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O bom e velho scanline!

Por: prata  

Em: 27/09/2013 19:22

Cerca de 30 segundos
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Como ja foi dito acima, o Scanline tem suas limitaçoes, como luz, sombra e principalmente nos materiais, mas da sim pra fazer bons trabalhos usando o Scanline do Max, mas pra isso, ja tem que dominar muito a tecnica de iluminaçao \"FAKE\".

Estou deixando um link aqui de um cara chamado Kyo3D, mostrando como eh possivel criar boas imagens de interiores usando o Scanline. Na minha opiniao, esse cara eh um dos melhores a dominar essa tecnica de FAKE no Scanline do Max.

Pra se fazer imagens em Still, talvez o tempo que vc gasta setando dezenas de luzes omni, nao compensa, vai direto pra um VRay ou Mental Ray, mas se pensar em animaçao, essa tecnica eh extremamente valida, pois a velocidade do render impressiona, mantendo uma qualidade muito boa.

O link esta aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=fRObjsxrJzs
E tem outro aqui.
http://www.youtube.com/watch?v=VQAUyE3HLpI

Vale a pena ver!
exatamente para animação que eu penso, animações de personagens cartoon que não precisam de realismo, não precisa de nada com reflexo real ou com iluminação realista.

esse turntable de 10s a 60fps (sim fiz questãso de extrapolar) na resolução de 720p eu renderizei em 15 minutos mais ou menos
https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&list=TLAwNI58yxUK_TRReulP9jQrvZH-nABWWY&v=JuyB7NO0EYY

Uma animação como essa por exemplo o scanline se sairia bem

Outros dois exemplos de render com scanline, são exemplos que vem na instalação do max, um foi renderizadop em 1 segundo e o outro em 3 segundos.

Com certeza vale a pena usar scanline em animações.
o bom do scanline é se vc quiser renderizar alguma coisa com textura baked(self-illumination) sem luz nenhuma na cena.

uma coisa q pesa pra caramba tb no scanline é opacidade, é melhor trabalhar com uma cacetada de poligonos do q usar mapa de opacidade em folhas de arvore por exemplo

agora, o mental ray tb nem eh pesado, desde q vc nao use o finalgather nem o GI, e vc ainda tem a vantagem de usar uma mentalray light e aumentar o arealight dela pra esfumaçar as sombras

para isso q vc quer fazer acho q o ideal seria usar o mental ray com um setting simples, so mexendo no sampling quality, se o personagem em questão nao tiver partes finas, vc pode deixar o minimum em 1/64, por exemplo
http://www.youtube.com/henriqvist
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Prata: oi Prata!! tudo bem?? Primeiramente gostaria de te Parabenizar pela criação deste ótimo tópico sobre o renderizador nativo do 3ds Max, o famoso standard scanline.

Muitos artistas gráficos usam muitos renderizadores que se sobressaem no mercado mundial de cinema, animação, jogos e produção de imagens foto realistas, o que a meu ver, não vejo problema algum, porque realmente é um direito de todos usar o que tem de melhor no mercado mundial da Computação Gráfica.

Mas eu gostaria de abrir um parênteses aqui sobre uma coisa que acho importante de falar. É o seguinte: o Scanline é um ótimo renderizador, usado no Cinema mundial até hoje em dia, em especial em filmes que necessitam de efeitos especiais realistas, mas que sejam rápidos de renderizar e gerar resultados super rápidos.

O grande problema do scanline é somente a falta de um algoritmo de \"raytrace\" avançado, pois o seu módulo de render é realista, porém efeitos mais avançados, ele ainda demora muito mesmo pra renderizar se comparado com outros renderizadores \"raytraced\".

Até existem algoritmos de raytracing para fazer o \"motion blur\" e displacement por sub-pixel, sem nenhum custo de render extra, ou até chegar processadores bem mais rápidos que o custo extra não importe mais, o render \"scanline\" vai ser essencial para a produção de efeitos visuais, pois muitos efeitos demorariam muito se fossem feitos em renderizadores de linha \"raytraced\".

Muitas soluções de efeitos especiais em cinema, como composição com \"hair and fur\", displacement, motion blur, podem ser feitos tranquilamente com o render \"scanline\", pois seu algoritmo de render é super rápido e principalmente gera resultados bem realistas.

A Computação Gráfica vem passando por um momento de intensas mudanças, porque realmente não dá para adivinharmos o que realmente irá acontecer no futuro. Talvez o render Scanline seja implementado com tecnologia via GPU, para ser ainda mais veloz e produzir os resultados em \"real time\" ( tempo real ).

O uso de softwares 3d com \"point cloud\", servidores \"point cloud\", renderizadores com tecnologia GPU, softwares novos que já geram 3d só o artista desenhando uma simples linha em cima do contorno de uma foto, então tudo que irá acontecer no futuro é relativamente muito complicado de afirmar com certeza o que irá ocorrer.

