pode crer,eu acho que quase todo mundo que começa a mexer com 3dsmax tem em mente logo de cara sair fazendo efeitos especiais de filmes, personagens animados e coisas do tipo, porque é isso que empolga a galera, resultados. mas aí depois de algum tempo o cara vê que não é tão fácil assim, as nuvens não são de algodão qdo vistas de perto. penso que nessa fase muitos desanimam, por causa da qtde de coisas a aprender, a dificuldade em se conseguir resultados imediatos, entre outros problemas. bem, então ficam alguns aprendendo, quebrando a cabeça e se enfiando em tutoriais, livros, user references e toda sorte de material possível. na minha opinião, é justamente nesse ponto que precisa haver o equilíbrio, o cara precisa estudar muito sim, muito mesmo,mas sem deixar de lado a criatividade, continuar imaginando animações, personagens,aquele efeito matrix que queria fazer qdo começou a aprender 3dsmax, pra nao deixar ficar em latência a criatividade. e penso tb que aplicar o que se aprende fazendo alguma coisa, mesmo que seja super simples, é fundamental pra fixar o conhecimento e ajudar a lembrar qdo precisar daquela técnica de novo. com muita persistência finalmente chega o dia em que o sujeito consegue fazer o que queria desde o início, e fica bobo, olhando sua obra-prima, mostrando pra mãe, tio, amigos. o gostoso do 3dsmax é que nunca tem fim, sempre existe um novo desafio, uma nova técnica a experimentar, uma evolução, porque qdo vc pensa que dominou 10% dos novos recursos a discreet vai lá e lança o max 7.5 (acho que é essa a versão né?), com cabelos integrados e outras cositas mas.
um abraço!!!