Mental Ray ficando para trás

Por: Starter  

Em: 27/02/2013 00:53

O vray realmente é rapido, usa algoritmos de render mais modernos e otimizados.
Mas é um problema conhecido pela autodesk que o mental ray renderiza mais lento no WINDOWS, devido ao compilador que eles usam para windows.
No mac e linux o mental ray deve rederizar cerca de 15% mais rapido.
dicas avançadas de computação grafica: http://www.dicas3d.com
Também tenho certeza que a falta de domínio e prática no render faz muita diferença no tempo de render. Já renderizei uma cena (anos atrás) com resolução 640 x 480 e levou 2 horas e 45 minutos. A uns 3 meses atras reconfigurei os materiais, iluminação e render novamente, e com resolução de 1280 x 768, o render foi menor que 20 minutos e com qualidade bem maior.
Isso é um exemplo do que estou dizendo. Na época eu já possuia um certo dominio sobre os parametros do render, mas por falta de pratica, não sabia como poderia fazer para otimizar ele, como os materiais e iluminação, para que o tempo de render fosse o menor possível e manter a qualidade.
Nosso amigo de BLUMENAU ( amado vizinho ) esta certo em certos pontos, se nao souber mexer com a config dos materiais, e renderização um render de 30 segundos pode levar ate 10 min.

Mas nao adinta saber mexer com isso se o PC for ruim. É por isso que o octane deu um resultado mega positivo perto dos outros renderizadores
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Pessoal, eu trabalho ha mais de 5 anos usando somente o Mental Ray, e em relação a dominar, pode ter certeza eu sei muito bem trabalhar nas configurações do render.
Eu sei que pra se ter um bom tempo de render depende de muitos fatores, o mais importante é saber otimizar o render sem perder qualidade, o que eu estou dizendo aqui não é sobre setagem, otimização, etc.... é sobre ter uma boa imagem no render, com um bom tempo na renderização e sem manchas ou granulações.

Nesse ponto que estou dizendo, todos os profissionais que eu conversei que trabalham muito bem com o MR e resolveram aprender o VRay disseram a mesma coisa, \"A mesma qualidade de imagem que faziam no MR com um tempo de render, no VRay mantendo essa mesma qualidade, é bem mais rápido. Veja bem, novamente não estou discutindo setup, estou vendo aqui até que ponto dá pra manter uma qualidade boa de imagem sem pagar um alto preço de render.

Pra isso, resolvi fazer alguns testes básicos, não entrei a fundo em setup, apenas fiz uma configuração padrão que daria um certo resultado satisfatório entre o MR e VRay, aproveitando também, fiz o mesmo teste no IRay, Maxwell e Random Control, esses por se tratarem de render Unbiased, apenas configurei um tempo padrão pra todos, pra ver a qualidade de imagem que eles conseguem chegar nesse tempo de render. Por ultimo, resolvi fazer um teste também no Octane, mas como é uma versão Demo, fiquei limitado no tamanho do render e amostra da marca dágua, mas já dá pra ter uma ideia do poder de render que é o Octane.
Todas as imagens foram feitas em resolução 1280x720, menos a do Octane que ficou limitado ao 800x600.
Segue as imagens e tempos de render de cada um.

VRay - 4:14min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/1-Vray414min.jpg
Mental Ray - 11:38min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/2-MR1138min.jpg
IRay - 15min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/3-iRay15min.jpg
Maxwell - 15min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/4-Maxwell15min.jpg
RC - MaxLive - 15min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/5-RC15min.jpg
OCTANE RENDER - 30segundos / 3:29min
http://img.photobucket.com/albums/v136/Evandropires/6-OctaneRender.jpg

Bem, esses foram os testes básicos, apenas pra ver diferenças nos tempo e a qualidade das imagens, notem que o render do VRay, mesmo sendo quase 3x mais baixo, apresenta um pouco menos de manchas, não estou dizendo do contraste e tonalidade, mas a qualidade em si. Como nosso colega já disse eu pode-se comprovar, o Octane Render se comparado ao IRay, está muito afrente.
A decepção mesmo fica para o IRay, mesmo sendo um render que usa a GPU, ficou quase igual ao Maxwell em termos de granulação, que no caso o Maxwell só usa a CPU.
Detalhe, a minha GPU é uma GTX 670 4GB com 1344 CUDA.
Theme, se eu estiver errado me corrija, mas ainda não existe o max para outras plataformas além do windows, pelo que eu saiba. Outros programas que usam o mr ou vr talvez, não sei dizer, teria que dar uma pesquisada.

Starter, então cara, muito legal você ter feito esses testes. Aquele vídeo do Simbjji realmente de deixou com vontade de fazer uns testes no octane haha. Mas cara, concordo que também tenho vontade de aprender o vr, mas exatamente porque todos os trabalhos que conheço são de vr, alguém já me falou que é mais rápido, mas não conhecia direito o mr ou então nem conhecia o mr. Acho que é algo que terei que descobrir sozinho, pelas próprias experiências, aí quem sabe não podemos até trocar umas idéias de vr como estudo e chegar a uma conclusão, não?

Mas quanto ao teste de mr que você fez que demorou 11:38min, eu acho que teria que discordar hehe. Um teste desses, com material padrão pra toda cena, iluminação apenas com o daylight e em resolução de 1280x720, eu teria parado o render se estivesse demorando mais que 4 min. Creio que teste tem que ser rápido. Vê a iluminação, vê um material, tá bom manda pra frente, não tá bom conserta e faz outro render rápido. Mais que 4min pra um teste ficaria estressado haha.

Essa cena foi uma que alguém disponibilizou aqui na 3d1 né? Vou ver aqui na 3d1 para baixar e faço o teste também, ou se alguém puder me passar o link para o download, facilitaria haha.
Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.
Disponibiliza o arquivo pra que possamos testar tambem, seria muito interresante esses testes, me encarrego de fazer o teste no mr e ver quanto tempo levou sem manchas e serrilhados... tambem estou tentando arrumar tempo e vontade rsrs para aprender o vray e esse tópico ja seria o primeiro passo

Abraço
Opa disponibiliza os arquivos para que possamos fazer tb os testes abs...
Cara baixei o octane e fiquei impressionado com a rapidez dos renders muito bom mesmo...
Pessoal, essa cena que eu fiz os testes já é bem conhecida de benchmarks, eu baixei ela de algum site mas nem lembro qual, mas estou disponibilizando o arquivo pra download pra quem quiser fazer os testes em qq render.
A cena está configurada para MR com um setup bem baixo, se for renderizar nessa configuração que está o arquivo, o render será bem mais rápido que os quase 12min de teste, no meu aqui deu 3:20min, porém a qualidade das sombras é muito fraca e aparecem muito serrilhado e noise.

Link
http://dl.dropbox.com/u/49257166/Classroom%20-%20MR%202012.max

Postem aqui os resultados e as configurações usadas pra gente ter um comparativo.
Achei esse blog super interresante, http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://jonathankaplan.blogspot.com/2012/04/mental-ray-vs-vray.html&prev=/search%3Fq%3Dwho%2Brenders%2Bfaster%2BMentalRay%2Bor%2Bvray%253F%26hl%3Dpt-BR%26biw%3D1280%26bih%3D832%26site%3Dwebhp&sa=X&ei=E1kvUej7IILg8ASamYDoDw&ved=0CEAQ7gEwAQ

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 433, sendo 2 membro(s) e 431 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.