O bom e velho scanline!

Por: prata  

Em: 27/09/2013 19:22

Oi Prata, só li uma mensagem sua aqui pela 3d1 agora, o primeiro e segundo email tinha recebido lhe respondeu e vc naum me voltou, mas tranquilo,
só não sei se tinha enviado mais algum.
Quanto ao Scanline, ja trabalhei muito fakeosity com ele, minha ultima reel iluminei e rendi com ele.
Realmente em alguma coisas apesar de dar bem mais trabalho pra iluminar e ser mais rapido em algumas coisas, mas reflexos calculados cinda custam muito nele,... tem de se tratar tipo exlcuir algun sobjetos de reflexao, muito legal mas é uma trabalherasinha,

Mas hoje em dia mesmo com os tempos de calculo de luz indireta de vray, mental ou outros, mas
penso q vc ja consegue renders rapidos e cenas mais faceis de configurar doque em fake no scanline, salvo alguns tipos de detalhes e trabalhos, mas penso que é isso aí.

minha ultima reel, ainda fiz em scan fakeosity:
http://www.youtube.com/watch?v=tXGxP0fefuU&feature=c4-overview-vl&list=PL116E5E94FF373A05

Abraço!
Ricmage
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Ricmage: oi Ricmage!! tudo bem?? Parabéns pela sua demoreel, ficou ótima e seu resultado ficou excelente, muito bom mesmo.

Os seus trabalhos provam que você é um ótimo artista gráfico e sabe trabalhar não só no render V-Ray, mas também no Scanline default também.

Agora sobre o uso de fato do Scanline, acho que ele poderá ser usado ainda no Cinema mundial, mas vejo que com o avanço de novos renderizadores como o \"Arnold render\" da solid angle, realmente o uso do Scanline default, pode ser que venha a diminuir bastante nas grandes empresas de Computação Gráfica.

Acho que o Scanline será ainda muito usado em algumas empresas famosas de VFX como citei anteriormente em minha mensagem, mas acho que com a chegada de novas tecnologias surpreendentes de \"raytrace\" e \"GI\" como o \"Arnold render\" da Solid angle, pode ser, é só uma suposição, mas pode ser que o \"Arnold render\" venha a dominar com o tempo, o uso padrão de renderizadores mundiais com esta nova tecnologia.

Realmente só o tempo dirá se o render Scanline sobreviverá, se o mesmo não for atualizado e implementado pela Autodesk. Pode ser que no futuro também a Autodesk acabe comprando o renderizador \"Arnold render\" pro 3ds Max, pois já existe um script que salva a cena do 3ds Max e exporta pra renderizar direto no módulo de render do \"Arnold render\".

Muita coisa vai acontecer nos bastidores da Computação Gráfica, muitas novidades vão chegar, uma nova onda de renderizadores, o extermínio no futuro da incômoda janela de \"frame buffer\" dos renderizadores, a implementação e melhora 100% das tecnologias via GPU desta nova leva de renderizadores, placas de vídeo cada vez mais potentes e robustas.

Vamos aguardar para ver quais serão os resultados promissores do novo uso das tecnologias revolucionárias da Computação Gráfica, que já estão acontecendo por ai. É aguardar para ver, porque com certeza, muita coisa boa vem ai pela frente.

Parabéns pelo tópico, \"Prata\".

Forte abraço e sucesso a todos.

Tentei reproduzir a cena com materiais arch&design e mental ray, ficou um pouco mais escura pq não setei direito as luzes no mental, tirando isso os materiais parecem um pouco melhores mas o render time foi de 54 segundos.

Se estivesse fazendo uma animação optaria por usar a primeira opção, material standaet mais scanline render.

Encontrei um scrpt que gera um domo de luzes omni para simular as smbras suaves da iluminação global, o resultado é bem bonito e o meu teste renderizou em 1 segundo cada frame (tem mais 4 segundos pra preparae as luzes antes do render mas ele só faz isso no primeiro frame)
Um novo teste, renderizei essa pequena animação de 720p em apenas 17 minutos no scanline, uma média de 10 segundos cada frame mais ou menos. Usei uma spotlight como iluminação principal (ray traced shadows e volume light lidagos) e 4 ominis para simular o rebatimento das luzes atras do personagem (técnica de fakeosity), o motiom blur da camera ligado com 3 passes cada frame.

Vai também uma amostra de um quadro isolado com o motion blur desativado, o render time foi de apenas 2 segundos. O mesmo quadro com mental ray e final gather em draft (desabilitei as bounce lights, já que não são mais necessárias), o render time foi de 1 minuto e 45 segundos, seria 3 vezes maior se quisesse o mesmo efeito de motion blur ligado ou seja 5 minutos e 25 segundos aproximadamente cada frame.

