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Como modelar uma camiseta dobrada?

Por: Evaldop  

Em: 15/01/2014 17:23

Boa tarde!
Alguma dica de como fazer? Sou usuário do Maya, mas qualquer ajuda é bem vinda.
Imagino que ficaria mais facil se vc fizer uma base no maya e exportar pro Zbrush, ou fazer uma base em mesh pra \'vestir\' no Marvelous..

(se é um objeto muito bem mapeado, dá até pra vc subdividir 2 vezes (dependendo do model e tal) e usar um displace com uma textura de tecido levemente amassado etc..)

Detalhando no Zbrush, use a topologia pra gerar um normal map e use esse normal map no seu model low.. Ou dependendo do caso use o do zbrush mesmo..
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..
Olá pessoal da 3d1... boa tarde a todos!!

Evaldorp: oi Evaldo!! tudo bem?? Também sou usuário assíduo e muito frequente de Maya e 3ds Max, porém atualmente prefiro modelar tudo de que preciso direto no Maya.

Para fazer a camisa dobradinha como você deseja, existe diversas formas de se fazer isso. A primeira é como falou e comentou o nosso amigo e colaborador \"ScreamingFox\".

Realmente você modelando a \"base mesh\" no Maya ou no 3ds Max ou em qualquer outro software 3d high end, você pode exportar pro Z-Brush e criar todos os detalhes da camisa lá no Z-Brush, como os diversos mapas de: cavity map, normal map, displacement, vector displacement e ambient occlusion.

Ou então você pode fazer tudo direto no Maya ou no 3ds Max, pois ambos os softwares 3d dispõem de ótimas ferramentas e bem robustas para fazer tudo o que você irá precisar.

Outra forma de modelar a camisa já dobrada, é fazer pelo uso do modificador cloth do 3ds Max ou usando o ncloth do Maya.

Outra forma de modelar a camisa dobrada no Maya, é usando as ferramentas de \"paint sculpt tool\" do Maya.

É mais trabalhoso e chato fazer com o cloth do Maya, mas também dá para fazer a camisa dobrada usando as ferramentas de \"ncloth\" do Maya, tudo bem??

Olha estes pdf\'s aqui com explicações das ferramentas do \"ncloth\" do Maya:

1.0- http://images.autodesk.com/adsk/files/nclothadvancedtechniques.pdf

2.0- http://www.molecularmovies.com/img/pdf_tutorials/nClothHairMitosis.pdf

** Script com os atalhos da ferramenta de \"ncloth\" do Maya:

3.0- http://www.creativecrash.com/maya/script/ncloth-tool

Olha este ideia aqui que eu risquei rapidamente pra você ( usando a ideia do ncloth ):

http://imagizer.imageshack.us/v2/800x600q90/62/az5b.jpg

** Olha este site aqui também:

4.0- http://www.3dm3.com/tutorials/maya/cloths/index.php ( Tutorial de cloth- Maya e 3ds Max- Clothes tutorial by Aziz Khan. )

http://digital-aether.com/nClothTutorial.pdf ( Cloth- Autodesk Maya. )

Outra forma bem mais simples de fazer a camisa/ camiseta dobrada, é usando as ferramentas do \"google sketchup\". Achei um site simples mas creio que será interessante pra você. É exatamente a modelagem de uma camiseta com as mangas dobradinhas.

Dá uma olhada neste tutorial do google sketchup. O link direto é este aqui embaixo:

5.0- http://nomeradona.blogspot.com.br/2011/11/tutorial-how-to-model-folded-t-shirt-in.html ( TUTORIAL CAMISA DOBRADA- google sketchup ).

Dá uma olhadinha também nestes vídeos. Eles não ensinam como dobrar a camisa, mas são muito bons pra ensinar a modelar a mesma.

1.0- http://www.youtube.com/watch?v=3bu7gdu5JNA ( how to create shirt in Maya. )

2.0- http://www.youtube.com/watch?v=VzYNaBPRGIo ( maya cloth modeling1. )

3.0- http://www.youtube.com/watch?v=fcbU5qH0NLk ( Modeling the shirt base in Maya e ZBrush. )

======================================================================================

Espero ter ajudado de alguma forma. Boa sorte!

Forte abraço e sucesso.

________________________________
\"FORÇA & CORAGEM SEMPRE\"...
Obrigado. Vocês mostraram o caminho e isso não tem preço.
Estou praticando o que disseram. Tive até a cara de pau de mostrar os primeiros testes...kkkk (imagem anexada)
Valeu mais uma vez.
Abraço!!!

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