Qual o workflow para trabalhar com bones com lados iguais?

Por: Bisewski  

Em: 23/03/2013 15:41

Boa tarde.
Qual é o melhor workflow para trabalhar com bones quando eles possuem dois lados iguais? Como num carro, a suspenção frontal da roda direita é a mesma da esquerda. Se eu usar hd solver e point como bind, link, não dá para simplesmente fazer um mirror, pois fica tudo uma bagunça. Como se faz num personagem que também tem dois lados iguais? Se faz os dois individualmente?

Obrigado
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!! [:D]

Bisewski: oi Bisewski!! tudo bem?? Sobre a sua pergunta o método de rig com HD solver e point como \"bind\", não é a melhor opção para você contruir o \"rig\" do seu personagem e nem do seu carro 3d.

A primeira vez que você faz o sistema de \"bones\" de um lado somente do seu personagem, você poderia usar a ferramenta de \"mirror bones\" para espelhar os bones do outro lado, ok?? porém terá que refazer em alguns casos somente o \"rig\" do outro lado que o bone foi espelhado.

Isto é mais rápido porque os controladores que você criar de um lado, estarão todos do outro lado de uma vez só.

O interessante seria que fizesse os bones de um dos lados ( esquerda ou direita ) e depois fizesse os bones do outro lado, sem espelhar, porque se o bone estiver rigado de um lado, pode ser que tenha algum pequeno problema durante o rig do outro lado, se espelhar um dos bones, mas isso dificilmente acontece.

Use a ferramenta \"mirror bones\" e, em seguida construa do zero o \"rig\" do outro lado. Se você está construindo a partir do zero, você tem que construir os bones, espelhá-los ( mirror bones ) e, em seguida \"rigar\" os lados esquerdo e direito ao mesmo tempo.

Desta forma, você saberá que o que está fazendo são as mesmas coisas para os dois lados, se o personagem ou carro for simétrico obviamente.

Dito isto, com a quantidade de controladores pro \"rig\" que você fez, não tem que pensar muito sobre o que deveria estar fazendo em um dos lados somente e para que você possa trabalhar em ambos os lados ao mesmo tempo.

No site do mestre e professor Paul Neale, ele ensina uma forma bem interessante de rig usando os processos de IK, FK para um braço, Twist Bones para um braço , engrenagens, triplo IK para perna e Soft Selected Morph Targeted.

Aqui está o site: http://www.paulneale.com/tutorials.htm

O site \"polygonblog\" mostra um tutorial bem interessante de criação de bones e rig para um personagem estilo extraterrestre verde. O autor espelha ( mirror ) os bones e cria o sistema de \"rig\" para ele. Vale a pena conferir.

http://www.polygonblog.com/character-rigging/

Espero que o ajude de alguma forma este site. Aprendi muitas coisas interessantes nestes dois sites ai.

Boa sorte.

Forte abraço e sucesso!!

Muito obrigado pela ajuda fera.
Já se vão uns 8 anos que \"vigio\" esse site. Lembro que no começo o André era o único bem ativo no site. Uma das coisa que me impressionava no André era a motivação que ele tinha em passar adiante, informação. Informação boa, que muitos esconderiam por estratégia. Eu tenho aqui, até fui atras para verificar, um email que o André me passou em 2006. Bicho, foram 81 linhas de explicação. E em todas as respostas dele no fórum sempre eram assim, completas. O André, junto com Paul Aubin, que escreve livros sobre Revit, que me enviou sem custos da casa dele, um livro para mim depois de eu entrar em contato com ele por email pois não tinha condições de adquirir o livro no Brasil. Ele, na época, provavelmente pagou uns R$500 reais entre o livro e transporte. Cara, são dois caras que fazem a diferença e que eu respeito demais.

Bom, tudo isso para dizer que a 3D1, mesmo com a presença do André meio diluída no meio de todo o crescimento que teve a comunidade, está em ótimas mãos. Sua resposta foi muito clara, objetiva e completa. Eu continuo vendo a mesma motivação...

Parabéns e muito obrigado.

sds
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! [:D]

Bisewski: oi Bisewski!! tudo bem?? Você não imagina como eu fiquei feliz em \"ler\" o que você escreveu, pode ter certeza.

São respostas como essas suas que me motivam ainda mais a \"ajudar\" as pessoas a aprenderem mais e mais Computação Gráfica todo santo dia, pois tudo o que eu sei hoje ( que não é muita coisa ) aprendi com o mestre André Vieira, com o site da 3d1 e com todos os ótimos leitores, amigos, colaboradores que eu fiz aqui nesses 07 ( sete ) anos que me dedico de corpo e alma a Computação Gráfica e a Arquitetura.

