Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mixel.amorim   João Pessoa - PB
mixel.amorim   João Pessoa - PB
Jomar Machado   Rio de Janeiro - RJ
RAFAEL AMARANTE   São Paulo - AC
mdpontes   Macapá - AP

Portfólios Ver Mais

Zemer   Brasil - AC
Mandinha   Lisboa - Portugal - AC
juniorturino   São Paulo - SP

Mental Ray ficando para trás

Por: Starter  

Em: 27/02/2013 00:53

Amigos, não tem como carregar as imagens direto pelo Site 3D1.
Onde estou acessando agora é bloqueado.
Pois é Juliano, era exatamente isso que eu quis dizer nesse post. Como dá pra ver nesse blog que vc postou, não é apenas uma questão de otimização e setup ou experiência com o render como alguns disse, é claro que isso conta sim, mas o que eu estava dizendo é que se comparado uma imagem de boa qualidade entre os dois principais renders do mercado, o Vray faz em bem menos tempo de render e isso está começando a pesar no trabalho, gosto muito de usar o MR, acho até fácil de trabalhar, mas confesso que estou desanimado em relação ao tempo de espera pra renderizar uma imagem.
Vejo que muitas outras pessoas que usam o Vray e conseguem ótimos resultados bem mais rápido do que usuários do MR.
O próprio artista do blog disse que ele tem muita experiência com o MR e ficou surpreendido com o resultado que estava conseguindo com o pouco tempo de uso do Vray e ressaltou, que o VRay realmente é mais rápido mantendo a mesma qualidade e também foi um fator importante para uma mudança de workflow no trabalho.

Por isso levantei esse tópico pra tentar decidir se mudo de renderizador e continuar com boas imagens com tempo bem melhores de render.
Concerteza, e vi render tambem nesse blog agora nao acho o link com o octane render, orealismo é impressionante, porem mais tempo de render em relação ao Vray
Starter eu sou adepto ao mr e ao iray, nao sei trabalhar com o vray nem posso falar nada a respeito do mesmo mas vendo os trabalhos vejo que e um excelente render, eu aprendi uma coisa bem interessante quanto ao mr se estiver utilizando materiais presets do max ele e bem rapido se vc misturar os materiais como standart ja comeca a ficar lento nao sei se isso procede mas e o que eu vejo, trabalhar com iray e osso, principalmente os materiais que na maioria das vezes trava e olha que tenho uma boa maquina mas vamos pensar assim, eu vim do render scanline, depois fui para o mentalray e por final iray, o que vc tem que se atentar e que o render pode variar para o que vc precisa, entende se quer um render mais rapido pesquise , procure e migre, mas te ho certesa que um dia ou outro vc vai querer usar o seu pilar, parece realmente que o mentalray esta ficando para tras, mas eu nao acho isso o que realmente esta acontecendo e que cada dia as pessoas tem mais pressa e falta de tempo para o cotidiano, como meu professor de maquete eletronica disse, \" 3d e arte e eu nunca vi um artista com pressa\". Ele costumava falar isso quando nois alunos impacientes com a demora do render, vou te adiantar tb existe varias maneiras de melhorar o render do mentalray desee ajustes finos ate manhas e tecnicas para burlar efeitos ex. Ao...bom é o que eu penso. Abs
Juliano esse e o link abs...

http://render.otoy.com/
Fala galera, fiz meu teste da cena em MR.

Imagem: 1280x720
AA: 1/4
Filtro: Mitchell
FG: 0,4 - 50 - 30
GI: Padrão

A cena tem 6 sky portals (uma em cada janela) e o material utilizado foi um padrão, com glossiness e reflectivity reduzido para 0,3, e AO ligado padrão também.

Tempo de render: 5:54min

Comparando com a do nosso amigo Starter que fez os testes também, eu aumentei bastante o número de sky portals da cena, o que geralmente aumenta muito no tempo de renderização e reduzi bastante o noise, o que também é super normal numa cena interna que tem apenas uma daylight iluminando. Diminui um pouco o FG e o AA porque eu acho que dependendo da cena, não faz muito diferença. Nesse caso o AA seria desnecessário 1/16 porque já creio que consegui um nível de detalhamento bem legal na cena toda, podendo até diminuir e o FG eu fiz o teste no Medium e literalmente não deu nenhuma diferença, mas aumentou o tempo de render.
Ainda não cheguei no tempo que o Starter fez no v-ray, porém na cena do v-ray, havia bem menos iluminação também. Se alguém puder fazer o teste no v-ray também para termos mais comparativos.
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
o interresante seria postar a maquina tambem, pois isso influencia bastante no tempo de render
Gabriel, vc conseguiu abaixar bem o tempo de render, o ideal seria fazer o mesmo teste na sua máquina com o VRay. Eu não sei qual cpu vc renderizou, e vc vai conseguir abaixar mais ainda esse tempo no MR se desligar o AO do material, porém a qualidade das sombras será muito baixa pq vc usou uma configuração de FG relativamente baixo.
Nesse caso, o AO \"encobre\" muito um setup baixo de FG, mas particularmente eu não gosto de usar AO em tudo, principalmente em paredes, onde ele marca demais nos cantos.
Se vc tentar fazer o teste sem AO nos materiais, vai perceber que precisa aumentar muito o FG pra ter uma resolução boa nas sombras, o que não acontece no VRay, que não existe AO presente nos materiais, tudo é feito pelo calculo da iluminação indireta.
como não possuo o vray, estarei fazendo os testes em scanline, mentalray, e iray...abs...
Então, é bem por aí mesmo. Eu geralmente não uso o AO do material. Fiz assim no teste para pesar um pouco mais mesmo e dar um toque legal na cena. O AO eu sempre renderizo separado para fazer em pós, o que é muito rápido também.
O que eu realmente acho que pesa demais na cena é o FG e o AA. Geralmente o AA, quando quero algo mais legal deixo em 1/4, se for uma cena que exija daí sim coloco 1/16. Mas o FG cara, quase que sempre não há necessidade de aumentar drasticamente e também tem o truque de renderizar na metade da resolução final, o que te salva um tempo muito grande.

Eu renderizei com um i7 3770k
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 420, sendo 2 membro(s) e 418 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.