Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mdpontes   Macapá - AP
Joao Paulo   São José do Rio Preto - SP - SP
lhmaciel   rio de janeiro - RJ
RSFX   São Paulo
Carlos Emanoel   goiania - GO

Portfólios Ver Mais

rcp   São Paulo - AC
Heltonciriaco   Natal/RN - RN
Thunders32   Joinville - SC
johndrigo   uberlandia

O que é Final Gather?

Por: ericosantos  

Em: 22/06/2013 21:27

Oi Gente, td bem? Sou novo no fórum e estou iniciando meus estudos de mental ray.

Gostaria de saber o que é o Final Gather e pra que ele serve?

Abraços,

Erico
Da uma lida nesse tópico vai ajudar a entender um pouco mais http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/3ds-max-avancado/global-illumination-final-gather
Eu já tinha dado uma lida nesse artigo, mas ainda não tinha encontrado uma definição clara para o Final Gather.

O que eu entendi é que ele pode ser utilizado para gerar radiosidade (tal como o GI), mas sua função principal é suavizar os photons e dar o acabamento para a cena final, correto?

Ou seja, sem o Final Gather, e apenas com o GI ligado, não teríamos uma cena bem acabada. A imagem ficaria fake e com defeitos. Já com o Final Gather ligado, como o próprio nome diz, teríamos uma cena \"bem finalizada\", certo?
Assim pode seguir essa regra que nao tem erro, para externa usa FG + Difuse Bounces 3 ou 4, e preset Low, em interna usa FG sem Difuse Bounces preset Low tbm e mais GI. É bem simples
De forma simples, o Final Gather é um recurso para gerar GI na cena e também se ve para suavizar os photons. Vc disse bem. Ele define a qualidade final de iluminaçao global da imagem.

Só uma observação com o que o Juliano disse. Se usar preset low do FG em uma cena onde o raio está habilitado e também AO (Ambient Occlusion) nos materiais, há uma probabilidade grande de ocorrer artefatos em alguns pontos da cena. São algumas marcas deixadas pelo Bucket na hora da renderização. Nesse caso é bom manter o FG no preset Medium para garantir não ocorrer estes artefatos.
Juliano e new: obrigado pelas dicas e esclarecimentos!
Só acrescentando, o uso de FG sempre terá um resultado melhor se usado em conjunto com os photons, mesmo em cenas externas, até mesmo seu cálculo é bem mais rápido se estiver usando photons na cena, e no caso, não tem a necessidade de um setup alto no FG.
Mas isso depende da cena também, se for uma casa, sobrado ou até algo um pouco maior, dá pra usar photons sem problemas, eu geralmente uso, mas em casos específicos, como um condomínio ou uma área bem grande, onde terá muitas vegetações, o uso de photons é praticamente inviável, assim seria bem melhor e menos problemático trabalhar só com o Final Gather.
há um recurso do FG que é semelhante ao mapa de PHOTONS. É o DIFFUSE BOUNCES. Praticamente em cenas externas é bem mais viável usar ao invés dos PHOTONS. Isso porque é preciso que eles preencham toda a cena (sem sobrar uma parte sem preenchimento sequer) para que o FG consiga suavizar sem necessidade de valores altos.

Em cena externa a quantidade de PHOTONS deve ser muito grande para conseguir preencher toda a cena, e isto aumentará o tempo de cálculo de distribuição dos PHOTONS. Sem contar que boa parte desses PHOTONS serão perdidos, o que aumentará mais ainda o calculo.

É mais viável usar o DIFFUSE BOUNCES para cenas externas, pois o tempo de renderização será bem menor. Já em cenas internas ocorre o contrário. Usando mapa de PHOTONS ao invés de DIFFUSE BOUNCES o tempo de render será menor.

Mas se em suas cenas externas consegue uma melhor qualidade em suas imagens com o mapa de PHOTONS do que com DIFFUSE BOUNCES, então continue usando. A prioridade é a qualidade e em seguida o tempo de renderização.
Que legal, gostei muito das dicas! Em breve acho que terei imagens pra postar.

Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710613.

Total de membros registrados: 138079

Últimos membros registrados: diobene, ketobhbpremium, Mhiwuwese, deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk.

Usuário(s) on-line na última hora: 641, sendo 11 membro(s) e 630 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Osvaldo Arquiteto, Celso Borttoloto, qazxsw123, Leonardo, emersonforentin, Sergio1987, Cledson, Geraldo Nunes, Roberto Movanni, gago, Eng Damasceno.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.