Acredito que assim como o Scanline render deverá receber implementações com tecnologia GPU, os renderizadores Mental Ray e V-Ray já contam com este tipo de recurso.

Seja como for, o Scanline, creio eu, ainda será muito usado no mundo da Computação Gráfica por tempos e tempos, porque seu algoritmo de render é super rápido e ele gera resultados bem realistas em curtíssimos intervalos de tempo, o que o torna ( scanline ) muito viável de usá-lo em grandes produtoras de Computação Gráfica.

A ILM que é a maior empresa do mundo em efeitos visuais e usa muito o Scanline em tomadas de cenas que tenham efeitos especiais com mares, oceanos e outros efeitos volumétricos.

Segundo o artista gráfico \"Neil Blevins\"- \"Agora nós temos todas essas novas ferramentas que nos permitem fazer o nosso trabalho parecer mais real, e os estúdios de cinema estão explorando essas técnicas , mas há uma enorme área para explorar em NPR ( no photorealistic rendering -->> renderização não- foto realista ).

Basta olhar para os cinco curtas-metragens animados indicados no Oscar deste ano ( 2006 ), vários deles não possuem um olhar realista sobre tudo, mas foram muito estilizados e muito legal olhar filmes deste tipo.

E cada estilo não necessariamente precisará de coisas como reflexões, GI , refrações...etc. Então, a partir de uma perspectiva de marketing, um monte de filmes de animação estão cada vez mais usando o algoritmo de GI ( global illumination ) agora, e por isso é bom saber essas coisas, mas eu acredito que haverá uma eventual reação e as pessoas vão tentar ter olhares mais estilizados, muitos dos filmes não terão raytracing especificamente , e assim por renders baseados em tecnologia não \"raytraced\" sempre vai sobreviver\".

Agora o Scanline enfrenta um certo problema, porque neste momento, já existe no mercado renderizadores super modernos com uma velocidade de geração de \"GI\" realista e \"raytraced\" surpreendente, que é o renderizador \"Arnold Render\" da Solid Angle.

O renderizador \"Arnold Render\" da Solid Angle, vem sendo muito usado mesmo no cinema mundial de Computação Gráfica. Dizem os artistas gráficos que trabalham com ele, que sua velocidade de renderização para gerar \"GI\" e efeitos com \"raytraced\" é surpreendente.

A prova maior disso é que o \"Arnold Render\" foi usado nos filmes mais recentes de Computação Gráfica que estão passando no cinema mundial. Empresas como a Sony Pictures, Imageworks foram os catalisadores para a adoção profissional do Arnold render, mas o seu uso e reputação floresceram para lugares como a Digital Domain , ILM , Luma Pictures, Framestore , Digic Pictures e outros.

O Arnold render está disponível pro Maya, SoftImage, Houdini por enquanto, mas acho que com o passar do tempo, ele ( Arnold ) já deverá está disponível pro 3ds Max, pois hoje já existe um script que exporta a cena do 3ds Max 2013/ 2014 pra renderizar direto no Arnold render.

Olhem este link aqui: http://www.fxguide.com/featured/merlin-vfx-arnold-tv-pipeline/

http://www.fxguide.com/featured/the-art-of-rendering/ ( The Art of Rendering )

======================================================================================

Olhem estes links, por favor:

http://www.fxguide.com/featured/hereafter_and_scanline_go_ahead_make_my_wave/ ( Hereafter & Scanline: Vá ??em frente, faça a minha onda ).

http://www.youtube.com/watch?v=IdGryOtSkcU ( 2012 Vfx Shot Breakdowns from scanline ).

http://www.fxguide.com/featured/the-state-of-rendering/ ( Qual renderizador?? Fx guide ). Parte 1 de 2. Esta parte trata das tendências de renderizadores na indústria de VFX hoje. Parte 2 inclui uma corrida de 14 dos renderizadores mais populares para VFX.

http://www.fxguide.com/featured/the-state-of-rendering-part-2/ ( Qual renderizador?? Fx guide )

Espero ter contribuído de alguma forma.

Parabéns pelo tópico, \"Prata\".

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...

valeu danilo!

seria legal a galera reunir dicas e tutoriais de scanline, eu vejo bastante coisa de mental ray e vray por ae mas não de scanline.

minha empolgação com o scanline é pelo fato de que com ele agora uma animação se torna completamente viavel deser renderizada por mim.
O Help do 3ds Max já seria um bom ponto de partida. Mas acho que se usar MR ou Vray mesmo com configurações baixas e materiais simples o tempo de renderização também é rápido. Não táo rápido como no Scanline, mas o suficiente para animações.
new quando que vc consegue um render de 1 a 10 segundos no mental ray?
No Scanline dá para fazer cenas realistas, porém sem reflexão ou refração borrada (difusa). Isso num tem jeito não. Também sombras difusas somente se for Shadow Map (sombra Ray Traced sem chances).



refração e reflexo borrado no scanlime, 3 segundos de render

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