Duvidas de Iniciante no 3DSMAX - Sou Novo usuário! :D

Por: rafael3d  

Em: 14/02/2005 01:12

Olá pessoal. Pra mim é uma onrra está participando dessa comunidade de 3d. Espero ajudar todos com o que eu sei :D Bom pessoal, inicialmente tenho várias perguntas do 3dmax.... vejo tutos, cursos em cd e me veio essas duas que não são explicadas..... 1 - O que seria sub-objetos? 2 - O que é vértices? 3 - O que é segmentos? 4 - Pra que serve as janelas Top, Front, Perpective e Left? E por onde começar a trabalhar? 5 - Pra que serve a opção 3d Snap? 6 - Pra que serve as grades? 7 - O que é arestas? 8 - O que é face? 9 - AAs opções "Length Segs" e a "Width Segs" servem para o que?? 10 - O que seria malha editável? 11 - Como eu posso ajustar o tamanho e acor de fundo do meu documento? 12 - Se eu quiser fazer qualquer desenho no 3dmax eu tenho que primeiro ir trabalhando com Primitivos? Pessoal é iso ae.... Desculpem tanta pergunta, mas é fundamental para eu enteder oq eu preciso :D Por favor se poder da detalhes eu agradeceria e muito! Muito obrigado!!!!
acesse http://www.tresd1.com.br/ e vá na seção de tutoriais, lá vc encontrará resposta à maioria de suas perguntas. boa sorte...
Emerson Joucoski.Ctba-PR-Brasil. "Sempre aprendendo..."
Ok! Mas tipo, eu queria uma ajuda por aqui pois é uma coisa mais como eu psso dizer, mais facil de enteder.... Por favor, se alguém pelomenos responder algumas seria um grande favor.. pessoal desculpe ir posntando perguntas assim, mas essas serias as ptrincipais para eu enteder os tutos e o qu estouf azendo
olha cara, tipo, acho que ninguém vai ter paciência para responder essas perguntas, mas se alguém quiser.... mas de qqer jeito vai no max e aperta F1 ou acessa pelo help todas essas dúvidas tão lá e muito melhores explicadas do que poderiam estar aqui senão tiver lá, garanto que na tresd1.com.br tem, ou senão MILHARES de otros sites tem...... e se mesmo assim não achar, pelo menos essas perguntas com 3 cliques tu descobre no max.... na boa, da uma pesquisada antes..... vlw
Aí, também acho que ninguém vai ter paciência prá responder aquele questionário que vc postou. Vc tem que ralar nos tutos e onde mais vc puder para aprender essas "coisinhas". Dá uma olhada nos video tutoriais da REDPIXEL, são muito bons!
Isso nos videos da redpixel, la tem uns videos basicos sobre os comandos do max.
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
Pessoal, umas das minhas principais dificuldades pra comecar a entender e me interar com o 3d, começando do zero foi essa, apesar de reler muitas vezes os tutoriais básicos a duvida permanecia, como ainda sou um novato, vou responder do geito que acho q está certo: 1- Sub - objeto aparece após a versão do Max 3, sub objeto é como o próprio nome diz, uma parte menor do objeto selecionado. por exemplo criamos um cubo e tranformamos ele em editable poly, um sub- objeto do objeto editable poly eh um border, poly, um vertex etc... esse sub objeto se localiza na aba modify, ao lado da aba create. 2- Vertice ou Vertex, sao o apoio de todo objeto 3d, são necessarios 3 deles ligados entre si para se formar uma face, face eh a menor parte visivel de um objeto 3d. 3- Segmento, eu nao tenho tanta ctz, dexo pro pessoal te ajudar 4- Nao existem somenete essas janelas, vc pode configura-las de maneira mais apropiada para trabalhar com seu objeto 3d. Vc precisa de todas para construir qqr objeto, desde um simples a um complexo. Voce normalmente comeca a trabalhar por aquela que vai dar mais facilidade no momento da edicao, por exemplo se vc for criar um piso, uma boa escolha seria a janela top, que representa a vista de seus objetos 3d pelo angulo de 90 graus, ou seja por cima deles, eh importante tbm dizer que em todas as janelas vc nao terá perspectiva com excessao da janela Perspective, que é o q da profundidade aos objetos vistos na tela do micro. 