por outros mestres em Mental Ray, mas infelizmente a Autodesk \"descontinuou\" o Mental Mill.
Eu sei e todo mundo sabe, pelo menos deveria saber, que infelizmente a Autodesk, por questões óbvias de estratégia financeira e de marketing, não coloca todo o poder de fogo do Mental Ray 100% integrado ao 3ds Max, para que os seus usuários, artistas gráficos, comprem a versão do Mental Ray StandAlone por fora.
Todos nós que usamos as versões dos softwares da Autodesk, infelizmente ficamos muito \"limitados\" as ferramentas ( poucas mesmo, na verdade ) para os usuários que dispõe tanto do 3ds Max, como até os que assinam e pagam o pacote de \"Subscription\" da Autodesk.
Realmente este tópico é interessante falar tranquilamente, sem paixão, ou apego exacerbado sobre as ferramentas do Mental Ray de algoritmos implementados.
Gostei de muitos comentários dos nossos colegas e colaboradores, tanto os que criticaram quanto os que não criticaram.
Mantendo o nível da discussão com conhecimento e prudência, a ideia do nosso amigo e colaborador \"Starter\" foi muito boa, falar sobre as ferramentas que existem hoje pro Mental Ray do 3ds Max é realmente louvável e muito salutar.
Mas eu acho que o título deste tópico poderia ser editado, em respeito a tanto tempo que o render Mental Ray está no mercado, pela sua história, sua criação e pelas empresas que foram donas deste maravilhoso renderizador.
Na minha opinião, é claro, o tópico poderia ter outro título, no lugar de \"Mental Ray ficando para trás\", o que \"NÃO\" é verdade, poderia ser melhor \"reescrito\", como: Mental Ray sem atualizações de ferramentas pro 3ds Max.
Porque sou usuário de vários softwares da Autodesk, como Maya e SoftImage também e posso lhes garantir que o Mental Ray do Maya, apesar de limitado, se for comparado com o Mental Ray StandAlone, mas ele ( Mental Ray- Maya ) é super robusto e bem rápido também.
Digo a mesma coisa do Mental Ray do SoftImage que é bem robusto e bem rápido. Agora qualquer renderizador demora mesmo no render se ele for mal configurado por quem o está usando ou estudando.
Para falar a verdade, a ideia de \"pressets\" ( Low, Medium, High ) foi uma das coisas ruins que eu vi a Autodesk criando em renderizadores que estavam incorporados nos seus softwares.
Todo usuário experiente de Mental Ray e qualquer outro renderizador, sabe que nenhum usuário experiente liga pra pressets e sim pras configurações das fichas que tem em cada parâmetro do render.
É sabido que muita gente usa o presset \"Medium\", outros usam o presset \"High\" para obter imagens super realistas, mas pecam em erro grave por esperar bastante tempo pra imagem final do render terminar.
Tudo isso poderia ser evitado, se o artista gráfico evitasse o uso de pressets, mas que soubesse o que cada parâmetro indicasse e funcionasse, assim ele ( artista gráfico ) poderia obter uma cena bem realista sem pressets, igual a uma cena com presset \"High\", por um tempo de render milhares de vezes menor.
Tirar testes de render em cenas padrões com o render Mental Ray em alguns casos é furada e não vai dar em nada, me desculpem. Primeiro porque todo mundo aqui da 3d1 tem um computador diferente do outro colega e colaborador. Não tem nem o mesmo processador, nem a mesma placa de vídeo e nem a mesma quantidade de memória Ram.
Os únicos testes que são aceitos no mercado hoje em dia, para se averiguar o poder de fogo de qualquer renderizador, não só do Mental Ray, mas de qualquer outro renderizador, são os testes de \"benchmark\", porque não basta só a pessoa ter um ótimo computador pra renderizar uma cena 3d feita no Mental Ray, ela tem que ter um super conhecimento de Mental Ray.
Só pra resumir as minhas palavras: Não é o renderizador que é lento ou tem poucas opções, muito pelo contrário, o Mental Ray é bem veloz e tem milhares de outras opções EM OUTROS SOFTWARES 3D, AINDA NÃO NO 3DS MAX.
É só ver nos cinemas mundiais ( principalmente os americanos ) a grande quantidade de filmes 3d com animações ultra realistas feitas no Mental Ray há muito tempo atrás. Se eu for citar a lista de nomes de filmes famosos que foram feitos único e exclusivamente com o Mental Ray, a lista seria bem grande mesmo.
Quando o ótimo render V-Ray veio ter a quantidade boa de ferramentas que ele tem hoje, foi se baseando quase que \"exclusivamente\" no que o Mental Ray já tinha a muito tempo atrás.
Em tempos passados só tinham dois renderizadores que possuíam muita tradição, robustez e muito poder de fogo que o Mental Ray: que era o Final Render da Cebas.com e o Renderman da Pixar. E até hoje são muito usados e muito respeitados em todo o mundo.
Há algum tempo somente, com a luta dos desenvolvedores do ótimo render V-Ray, foi que ele conseguiu atingir um ótimo poder de fogo com uma \"engine\" bem rápida, e mesmo assim o render V-Ray não suporta todos os recursos do 3ds Max, pois não é um renderizador 100% integrado ao programa, e sim um plug-in de render.
Infelizmente o workflow do Mental Ray ( mais simples ) que nos chega, meros mortais, é um renderizador com o seu real poder de fogo \"camuflado\" pelas estratégias de marketing da Autodesk, a prova maior é só ver vários shaders em \"hidden\" ( escondidos ) que a Autodesk coloca. Se fosse pra esconder os seus shaders, era melhor nem colocá-los lá nas livrarias robustas de Mental Ray.
Quem tiver curiosidade de pesquisar o poder de fogo do Mental Ray StandAlone, verá que ele é super veloz, rápido, bem robusto e com várias funções de algoritmos de render. Agora como todo ótimo renderizador e bem robusto, ele ( Mental Ray StandAlone ) exige muito da performance de hardware de qualquer computador.
E o que é mais importante: Qualquer efeito 3d ou de VFX que você quiser fazer e imaginar, que atualmente o Mental Ray não faça, o que é muito difícil de isso acontecer, basta abrir um bloco de notas e escrever um shader pra fazer qualquer efeito que você queira, só basta saber programar em C++.
Infelizmente nós usuários de alguns softwares da Autodesk, não usamos o Mental Ray com todo o seu vapor, porque a Autodesk nos limita a usá-lo até um certo ponto.
Bem, é isso e me desculpem o texto longo pessoal.
Parabéns pelo tópico, de verdade. É sempre bom discutirmos sobre os mais diversos pontos de vista. Todo mundo cresce com esse tipo de \"conversa\" amigável, respeitando a opinião uns dos outros.
Só quis abrir um paralelo para algumas questões muito importantes que não vi ninguém aqui comentar e me senti meio que na \"obrigação\" de falar algumas coisas. [;)]
Obrigado a todos pela atenção.
Forte abraço e sucesso pessoal.