"GlaciusFire" disse: Pessoal, umas das minhas principais dificuldades pra comecar a entender e me interar com o 3d, começando do zero foi essa, apesar de reler muitas vezes os tutoriais básicos a duvida permanecia, como ainda sou um novato, vou responder do geito que acho q está certo: 1- Sub - objeto aparece após a versão do Max 3, sub objeto é como o próprio nome diz, uma parte menor do objeto selecionado. por exemplo criamos um cubo e tranformamos ele em editable poly, um sub- objeto do objeto editable poly eh um border, poly, um vertex etc... esse sub objeto se localiza na aba modify, ao lado da aba create. 2- Vertice ou Vertex, sao o apoio de todo objeto 3d, são necessarios 3 deles ligados entre si para se formar uma face, face eh a menor parte visivel de um objeto 3d. 3- Segmento, eu nao tenho tanta ctz, dexo pro pessoal te ajudar 4- Nao existem somenete essas janelas, vc pode configura-las de maneira mais apropiada para trabalhar com seu objeto 3d. Vc precisa de todas para construir qqr objeto, desde um simples a um complexo. Voce normalmente comeca a trabalhar por aquela que vai dar mais facilidade no momento da edicao, por exemplo se vc for criar um piso, uma boa escolha seria a janela top, que representa a vista de seus objetos 3d pelo angulo de 90 graus, ou seja por cima deles, eh importante tbm dizer que em todas as janelas vc nao terá perspectiva com excessao da janela Perspective, que é o q da profundidade aos objetos vistos na tela do micro. 5- Essa eu tbm quero saber 6- as grades sao um meio de vc referenciar um objeto que está sendo feito, para deixar um objeto proporcional, vc se auxilia pelas grades por exemplo. 7 - Aresta (acho q eh o edge neh?) eh a uniao entre 2 vertices, eh a linha que une esses 2 vertices, vc pode editar seu objeto 3d pelos edges, puxando, esticando, extrudindo.. etc.. 8- ja respondido na 2 9 - eu sei mais ou menos.. mas nao arrisco... pessoal help!! 10 - uma malha editavel eh um objeto editavel.. na linguagem desse pessoal d