Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

diogorcamargo   Belo Horizonte - MG - AC
Guilherme Galiciani   São Caetano do Sul - SP - SP
Alexandro   Cascavel - PR
Ali   Caxias do Sul - RS - RS

Portfólios Ver Mais

jjacq   são paulo - AC
Moises3d   suzano - SP
leandro nicolaci   São Paulo - AC
NickBoy3D   Breves-Pa - PA

Camera Match sem medidas !?

Por: alysson  

Em: 18/01/2014 15:01

bom pessoal,

o camera match era um assunto com poucas informações, mas já se difundiu bastante como alguns tutoriais daqui da 3d1 e outros poucos sites.

Eu gostaria de saber como se pode fazer um match desse sem ter referência nenhuma de levantamento métrico do local ou um projeto com medidas em planta e da fachada.

Estou tentando pegar a imagem, mensurar as proporções, e no máximo, pegar medidas do lote no Google Earth ou mapa da cidade, por exemplo.

Até agora com o 3ds max 2014, quase consegui, utilizando o perspective match, mas percebi alguma margem de erro. Com isso voltei novamente para o camera match no max 2010, e percebi que deu diferenças entre os dois, utilizando os mesmos volumes de geometria.

Com isso, estou estudando essa possibilidade, pois isenta o tempo de ir sempre no local fazer medições.

Para quem trabalha com apenas uma visualização sem muito compromisso com a escala, ou apenas uma troca de cores, funciona bem sem essa preocupação, mas no meu caso, eu quero fazer um match, achar a escala, colocar uma nova proposta de projeto pra mostrar o antes e depois, e em seguida, fazer o match de 2 ou mais fotos de outros ângulos para aproveitar a geometria.

Percebi também uma certa dificuldade de conseguir fazer o programa aceitar todas distorções, mesmo com um projeto bem executado não dando muita diferença de medidas na obra.

Essa seria uma dúvida mais voltada para trabalhos de arquitetura.

No momento, estou quebrando a cabeça por aqui e vou aguardar experiências de vocês, pois a maioria dos colegas meio que perdem a paciência, e acabam fazendo no improviso, e até utilizando o photoshop pra distorcer.

Outro forte motivo, é que uso essas referências de câmera para realizar camera mapping.[:p]
Eu uso o Photo Match do SketchUp. Acho melhor do que o camera match do Max.
Aqui no Recife, a prefeitura disponibiliza mapa com as medidas. Será que a prefeitura da sua cidade não faz o mesmo?
sim...mas o problema não é o mapa... e sim a incompatibilidade que as vezes tem da obra com o projeto, e isso dá muita diferença em um cam match de arquitetura...

obrigado, mas quero resolver tudo pelo 3ds max mesmo... sei que é uma ótima ferramenta, consegui hoje a tarde fazendo um esquema bem interessante.

consegui resolver... logo posto informações...

obrigado pela participação...

alysson
Sofro muito com esse negócio de camera match.
Se puder compartilhar a solução que encontrou, eu agradeço. valeu.
vou sim... pode ficar tranquilo...estou elaborando a informação, pois o trabalho está em andamento também... vou ver se consigo fazer um esquema gráfico ok...

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138072

Últimos membros registrados: Virk, fabriciostm, mariaalrb, machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom.

Usuário(s) on-line na última hora: 789, sendo 18 membro(s) e 771 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Le_Andro, Renatto, Fabio Amorim, Nuno, Reinaldo Silva, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Frederico Wagner N. R., Augusto Peixoto, Duda, Moura, Pedro Juliato, Thiago Couto, Ale Marques, Felipe Duarte, Ricardo Paranhos, Luana Chen, Virk.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.