Por curiosidade fiz um teste no mental ray e renderizei o mesmo frame sem o final gather ou GI ligados, utilizando a técnica de fakeosity com as 4 bounce lights, o render time agora foi de 8 minutos e 35 segundos (25 minutos cada frame se estivesse com motion blur de 3 passes ligado).

No mental ray o render time aumenta muito com mais luzes na cena, mesmo se não tiver GI ou final gather ligado, com final gather então o render time vai pro espaço! Nesse meu exemplo as bounce lights não eram neessárias por causa do final gather, mas em cenas que vc precisa de um numero maior de luzes a coisa complica.

Para animações que não tem compromisso com fotorealismo como por exemplo personagens cartunescos, motion graphics ou até mesmo animações de passeios virtuais de arquitetura eu recomendo fortemente usar o velho scanline. Mental ray ou Vray apenas para imagens still com foco no photorealismo e/ou qualidade máxima da imagem, para animação nunca. A não ser que seja um trabalho digno de cinema pra bater de frente com Pixar, Dreamworks e ILM.

cara, não tem nada de revolucionario em usar scanline, o mental ray tambem pode ser levissimo se vc souber aproveita-lo, esse render da gargula tambem levou 10s pra ficar pronto, e ainda tem occlusion embutido...

E tem q pensar em outra coisa tambem, seu vc animar 10s de um personagem por dia (o que já é um tempo fenomenal) e cada frame levar 1 min pra renderar, vc so precisaria de 5 horas de render diariamente, o que pode rolar tranquilamente quando vc estiver dormindo...
então não faz sentido ficar lutando tanto assim contra o tempo de render pra animação de personagem
http://www.youtube.com/henriqvist
Esse gargula levou 10 segundos só com ele na tela e um único material, agora coloca mais detalhes. mais materiais, mais luzes, acrescenta efeitos de luzes volumetricas, motion blu e dof?

Minha cena de teste precisou de 5 minutos pra tudo isso no mental ray, enquanto o scanline levou apenas 10 segundos.

Cinco minutos é tranquilo pra renderizar cada frame? Talvez, mas isso é só um teste, a cena é super simples sem muitos detalhes, imagina uma cena muito mais complexa e detalhada, com mais personageens e detalhes no cenário e materiais mais caprichados. Se por exemplo o scanline renderizar em 5 minutos significa que o mental ray precisaria de mais de uma hora por frame. Pra mim essa diferença é significativa.

Se vc acha que da pra otimizar o render no mental ray pra deixar bem próximo do render time do scanline eu vou disponibilizar minha cena de teste aqui, com as setagens que usei no scanline. Quem conseguir renderizar tão rápido no mental ray, é só postar como fez.

E se vc quiser compartilhar ser gargula tb pra eu fazer alguns testes no scanline eu agradeço. Não da pra comparar cenas diferentes, pro teste ser preciso tem que ser a mesma cena nos 2 renderizadores.

cartoonteste.zip (41.3 MB)
https://mega.co.nz/#!k11yWKYB!RLlEtGP-gckmrtTNRziNcxY4qHpoNLJkBxdHORajUic
também já fiz renderização de 10 segundos usando FG em cenas simples (personagem como este gargula por exemplo).

Por isso que num dou muita bola para o Scanline não. Quem usa ele e faz imagens boas, eu acho legal, mas eu mesmo num tenho pretensão de me dedicar a ele não.
também já fiz renderização de 10 segundos usando FG em cenas simples (personagem como este gargula por exemplo).

Por isso que num dou muita bola para o Scanline não. Quem usa ele e faz imagens boas, eu acho legal, mas eu mesmo num tenho pretensão de me dedicar a ele não.

Em cenas simples é fácil, eu to falando de renderizar cenas complexas em questão de segundos com o scanline. É claro que não vou deixar o vray ou o mental ray de lado e passar a usar o scanline em tudo, pelo contrario, a maior parte do tempo ainda vou usar eles.

Minha ideia é saber extrair uma boa imagem do scanline tb pra quando realmente precisar de um render mais rapido.

Eu postei um exemplo de um video de 4 segundos que levou 17 minutos no scanline mas levaria mais de 10 horas no mental ray (5 mimutos por quadro x 30 quadros/segundo = 150 minutos/segundo x 4 segundos = 600 minutos ou 10 horas), isso é muiiiita diferenças de tempo e a qualidade de imagem é quase a mesma.

Agora imagina se eu pegar um job de animação de varios minutos ou simplesmente quiser fazer um curta de sei lá uns 10 minutos?

Pra quem só trabalha com imagens still não tem por que mesmo usar o scanline, o que eu to falando aqui é de otimizar animações.
cara!

uso a versão 2012 do 3ds Max. O seu arquivo num abre aqui não.

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710611.

Total de membros registrados: 138076

Últimos membros registrados: deluronforte, Aahiravan026, Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr.

Usuário(s) on-line na última hora: 432, sendo 3 membro(s) e 429 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Aahiravan026, claro_lima, deluronforte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.