Quando eu entrei aqui na 3d1 para aprender Computação Gráfica, confesso a você que não tinha a mínima \"noção\" da complexidade que é o mundo do 3d, 2d, arte digital, cinema, VFX ( efeitos especiais e visuais ) e muito mais. Talvez até hoje eu não tenha noção direito da complexidade que é esse mundo 3d, porque quanto mais eu pesquiso, mais aprendo milhares de coisas novas.

Meu primeiro contato com o 3d foi ainda na época da faculdade de Arquitetura, ( me formei em Arquitetura em 2008 ) quando o 3ds Max me foi apresentado por um excelente profissional de maquete eletrônica que tem até hoje aqui na minha cidade.

Eu passava, caminhava pela cidade e observava nos outdoor\'s as lindas maquetes eletrônicas que ele faz até hoje aqui na cidade aonde moro, que a cada dia ele melhora substancialmente.

No começo foi bem \"difícil\" para aprender 3d, como não tinha a mínima noção de como as coisas eram feitas, eu fui tentando \"guardar\", pesquisar tutoriais na internet e estudar no youtube vídeo aulas de Computação Gráfica.

Pode parecer mentira, mas a cada vídeo aula que eu assistia aumentava substancialmente a minha motivação em aprender, mais e mais, a cada dia.

O interessante de tudo é que como é gostoso, prazeroso e eu agradeço a Deus, por descobrir o que realmente motiva a minha alma e o meu coração todo santo dia, que é a minha paixão por Arquitetura e também a minha outra paixão que é o mundo do 3d, a Computação Gráfica.

Muitas pessoas não sabem e nem imaginam, mas eu nunca copio e nunca colo as minhas mensagens aqui na 3d1. Raramente uso ctrl+C e nem ctrl+V em todas as minhas mensagens, a não ser que algum leitor faça alguma pergunta que eu já tenha respondido alguém, ai eu não digito a mesma resposta que eu dei pra outra pessoa.

Mas se a pergunta for nova, eu tenho o maior prazer do mundo em digitar cada palavra como estou fazendo aqui e agora, porque realmente me dá prazer no coração e na alma escrever tutoriais, making of\'s de Computação Gráfica e tutoriais de Arquitetura.

Quando conheci a história do mestre André Vieira pela internet fiquei impressionado, porque ele sempre digitava todas as respostas para todos os leitores que participavam de um canal, que na época era antigo e abordava assuntos de Computação Gráfica, se não me engano esse canal era a UOL.

O dono do canal de Computação Gráfica ficou realmente impressionado com as respostas brilhantes que o mestre André Vieira dava e o convidou a criar um site maior e melhor.

Não sei se o mestre André Vieira pensou que algum dia o site da 3d1 se transformaria nessa potência de ensino de Computação Gráfica que é hoje em dia, acho que ele deve ter pensado sim que este maravilhoso site, iria ser tão excelente e brilhante como é hoje em dia.

Acompanhei de perto as maravilhosas postagens do mestre André Vieira que respondia e responde a todos os leitores com respostas incríveis de 3d, porque além dele ser um excepcional e brilhante artista gráfico ( um dos melhores que eu tive a oportunidade de ver o conhecimento dele aqui na 3d1 ), ele passa informações de \"graça\" a todas as pessoas que querem aprender Computação Gráfica.

Admiro profundamente o mestre André Vieira por tudo o que ele fez e faz até hoje pela divulgação do ensino de Computação Gráfica no Brasil. Fico muito emocionado em saber que ainda neste Brasil, neste mundo, existe uma boa alma, caridosa como a dele que teve essa brilhante ideia de criar um site exclusivo de Computação Gráfica aqui no nosso país.

Visito muitos e muitos sites internacionais de Computação Gráfica como a CGSociety e muitos outros, mas eu não gosto de participar lá como eu participo aqui. Não tenho nada contra ninguém, mas só aqui na 3d1 me sinto à \"vontade\" para participar ativamente, com assiduidade, aprender, ensinar e fazer novos \"colegas\", mesmo que virtualmente.

Inclusive nestes sites internacionais que tem espalhados pelo mundo da internet, já dá para ver na lista de outros sites favoritos, o site da 3d1. Você não imagina como eu realmente fico muito feliz de saber que até os estrangeiros respeitam e reconhecem o nosso trabalho aqui no Brasil.

