Tijolo de vidro

Por: fabianocruvinel  

Em: 21/03/2013 23:12

Boa noite a todos!
Gostaria de saber se alguém sabe onde eu encontro algum tutorial ensinando como fazer um tijolo de vidro.
Eu já modelei o tijolo, mas não estou conseguindo colocar texturas para dar o efeito de um tijolo de vidro.
Achei tutorial para Vray mas eu uso o Mental ray.
Desde já agradeço.
Abraços
Prezado fabianocruvinel
Não sei se entendi direito, mas colocar textura de vidro é fácil. Se o seu max fôr max 9 em diante, vá no editor de materiais,clique em \" standard\" e, depois na opção \" arch&design\". Em seguida, clique em \" select a template \". Aparecerá várias opções. Escolha \" glass \"( existem 3 opções de glass ).Aparecerá novos parâmetros . Altere o difuse level e o reflectivity, se desejar.
A outra opção excelente seria comprar o DVD materiais do André Vieira. Neste DVD, existem centenas de texturas já configuradas, inclusive de vidro. Um show!
Atenciosamente
Roberlane
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

fabianocruvinel: oi fabianocruvinel!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO AO SITE DA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! Sobre a sua pergunta, é bem fácil modelar um tijolo de vidro, criar material de vidro, iluminar e renderizar.

A única \"dificuldade\" pode-se assim dizer, é você criar ou ter bons mapas de \"bump\", displacement ou normal map para criar as ranhuras nas faces do objeto de vidro, ok??

Modelar um tijolo de vidro pode ser modelado rapidamente ou no Autocad, ou no Revit Architecture, ou no 3ds Max, Maya, Blender, Luxology Modo, Cinema 4D ou qualquer outro software high-end 3d, tudo bem??

É melhor você modelar um tijolo de vidro na minha opinião, é claro, usando tecnologia CAD ou BIM, tanto faz, porque é tão simples modelar um tijolo de vidro que você pode estar usando tecnologia \"CAD\". Se quiser precisão milimétrica pode estar modelando usando tecnologia CAD e portanto o Autocad serve muito bem para o que você deseja.

Modelei rapidamente pra você um tijolo de vidro bem simples no 3ds Max, o agrupei usando o \"group\" do 3ds Max, copiei uns para o lado dos outros usando o recurso de Array do software, tanto pro lado como pra cima foram feitas cópias instantâneas.

Para a modelagem do tijolo de vidro foi bem simples, modelei usando uma primitiva extended de \"chamferbox\" para que o tijolo de vidro fique filetado nas bordas. Isso é muito importante para o realismo de qualquer objeto que tenha vidro, pois quina viva em objetos de vidro não tem reflexão e nem refração, só tem na superfície do vidro.

Depois que modelei a primeira parte do tijolo de vidro, eu modelei a frente dele que é maior que o tijolo de vidro em si, ok?? Porque é como se fosse um sanduíche, o tijolo de vidro no meio e as duas bordas dele entre o tijolo de vidro.

Transformei tudo em \"poly\" no 3ds Max e dei um \"chamfer\" com 2,50 cm ( UNIDADE ) nas edges ( arestas ) tanto do tijolo de vidro como das duas bordas. Obviamente fiz todo esse procedimento ( chamfer nas edges- arestas ) antes de copiar um tijolo de vidro para não ter que fazer isso em todos.

Para o material do tijolo de vidro usei um presset do shader Arch & Design do Mental Ray, mas poderia ser os novos shaders pro Mental Ray do 3ds Max 2013, que são os shaders \"Milla\", mas eles tem que ser baixados por fora e depois instalados no 3ds Max 2013.

No material de vidro do tijolo de vidro ( Arch & design- glass_solid geometry ) coloquei um mapa \"noise\" no canal diffuse do presset \"glass-solid geometry\" do Arch & design, depois coloquei um mapa \"falloff\" no canal reflect do vidro e nas opções do falloff, coloquei \"Fresnel\" para a reflexão, pois a mesma depende muito do posição em que o obervador está vendo esta reflexão.

O segredo de um ótimo material de vidro é exatamente no mapa \"bump\" dele que vai gerar as rugosidades e irregularidades na superfície do mesmo ( tijolo de vidro ).

Na internet já tem uns bons mapas de bump para se usar em tijolo de vidro, mas você pode estar criando o mapa \"bump\" do jeitinho que você quisar usando o Photoshop.

Para estes mapas de \"bump\", eles só podem ser usados em tons de branco e cinza, porque se não, não irá dar certo.

Depois que você modelar o tijolo de vidro somente, você terá que criar planes ( planos ) no 3ds Max e colocar 4 planes dentro da face do tijolo de vidro ( chamferbox ).

Nesses 4 ( quatro ) planes que você colocou dentro das faces do tijolo de vidro, você vai aplicar um shader \"Arch & design\" com o presset de \"glass\" ( solid geometry ) e dentro do canal \"bump\" deste shader, você irá colocar um mapa \"bump\" que pode ser achado facilmente na internet para tijolos de vidro.