5- Essa eu tbm quero saber 6- as grades sao um meio de vc referenciar um objeto que está sendo feito, para deixar um objeto proporcional, vc se auxilia pelas grades por exemplo. 7 - Aresta (acho q eh o edge neh?) eh a uniao entre 2 vertices, eh a linha que une esses 2 vertices, vc pode editar seu objeto 3d pelos edges, puxando, esticando, extrudindo.. etc.. 8- ja respondido na 2 9 - eu sei mais ou menos.. mas nao arrisco... pessoal help!! 10 - uma malha editavel eh um objeto editavel.. na linguagem desse pessoal doido, malha editavel eh akele monte de vertice, edge, polygons, etc.. resumindo eh um objeto 3d que vc pode editar, vc pode mexer nos seus elementos. 11 - Na barra de ferramentas, customise>customise user interface 12- Depende, normalmente são criados primitivos mas nem sempre, podem se criar linhas e a partir dessas linhas criar objetos com facilidade, podem tambem ser criados objetos do nada, criando vertices e unindo - os, por exemplo... Bom pessoal, sei q pode ter mto erro ai em cima, mas eu tentei.. pq realmente foi o q aconteceu comigo... as q eu nao respondi ou respondi errado, por favor ajudem o cara ai...se ao invez de reclamar, vcs tivessem respondido uma pergunta cada um, a gente ja tinha ajudado ele a sair dessas duvidinhas... Agora Rafael, como eu sou um novato tbm vou te dar umas dicas, pra aprender.. vale dar umas olhadas em tutoriais passo a passo de como contruir um objeto. Comece com o tutorial do Lache aki na 3d1 mesmo. Tente fazer objetos simples como uma borracha, um apagador, um otimo tutorial de como fazer um mouse tbm ajuda, soh nao me lembro da ond eu tirei ele, depois de treinado um pouco, faca o tutorial da red pixel da cadeira de escritorio... eh mto bom.. alias parabens pra qm fez... ele da passo a passo mesmo. E meu, principalmente.. o max eh mto foda.... vai dar vontade de desistir varias vezes :D flw um abracao!
"GlaciusFire" disse: Pessoal, umas das minhas principais dificuldades pra comecar a entender e me interar com o 3d, começando do zero foi essa, apesar de reler muitas vezes os tutoriais básicos a duvida permanecia, como ainda sou um novato, vou responder do geito que acho q está certo: 1- Sub - objeto aparece após a versão do Max 3, sub objeto é como o próprio nome diz, uma parte menor do objeto selecionado. por exemplo criamos um cubo e tranformamos ele em editable poly, um sub- objeto do objeto editable poly eh um border, poly, um vertex etc... esse sub objeto se localiza na aba modify, ao lado da aba create. 2- Vertice ou Vertex, sao o apoio de todo objeto 3d, são necessarios 3 deles ligados entre si para se formar uma face, face eh a menor parte visivel de um objeto 3d. 3- Segmento, eu nao tenho tanta ctz, dexo pro pessoal te ajudar 4- Nao existem somenete essas janelas, vc pode configura-las de maneira mais apropiada para trabalhar com seu objeto 3d. Vc precisa de todas para construir qqr objeto, desde um simples a um complexo. Voce normalmente comeca a trabalhar por aquela que vai dar mais facilidade no momento da edicao, por exemplo se vc for criar um piso, uma boa escolha seria a janela top, que representa a vista de seus objetos 3d pelo angulo de 90 graus, ou seja por cima deles, eh importante tbm dizer que em todas as janelas vc nao terá perspectiva com excessao da janela Perspective, que é o q da profundidade aos objetos vistos na tela do micro. 5- Essa eu tbm quero saber 6- as grades sao um meio de vc referenciar um objeto que está sendo feito, para deixar um objeto proporcional, vc se auxilia pelas grades por exemplo. 7 - Aresta (acho q eh o edge neh?) eh a uniao entre 2 vertices, eh a linha que une esses 2 vertices, vc pode editar seu objeto 3d pelos edges, puxando, esticando, extrudindo.. etc.. 8- ja respondido na 2 9 - eu sei mais ou menos.. mas nao arrisco... pessoal help!! 10 - uma malha editavel eh um objeto editavel.. na linguagem desse pessoal doido, malha editavel eh akele monte de vertice, edge, polygons, etc.. resumindo eh um objeto 3d que vc pode editar, vc pode mexer nos seus elementos. 