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Como melhorar cromado de rodas

Por: Antonio Neosmar  

Em: 23/08/2013 11:12

Moçada, bom dia

Estou com dificuldade para acertar o material das rodas de meu carro, já coloquei cromado, alumínio e a própria tinta do carro (car Paint), más os resultados não foram bons, o cromado fica estourando, o aluminio, não parece alumínio, fica opaco ai a tinta fica um pouco melhor, más sem brilho.
Estou usando Max 2012 e render e materiais MR.
Alguém pode me ajudar por favor.

Grato a todos
Abrção.
o que deve estar acontecendo aí é que o metal está refletindo o cenário que é todo branco.

faça o seguinte:

o fundo que irá aparecer na renderização deixe com uma parede cobrindo tudo.
já do outro lado onde não será visto, mas refletido pela roda deixe sem nada.
aí tu insere uma hdri no fundo (janela Environment), arraste uma cópia em INSTANCE para o Material Editor e configure para Environ. e o Mapping para Spherical Environment.

obs: cada hdri vai dar um efeito diferente na reflexão, também a medida que girar ela irá dar um efeito diferente na reflexão.

então, resumindo: além do material que deve estar configurado como metal é preciso que em volta tenha o que refletir. Caso não queira modelar use hdri no fundo para ser refletida pelos materiais reflexivos.
HDR Light Studio
há estes tutoriais que podem ajudar com iluminação de estudio

http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-dos-usuarios/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-estudio-mental-ray
http://www.tresd1.com.br/noticia/62269
http://www.idst-render.com/tutorials/studio.html
http://blog.irayrender.com/post/57429750790/an-approximation-of-reality
http://jeffpatton.net/2012/07/iray-studio-scene-2/
http://www.tresd1.com.br/tutoriais/tutoriais-3dsmax/tutoriais-dos-usuarios/iluminacao-de-3-pontos
http://www.tutorialspalace.com/2011/04/studio-light-3d-max-tutorial/
http://motionpanel.wordpress.com/2011/04/29/3ds-max-iluminacao-basica-de-estudio/
http://www.cgarena.com/freestuff/tutorials/max/howrender/render_3dsmax2011.php
Boa tarde Antonio,
Olha o que posso dizer é por experiencia, faço testes cansativos com metais (adoro metais) a conclusao que cheguei é taxativa, posicao intensidade e proximidade da luz.
Na sua cena que ta uma lindeza diga-se de passagem, to sentindo falta de luz, em cada cena que faço se nao brilhar os metais perco o dia, entao faço varios testes com varios tipos de metal, as vezes um metal que deu certo numa cena nao fica legal em outra dai volto a procurar outro metal. Tem cena que coloco um plane proximo com uma imagem HDR probe. Mas veja que tudo que to dizendo é experiencia minha pode ser que to fazendo errado sei la... vamo ver o que a galera diz.

Espero que te ajude em alguma coisa.

Boa tarde Antonio,
Olha o que posso dizer é por experiencia, faço testes cansativos com metais (adoro metais) a conclusao que cheguei é taxativa, posicao intensidade e proximidade da luz.
Na sua cena que ta uma lindeza diga-se de passagem, to sentindo falta de luz, em cada cena que faço se nao brilhar os metais perco o dia, entao faço varios testes com varios tipos de metal, as vezes um metal que deu certo numa cena nao fica legal em outra dai volto a procurar outro metal. Tem cena que coloco um plane proximo com uma imagem HDR probe. Mas veja que tudo que to dizendo é experiencia minha pode ser que to fazendo errado sei la... vamo ver o que a galera diz.

Espero que te ajude em alguma coisa.



Fala sério cara, lindeza? A minha imagem não ta das melhores, pra falar a real ta terrível, mas o que importa eh que quero mostrar que o HDR Light Studio é a melhor solução para o caso do moço ai.

Fiz um render rapidinho aqui na transição de um job só pra mostrar como eh bom o HDR pra posicionar reflexos. Claro que pra ficar limpo precisa de mais tempo fiz no RT rapidinho levou uns 4 minuto pra fazer.
Sim Renato, seu trabalho realmente esta otimo como todos os seus trabalhos, devo admitir que que vc é um profissional como poucos, ja vi e aprendi muito com tutoriais seus, pra resumir tenho grande admiracao pelo seu talento.
Inclusive pela qualidade do seu trabalho me senti impulssionado a estudar esse HDR Light Studio que ja pude ver ele muito rapido so pra ver como é...

Nao posso afirmar se os metais no v-ray se comportam como o mental-ray que é o renderizador do Antonio se for sera uma mao na roda pra ele.
Vamos torcer pra que ele resolva o problema.
Valeu João e renato espero que tudas estas dicas me ajudem.
Abraços
Metal é metal, não interessa qual renderizador se usa, o segredo de um bom metal ta na composição do material. Já vi muito neguinho dizer \"ah maxwell eh o melhor!\" \"ah mental eh melhor!\" \"ah fumo crack!\" mas sinceramente, não existe diferença. O lance é luz e um bom set de material.

Fiz o render desse Camaro agora com o HDR achei que ficou top de linha os reflexos, e eh como você falou, é luz e luz perto que deixam mais interessante o resultado.

Já troquei muita idéia com gente de todo tipo sobre esse assunto e sei que metal em termos pra quem tem muito conhecimento em luz, é um dos materiais mais fáceis de se fazer.

Agora pra ficar nesse naipe desse vídeo precisa de muitoooo tempo em cima pra afinar bem os detalhes.

https://www.youtube.com/watch?v=lULJEbuTCi8
Arigato Sayonara!

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