também já fiz renderização de 10 segundos usando FG em cenas simples (personagem como este gargula por exemplo).
Por isso que num dou muita bola para o Scanline não. Quem usa ele e faz imagens boas, eu acho legal, mas eu mesmo num tenho pretensão de me dedicar a ele não.
Em cenas simples é fácil, eu to falando de renderizar cenas complexas em questão de segundos com o scanline. É claro que não vou deixar o vray ou o mental ray de lado e passar a usar o scanline em tudo, pelo contrario, a maior parte do tempo ainda vou usar eles.
Minha ideia é saber extrair uma boa imagem do scanline tb pra quando realmente precisar de um render mais rapido.
Eu postei um exemplo de um video de 4 segundos que levou 17 minutos no scanline mas levaria mais de 10 horas no mental ray (5 mimutos por quadro x 30 quadros/segundo = 150 minutos/segundo x 4 segundos = 600 minutos ou 10 horas), isso é muiiiita diferenças de tempo e a qualidade de imagem é quase a mesma.
Agora imagina se eu pegar um job de animação de varios minutos ou simplesmente quiser fazer um curta de sei lá uns 10 minutos?
Pra quem só trabalha com imagens still não tem por que mesmo usar o scanline, o que eu to falando aqui é de otimizar animações.