11 - Na barra de ferramentas, customise>customise user interface 12- Depende, normalmente são criados primitivos mas nem sempre, podem se criar linhas e a partir dessas linhas criar objetos com facilidade, podem tambem ser criados objetos do nada, criando vertices e unindo - os, por exemplo... Bom pessoal, sei q pode ter mto erro ai em cima, mas eu tentei.. pq realmente foi o q aconteceu comigo... as q eu nao respondi ou respondi errado, por favor ajudem o cara ai...se ao invez de reclamar, vcs tivessem respondido uma pergunta cada um, a gente ja tinha ajudado ele a sair dessas duvidinhas... Agora Rafael, como eu sou um novato tbm vou te dar umas dicas, pra aprender.. vale dar umas olhadas em tutoriais passo a passo de como contruir um objeto. Comece com o tutorial do Lache aki na 3d1 mesmo. Tente fazer objetos simples como uma borracha, um apagador, um otimo tutorial de como fazer um mouse tbm ajuda, soh nao me lembro da ond eu tirei ele, depois de treinado um pouco, faca o tutorial da red pixel da cadeira de escritorio... eh mto bom.. alias parabens pra qm fez... ele da passo a passo mesmo. E meu, principalmente.. o max eh mto foda.... vai dar vontade de desistir varias vezes :D flw um abracao!
Olha aí um cara, isso que é um exemplo. Humildemente chegou aqui e respondeu o famoso "questionário". Porqeu ficar reclamando??? Vocês acham que todos são igual, lê tutos e já vai sair aprendendo tudo? Pi galera, postei aqui umas dúvidas que eu não conseguir tirar... nos tutos pode exclicar, mas vai querer explicar de uma forma muito ruim de entender. Po me desculpe por ter postados perguntas.... Agora me fala, o que custava pelomenos um e responder o que sabia? não precisaria responder todos.... Mas aí o GlaciusFire um cara iniciante chegou e respondeu as perguntas... Isso sim que é um exemplo! Um Exemplo de ajudar seu próximo. Nem todo mundo é igual pessoal. Ae, GlaciusFire muito obrigado cara, pelo que vc me respondeu, tive uma base das coisas! Valeu mesmo continue sendo humilde assim! Ae cara tipo e o que você rpecisar, com o pouco que eu sei estou aí pra ajudar
Oi Rafael3D, tudo bem? Não é uma questão de preguiça dos usuários, porque todos aqui estão respondendo os outros de graça, por boa vontade, ninguém recebe nada para responder os iniciantes, pelo contrário, perdem seu tempo fazendo isso por pura boa vontade. A questão é que você não soube perguntar, chegar no fórum e tuchar um questionário com 12 perguntas, o pessol nem lê o que você postou!! Se postasse uma por vez, certamente seria respondido. Assim que eu vi seu tópico, já achei que era trabalho de alguma coisa, porque são perguntas realmente muito iniciantes e algumas que nem tem a ver diretamente com computação gráfica. Só quando o Glaucius respondeu falando que passou por isso que eu vi que era verdade. Vou tentar responder as perguntas e já ajudando o Glaucius a entender o que ele não sabe. 1- partes menores que o objeto, são as partes com as quais o objeto é formato, um objeto é formado por faces, vértices, bordas (edges) e elementos. basicamente você trabalha nas faces, vértices e bordas para editá-lo. 2- Vértices são as menores partes do objeto, o mesmo que é na geometria, precisa de dois vértices para traçar uma linha, em polígonos, precisa de no mínimo 3 vértices para criar uma face, identicamente a geometria de colegial. 3- Segmentos é o mesmo que na geometria da escola, do segundo colegial, acho que no primário já aprende o que é segmento, é um pedaço de linha, é a parte da linha contida entre dois vértices. 