Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Fireworks   Jaraguá do Sul - SC
gilson antunes   Curitiba - Brasil - PR
Deucher Jr   Jonville - SC - Brasil
César Augusto   São Paulo - Itapevi - SP
RaffaPrado   Hortolândia - SP

Portfólios Ver Mais

Rafael Coelho   Lages / SC - SC
knillg   BH - MG - AC
guilherme3394   Fortaleza - AC

O bom e velho scanline!

Por: prata  

Em: 27/09/2013 19:22

Quando eu comecei aprender 3dmax já fui direto para o vray e mental ray, mas por curiosidade andei fazendo alguns testes com o scanline, e cuguei a conclusão que nnem pra tudo precisa de vray ou mentalray.

Claro que esses dois rendereizadores ray traced oferecem um realimoo muito maior, mas quando é uma cena cartoon o scanline quebra o galho. Pincipalmente se o trabalho for uma animação, sendo uma imagem still ate vale a pena caprichar usando um mental ray ou vray e obter uma imagem impecavel, mas pra animação cartoon, quanto mais rapido melhor!

No exemplo que eu postei foi um dos meus primeiros testes com scanline, é uma imagem super simples ma foi renderizaa em apenas 1 segundo nesta resolução. Isso torna copletamente viavel uma animação pra mim,o que com o vray seria um pesadelo de renderizar todos os quadros.

E vcs, fazem tudo com renderizadores modernos? Acredito que em animações simples vale a pena usar o velho scanline!
Scanline tem ótimos recursos \'não-realistas\'.. Acho q o primeiro material do tipo \'Ink and Paint\' foi do Scanline né.. Acho que é usado até hoje pra animação e tal..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
É.... Agora renderize objetos com reflexão e refração e luz com sombra raytraced pra tu ver como é demorado.
por isso eu citei animações cartoon sem realismo

Edit: Fiz um outro teste rápido, levou 8 segundos pra renderizar. Bem mais demorado que o anterior mas ainda rapido.
...É então.. \'não realistas\'...

@New: \"Na Época\".. se usava coisas como fotos no mapa de reflexão =D.. Levando-se até as ultimas consequencias do Standard Scanline, dá pra fazer coisa realista.. Mas o \'charme\' dele está no \'não-realismo\' realmente... Mas existem \'pilantragens\' nos materiais que são capazes de elevar o grau de realismo.. Evidentemente q não vai ser melhor q um V-ray.. é claro.. Mas é o render q, tirando o V-ray, é o meu favorito..(e é o \'roots\' do 3ds né.. toda a questão de render, iluminação e materiais meio q se desenvolve a partir das coisas do standard scanline..)
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
No Scanline dá para fazer cenas realistas, porém sem reflexão ou refração borrada (difusa). Isso num tem jeito não. Também sombras difusas somente se for Shadow Map (sombra Ray Traced sem chances).
Sempre uso o scanline quando estou modelando. Como o render é quase instantâneo, o trabalho fica muito mais rápido.
Quando a modelagem está completa, costumo mudar para o mental ray.
No Scanline dá para fazer cenas realistas, porém sem reflexão ou refração borrada (difusa). Isso num tem jeito não. Também sombras difusas somente se for Shadow Map (sombra Ray Traced sem chances).

sim, mas voltando a repetir, se eu quero realismo vou de vray, mas nem sempre preciso de realismo
Esta cena criei com scanline (1 omni + Skylight)
www.simbjjimufsa.com www.twitter/simbjji www.youtube.com/simbjji07 Designer 3ds max e Second Life Vida VIRTUAL com possibilidades REAIS.
Quanto tempo de render?

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710609.

Total de membros registrados: 138074

Últimos membros registrados: Percivalgodfrey, Canithencer, Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema.

Usuário(s) on-line na última hora: 537, sendo 3 membro(s) e 534 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Canithencer, claro_lima, Percivalgodfrey.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.