Ainda no canal \"bump\" do shader Arch & Design, você irá mudar somente o valor de \"size\", que define o tamanho das ranhuras e irregularidades do tijolo de vidro. Nestes exemplos que eu postei abaixo, usei o parâmetro de \"size\" com o valor de 1,00 no canal \"bump\" deste shader ( Arch & design ).

IMPORTANTE: Coloque uma imagem .HDR ou .EXR no enviroment do seu render ou no canal reflect do shader Arch & Design para a reflexão ficar bastante realista.

Depois basta colocar uma luz na sua cena, ( daylight- cenas externas ou outras luzes ) configurar o render Mental Ray e renderizar.

Pronto, use sempre o gamma em 2,2 para ficar nítido os detalhes do tijolo de vidro e pode trabalhar sua imagem final na pós-edição no Photoshop; colocando o Exposure= 1,00 o resultado fica bem melhor.

Fiz vários renders de teste para você e vou colocar aqui os resultados. Dá para melhorar ainda mais as imagens que eu postei aqui, se você \"refinar\" melhor os materiais principalmente e depois as configurações do render. Fiz rápido em uma resolução de 800 x 600 só pra mostrar para você, tudo bem??

OBS: Todas estas imagens abaixo estão com tratamento digital no Photoshop, com Exposure= 1,00 e Gamma= 2,20.

OBS: Esta última imagem abaixo, mudei o valor do IOR do shader Arch & design de 1,50 para 1,77, por isso que nesta imagem imagem de \"teste\" do tijolo de vidro, ele ficou com essa aparência de Safira. Você pode estar tentando \"brincar\" com os valores do IOR do shader Arch & design e obter resultados diferenciados e bem interessantes também, ok??

OBSERVAÇÃO: Valores de IOR para objetos que são formados de vidro:

1.0- Vidro Comum -->> 1,52
2.0- Cristal -->> 1,65
3.0- Safira -->> 1,77

Salvei o arquivo final 3d com as configurações finais no 3ds Max 2010, pois atualmente uso o 3ds Max 2013 com Product Update 6.0 instalado.

Me mande o seu e-mail, por gentileza, que eu lhe envio o arquivo final junto com as texturas embutidas, ok??

Espero ter ajudado de alguma forma.

Forte abraço e sucesso!!

Boa tarde!
Puxa vida, quando pedi uma ajuda achei que iriam receber alguns links ou coisa parecida. Mas o danilo_icf me surpreendeu. Na realidade ele me deu uma aula. Fiquei surpreso de como ele pode disponibilizar seu tempo para me ajudar de uma forma completa assim.
Não poderia de forma alguma deixar de parabenizar ao Danilo pela explicação e manifestar aqui minha estima.
Obrigado Danilo, sua ajuda foi de muito valia.

Segue também meu email: [email protected]
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

fabianocruvinel: oi Fabiano!! tudo bem?? Obrigado pelas gentis palavras, estamos aqui para ensinar mas para aprender muito mais também, aliás \"aprendo\" todo santo dia com todos vocês aqui da 3d1, acabo aprendendo mais do que ensinando, que bom que seja assim, pois essa é realmente a intenção do maravilhoso fórum da 3d1.

Mandei o e-mail pra você de acordo com o contato que colocastes aqui na 3d1. Anexei no e-mail os mapas \"bump\" ( 1,2,3 e 4 ), o arquivo original em 3d ( 3ds Max ), que é bem simples de modelar, anexei também os renders de \"teste\" que fiz rapidamente pra ti, tudo bem??

Lembrando que os mapas \"bump\" devem ser colocados dentro do canal \"bump\" do shader Arch & design do Mental Ray do 3ds Max.

Salvei o arquivo numa versão do 3ds Max 2010 para você, pois como falei anteriormente, uso o 3ds Max 2013 com Product Update 6.0.

Gostaria, por gentileza, de saber, se deu certo você abrir o arquivo do 3ds Max que eu converti. Você conseguiu abrir o arquivo 3d?? Manda notícias, por favor.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso!!

Mais uma vez gostaria de agradecer a você Danilo pela ajuda.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

fabianocruvinel: oi fabiano!! tudo bem? Sobre as suas imagens, meus Parabéns, gostei bastante do seu modelo do tijolo de vidro.

A modelagem me parece que ficou ótima, gostei dos materiais, a iluminação ficou legal e o render também.

Depois se você puder, é claro, gostaria que postasse a imagem do seu tijolo de vidro em uma composição de uma cena 3d, de algum trabalho seu pra algum cliente ou somente de uma cena 3d para os seus estudos pessoais, pode ser?? Obrigado.

Parabéns pela imagem, Fabiano.

Forte abraço e sucesso!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 683

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.