Tudo o que eu aprendi e sei de Computação Gráfica, eu devo muito mesmo ao site da 3d1 do mestre André Vieira, nada mais justo do que eu retornar e voltar a esta \"casa\" para passar o meu conhecimento de Computação Gráfica que eu adquiri e evolui nestes anos todos que estudo e me dedico a esta maravilhosa ciência.

A motivação do mestre André Vieira me chamou muito a atenção, na forma como ele sempre respondia e responde aos nossos leitores. Me serviu de inspiração depois que senti um pouco a ausência dele aqui na 3d1 diretamente com os nossos leitores, e tento cobrir e suprir o máximo que eu posso a \"falta\" dele respondendo os leitores mais de perto.

Falo muito com ele por e-mail e sei mais do que ninguém que ele tem os seus projetos de vida, seus planos profissionais, pessoais que o afastam mais de perto aqui da 3d1, o que é de certa forma natural também.

Mas o bom é que ele sempre posta todo santo dia, três a quatro novas notícias de Computação Gráfica aqui no site, que eu leio diariamente durante esses sete anos, como uma pessoa que lê um jornal todo santo dia depois que acorda.

Que bom que o mestre André Vieira conseguiu arrebatar pessoas, ótimos artistas gráficos como tem muitos aqui na 3d1, para ajudar o site mais e mais a cada dia. Eu sempre faço o melhor que posso, se às vezes não consigo, eu me desculpo com as pessoas, mas sempre faço o MELHOR que posso, sempre.

O objetivo maior da 3d1 é difundir no Brasil e mundo afora, informações completas, de alto nível de excelência nos mais variados, diversos assuntos e abordagens diferentes de Computação Gráfica, mas sempre lembrando de como é importante também o lado social, ou seja, conhecer pessoas, amigos amantes da área 3d como eu sou, é muito prazeroso também.

Tudo isso e muito mais coisas de Computação Gráfica, me motivam muito a participar daqui mais e mais a cada dia. Quando respondo a um leitor alguma dúvida qualquer de 3d, eu aprendo também e jamais penso que ele é obrigado a agradecer depois com suas próprias palavras em outro post.

Eu sempre ajudo porque aprendi e continuo aprendendo todo santo dia com todos vocês e com meus estudos pessoais também. Quando alguém como você para pra escrever palavras tão legais e sinceras como foram essas suas, eu paro tudo o que estou fazendo e vou te responder com o coração aberto.

É realmente muito gratificante pra mim \"ver\" a satisfação plena das pessoas, a conquista de um emprego novo de alguém da 3d1 em uma empresa de Computação Gráfica ou Arquitetura pra fazer projetos e 3d, que nos motiva mais e mais a cada dia, a continuar e saber que com certeza estamos trilhando no caminho certo.

Não há nada mais prazeroso nessa vida que você ajudar ao próximo. A felicidade plena de uma pessoa é como se fosse a nossa felicidade. Que bom se o mundo todo fosse assim e se as pessoas deixassem de ser mais egoístas e passassem a ser mais altruístas. ( que ajudam mais umas as outras )

Quanto ao mestre Paul Albin, eu sou suspeito a falar porque além de ser arquiteto, eu adquiri os cursos dele que são maravilhosos de Revit Architecture e que eu fiquei impressionado com a \"organização\" dele e com a \"metodologia\" de ensino também.

São pessoas visionárias como o mestre André Vieira, o Paul Albin, o Alex Alvarez da the gnomon workshop e muitos outros também, que mudam o cenário pra melhor do mundo da Computação Gráfica. Falta ainda muita iniciativa por parte de outras pessoas, muitas não querem dar o primeiro passo e aproveitam a passada dos outros pra entrar de carona.

Bem, é isso ai, escrevi demais, desculpe-me pelo texto longo. Fiquei tão feliz com suas palavras que não podia deixar de lhe agradecer pelo reconhecimento. Mas eu nunca faço as coisas esperando o reconhecimento de ninguém, porque se não a gente sempre se veria frustrado quando alguém não reconhecesse o nosso esforço.

Obrigado pelas palavras.

Forte abraço e muito sucesso pra você.

vc pode espelhar uma cadeia inteira de bones/controladores, mas o segredo é q vc nao da mirror neles todos, o certo é espelhar somente o pai da cadeia (sendo q ele nunca vai ser animado, é somente um pai da cadeia)
http://www.youtube.com/henriqvist

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717317.

Total de membros registrados: 143134

Últimos membros registrados: rayz7, LulutoxDetoxTea4566, OzemPlusKapseln, giovanepm, jalisajewel, MelaraAirPillow556, MelaraAirPillow676, KARV.

Usuário(s) on-line na última hora: 761

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.