Starter eu sou adepto ao mr e ao iray, nao sei trabalhar com o vray nem posso falar nada a respeito do mesmo mas vendo os trabalhos vejo que e um excelente render, eu aprendi uma coisa bem interessante quanto ao mr se estiver utilizando materiais presets do max ele e bem rapido se vc misturar os materiais como standart ja comeca a ficar lento nao sei se isso procede mas e o que eu vejo, trabalhar com iray e osso, principalmente os materiais que na maioria das vezes trava e olha que tenho uma boa maquina mas vamos pensar assim, eu vim do render scanline, depois fui para o mentalray e por final iray, o que vc tem que se atentar e que o render pode variar para o que vc precisa, entende se quer um render mais rapido pesquise , procure e migre, mas te ho certesa que um dia ou outro vc vai querer usar o seu pilar, parece realmente que o mentalray esta ficando para tras, mas eu nao acho isso o que realmente esta acontecendo e que cada dia as pessoas tem mais pressa e falta de tempo para o cotidiano, como meu professor de maquete eletronica disse, \" 3d e arte e eu nunca vi um artista com pressa\". Ele costumava falar isso quando nois alunos impacientes com a demora do render, vou te adiantar tb existe varias maneiras de melhorar o render do mentalray desee ajustes finos ate manhas e tecnicas para burlar efeitos ex. Ao...bom é o que eu penso. Abs