É simples, se vc tem varios vertices em alturas diferentes (Z diferentes), se vc selecionar eles e reescalar eles pra Zero em Z esses q vc selecionou e reescalou pra Zero em Z vão estar no mesmo plano em Z.. Se vc pensar que isso vai simplesmente \'retirar uma dimensão\' desses vertices entre sí, é bem facil entender q elas vão necessariamente ficar no mesmo plano... :)... Se vc fizesse a mesma coisa, só q em X, esses vertices estariam no mesmo plano entre sí e alinhadas ao X (no caso de local, o X compartilhado), se vc fizesse a mesma coisa em Y, estariam todos no mesmo plano entre sí e alinhados ao Y local (no caso de ser local) dos verices..
Um exemplo disso \'na vida real\' é, por exemplo, se tem 2 pernilongos no ar, em alturas diferentes, e eu de repente os esmago na vertical (fecho as duas palmas das mãos uma pra cima e outra pra baixo, etc..).. Certamente eu posso dizer que os pernilongos, naquele momento, foram alinhados em Z (estavam na mesma altura ou no mesmo plano).. Se fosse de lado e eu fechasse a mão horizontalmente estariam alinhados em Y no momento do esmagamento... É um conceito q vai mais ou menos nesse sentido aí hehe...
Mas tava vendo no scriptspot (ou nome parecido) q tem um script lá q faz uma coisa do tipo q vc tava querendo eu acho...
@edit: E quando eu prenso dois pernilongos contra uma parede vertical eu alinho eles em X (mas tem q ser de frente).. =D
A Beleza está entre a Ética e a Razão!..