Realmente Dudamel, essa cena simples não mostra a \"velocidade\" do Vray em relação ao Mental, nessa cena a diferença de tempo é muito pequena entre os dois renders.
Eu não entendo quase nada de Vray, mas sobre o MR, posso afirmar que cenas com muitas luzes pesam drasticamente no calculo dos photons e FG, essa cena praticamente só tem a Daylight e 2 portais.
Outra coisa sobre o MR é que pra se conseguir um bom resultado no cálculo do GI, precisa de uma boa configuração dos Photos + FG, caso contrário essa resolução do GI e das sombras, principalmente sobre os objetos menores e cantos de objetos e paredes fica muito ruim, apresentando até alguns artefatos indesejáveis, e muita gente acaba \"compensando\" um setup muito baixo de FG combinando o recurso de AO dos materiais, aou até mesmo fazendo um pass separado só do AO. Como eu já citei, realmente o AO nos materias do MR \"camufla\" muito um baixo setup de FG, mas se pensarmos numa animação, é praticamente impossível fazer um vídeo sem \"flicker\" usando uma baixa configuração de GI.
Então o que eu estou concluindo é que para um render \"rápido\" no MR, basta um baixo setup do FG e photos e camuflando com AO os detalhes mais refinados dá certo, mas para uma boa imagem sem nenhuma granulação e um GI de qualidade, o MR faz, mas pagando o preço de um tempo de render altíssimo.
O que eu propus nesse post, na verdade não foi quem renderiza mais rápido usando o MR ou Vray, independente se a imagem ta boa ou ruim, eu queria ver uma imagem boa no MR e VRay, com um bom GI e com sombras bem definidas, e assim poder ter uma idéia de comparação da Qualidade x Tempo. O que estou vendo são imagens com tempos rápidos no render, porém muito granulada e com GI fraco.
Estou fazendo mais alguns testes aqui, ficando pronto eu posto.
O MR do 3ds MAX, praticamente é o mesmo desde a versão 2010 do MAX, de lá pra cá nada mudou, e o mais irritante disso tudo é que no MR tem as frescuras de recursos escondidos, onde o \"trouxa\" do usuário tem que ficar entrando em pastas e arquivos pra conseguir habilitar algum recurso a mais de material ou no render, sem contar que muitos desses recursos inexistentes no MAX, tem que ficar dependendo de scripts ou plugins de terceiros pra conseguir acessar. A Autodesk deveria parar com essa babaquice e tratar os usuários de seus produtos com mais respeito, proporcionando o que tem de melhor no software, e não escondendo e camuflando as coisas e deixando de inserir certos recursos. É com essas atitudes que os usuários de MR vão migrando para programas como o VRay.