Como posso fazer isso?

Por: tv1  

Em: 02/02/2005 00:55

Oi pessoal, mais uma vez tenho uma dúvida e talvez possam me ajudar... Gostaria de fazer o seguinte, eu tenho um objeto, tipo uma engrenagem em 3d e eu gostaria de pegar um outro objeto, sendo ele um símbolo retângular e fazer vasado nessa engrenagem. Seria fazer um furo na engrenagem no mesmo formato do objeto retângular, como eu faço isso... Certa vez eu ouvi falar do bolean, mas eu não sei como poderia usar nesse caso, podem me ajudar? Obrigado...
Paulo Cézar Júnior TV Você
Bom tv1 se eu entendi vc quer fazer um baixo relevo em uma peça já existente... Vc pode acessar a ferramentaa boolean dentro do compound objects do create panel. As operações boleanas trabalham com a interseção de sólidos. nela vc pode escolher q tipo de operação vc vai querer, adição, subtração.... Mas, caro amigo, com certeza vc não vai querer utilizar essa ferramente, fuja dela como o diabo da cruz, pq ela gera diversos vértices e edges indesejáveis que geralmente dão uns bugs homéricos... Minha recomendação seria modelar de novo mas dessa vez com vértices e edges de espera para fazer o "furo", ou no modify panel, clique com o botão direito no quadro de trabalho e transforme seu objeto em um editable poly. Daí é só vc usar as ferramentas de cut ou quick slice e a create e soltar a imaginação obtendo o resultado que desejar.... Acho q a explicação ficou meio confuza mas é o melhor que posso fazer às 2:30 am desculpa.....
Oi Japovision, agradeço pela sua explicação... bem eu nem sabia que o bolean dava esses pepinos, vou tentar fazendo do jeito que vc me indicou e testar os resultados para saber se conseguirei usar transformando o bjeto em poly usando as ferramentas cut e quick slice. Estarei testando e depois posto o resultado, valeu pela explicação. Obrigadão...
E aí galera blz... bem eu tentei em uma com slice on de 180° incluir um objeto para criar esse futo na esfera, nesse xaso é um letra. eu queria que a esfera ficasse com um furo da letra, mas com o bolean não deu certo como já havia dito o japovision, então ele me disse assim: Daí é só vc usar as ferramentas de cut ou quick slice e a create e soltar a imaginação obtendo o resultado que desejar.... Eu quero saber o seguinte como eu uso cut nesse caso para recortar o local aonde eu quero o furo, de forma que recortando na frente atrás tb seja feito o mesmo recorte... Tem álguma maneira simples de se fazer isso, alguém saberia me indicar... Fiz inúmeros testes com o boleam mas me parece que ele é bom para recortar objetos de linhas retas, mas no meu caso tem outro círculo dentro da esfera, que nesse caso prejudicou... Obrigado...
fala paulo blz? seguinte vai em shapes e cria um texto com as letras que vc quer e alinha ele do modo que vc quer o furo seleciona a esfera depois vai em geometry>compound objects>shape merge ele funciona quase igual ao boolean.. tem um tuto na 3d1 explicando em detalhes espero que ajude T+

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 563

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.