4- As janelas TOP, LEFT e RIGHT são para visualizar o projeto nas vistas ortogonais, ou seja, perfeitamente de lado, perfeitamente de cima, e tem outras ainda, de trás, da direita, de baixo, do usuário, da luz e várias outras, nas janelas ortogonais não tem distorção de perspectiva, ou seja, não tem lente, são retas, é melhor para trabalhar em algumas situações. A janela Perspective e de Camera são em perspectiva, ou seja, tem lente, o objeto fica menor com a distância, entende? São usadas apenas para fazer a "foto" (renderização) da cena 3D, transformando em imagem. Tecla V para acessar as outras viewports, e C para câmera. 5- Snap é o recurso de grudar o cursor do mouse num determinado local, para "pegar" um objeto pelo Vertex por exemplo, o 2.5D Snap faz a projeção desse "ponto de pega" no Grid do Max, ou seja, se o ponto de pega está a 10 unidade abaixo do grid, ele vai pegar exatamente em cima do vértice, mas na unidade 0, a 10 unidades acima do vértice que indicou. Usando o Snap 3D, ele vai aceitar esse espaço tridimensional, vai pegar em cima do vértice lá em baixo, a 10 unidades abaixo, se pegar outro vértice a 5 unidade acima do gride, para continuar a linha, ele vai fazer a linha no espaço 3D, indo até 5 unidade acima, se fosse o 2.5D ele faria tudo no mesmo plano. 6- As grades são usadas para auxilio na modelagem, na movimentação, para localização do usuário, para aplicar Snaps, e muitas outras coisas, são a sua referência dentro do mundo 3D. 7- Aresta é o mesmo da geometria explicada na escola, é um canto formado por 3 vértices, se tem 3 vértices e eles não são lineares, então formam um ângulo, a ponta do ângulo é a aresta!! em polígonos a aresta pode ser formata por mais de 3 vértices, pois pode conter 3 faces, como o canto de um box. 8- Face é uma face 3D, uma superfície 3D, a menor parte possível de superfície 3D, ou seja uma célula da superfície 3D, ela é composta por 3 vertíces, criando uma face triangular, usando essas faces que se criam os objetos em 3D. 9- Aumentando os segmentos de um objeto você aumenta a resolução da malha 3D dele, sugiro que leia os tutoriais da Três D1, porque esse tipo de coisa está explicado neles, não vai entender o programa no primeiro tutorial e nem depois de ler muitos, leva anos para dominar o Max, pelo menos 4 anos, leia os tutoriais dos modificadores que vai ver para que serve isso com certeza. Se aplicar um Modify Bend num Box por exemplo, vai curvar o Box, mas se tiver poucos segmentos, não tem como ele curvar certo, vai ficar reto a lateral, aumentando os segmentos ele faz a curva certinha, quando mais segmentos tem um objeto, mais pesado ele fica. 10- Malha editável, ou Editable Mesh, é a malha que é feita todos os objetos, com vértices, polígonos, Edges (bordas), e tudo mais, objetos primitivos não são editáveis dessa forma, tem que transformar em Editable Mesh ou Editable Poly para poder modificar. 11- O fundo da cena no 3ds max é configurada no Environment, novamente sugiro que leia os tutoriais da Três D1 porque está muito bem explicada essa parte, leia o tutorial BackGround. A cor pode ser modificada na mesma janela do Environment, dentro de Rendering>Environment. 12- No Max você não desenha porque desenho é coisa 2D, no Max você modela, tem diversas técnicas de modelagem, pode começar com primitivos, com Planes com linhas, com Curves Nurbs, com Patchs, mas o principal sistema de modelagem é o poligonal, sendo assim, geralmente se começa com um Plane. Leia todos os tutoriais da Três D1 que vai aprender muita coisa, muitas dessas perguntas já teria respondido. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717341.

Total de membros registrados: 143142

Últimos membros registrados: PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455, Whispers, dtabach, Vanotium34.

Usuário(s) on-line na última hora: 530

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.